TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Artigo Estratégias Destrutivas

Por:   •  9/8/2022  •  Resenha  •  399 Palavras (2 Páginas)  •  84 Visualizações

Página 1 de 2

Aluna: Gleyciane Karolayne Souza Reis                                Matrícula: 15/0011121

Professor: Dr. Annibal Affonso Neto

Resumo de Artigo

Estratégias disruptivas: transformando desafios em oportunidades

Annibal Affonso Neto

O artigo publicado em abril de 2017 narra as diferenças entre os tipos de inovação e de estratégia que podem ser adotadas hoje em dia, considerando as especificidades do mercado em que se atua ou pretende atuar e, ainda, a visão de uma organização para tal mercado.

De forma direta e simples, o autor elenca e descreve as estratégias Convencional, Incremental e Disruptiva, colocando em paralelo os cenários em que elas devem ser usadas, conforme se apresenta abaixo:

  • A estratégia Convencional deve ser adotada em ambientes estáveis e já conhecidos, nos quais as oportunidades e o próprio mercado não têm se transformado de forma significativa.
  • A estratégia Incremental, por sua vez, deve ser adotada quando o mercado em que já se está inserido passa a oferecer novas oportunidades, ou ainda, quando são identificados os mesmos tipos de oportunidades em um novo mercado;
  • Por fim, a estratégia Disruptiva é a que deve ser usada quando se pretende desbravar um novo mercado, ou seja, quando ainda não se tem conhecimentos avançados sobre as oportunidades que um mercado ainda desconhecido oferece.

O mais interessante é que, segundo Neto (2017) as estratégias também precisam estar alinhadas com o tipo de inovação que uma organização pretende ofertar para o mercado em que atua ou virá a atuar. No cenário convencional as empresas “se dedicam a aprimorar seus produtos e serviços, com o objetivo de atender aos clientes mais exigentes e de maior poder aquisitivo” (NETO, 2017); por outro lado, quando se trata de buscar inovações mais significativas, as organizações devem investir “naqueles dois segmentos de mercado tidos como menos rentáveis: o de menor poder aquisitivo e o de novos clientes”, (NETO, 2017), e é nesse contexto que se faz necessária a adoção de estratégicas disruptivas.

Finalmente, o artigo traz também algumas dicas para uma determinada estratégia alcançar esse patamar, indo desde a forma como se vê o mercado, como se deve estabelecer relações, e chegando ao incentivo a experimentação a fim de criar aprendizado e conhecimento.

Bibliografia

NETO, Annibal Affonso. Estratégias disruptivas: transformando desafios em oportunidades. Publicado em 18 abr. 2017. Disponível em <https://professorannibal.com.br/2017/04/18/estrategias-disruptivas-transformando-desafios-em-oportunidades>. Acesso em 04 set 2020.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (66.8 Kb)   docx (28.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com