TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Sobre Análise Temática

Por:   •  20/10/2015  •  Artigo  •  2.260 Palavras (10 Páginas)  •  997 Visualizações

Página 1 de 10

O QUE SIGNIFICA ANÁLISE TEMÁTICA E COMO SE FAZ?

Yan de Oliveira PEREIRA[1]*

Laila Fernandes Marques FONSECA[2]**

RESUMO:

O tema aborda a sua utilidade, significado, objetivos, definição e problemas e esclarece as dúvidas principais sobre a análise temática, através de uma análise de sua estrutura. Pode-se chegar à conclusão de que a análise temática é apreender sem intervir no texto, fazendo uma série de perguntas, onde as respostas fornecem o conteúdo da mensagem. A pesquisa foi realizada por livros e sites da internet, dando suporte ao tema abordado. As informações coletadas foram analisadas e interpretadas usando o software Word.

PALAVRAS-CHAVE: análise temática, significado, texto, objetivos, definição, dúvidas.

RESUMEN:

El tema trata sobre su utilidad, importancia, objetivos y problemas que definen y aclara las dudas sobre el análisis temático, a través de un análisis de su estructura. Se puede llegar a la conclusión de que el análisis temático es captar sin intervenir en el texto, lo que hace una serie de preguntas donde las respuestas proporcionan el contenido del mensaje. La encuesta fue realizada por los libros y sitios web, dando apoyo al tema discutido. Los datos fueron analizados e interpretados utilizando el software de Word.

PALABRAS CLAVE: análisis temático, significado, texto, metas, definición, dudas.

  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo demonstra a utilidade e significado da análise temática, mostrando ao leitor a importância de ter conhecimento sobre este assunto e incentivando a manifestação crítica dos autores e leitores.

A exata compreensão dos textos teóricos, em ciência e filosofia, são os maiores obstáculos que um estudante ou leitor encontra no estudo, leitura e aprendizagem porque se defrontam com textos científicos e encontram dificuldades que reforçam uma atitude de desânimo. Por isso deve-se fazer uma leitura, a fim de compreender, analisar e interpretar um texto corretamente, captando a mensagem do autor do texto.

Na, realidade, a leitura pode-se tornar fácil, agradável e proveitosa quando o leitor tem condições de abordagem e de inteligibilidade do texto, aplicando alguns recursos que ajudam muito na análise e interpretação dos textos como a capacidade de intuição do leitor na apreensão da forma lógica dos raciocínios em jogo.
         Em virtude disso, pode-se afirmar que a análise temática é o momento em que vamos nos perguntar se compreendemos a mensagem do autor, ou seja, é a compreensão e apreensão do texto, que inclui as ideias, processos de raciocínio, problemas e comparações. Por isso devemos recuperar o tema do texto, a idéia central e o problema exposto pelo autor que naturalmente isto é realizado junto com o esquema do texto.

  1. METODOLOGIA

O estudo foi realizado através de livros da biblioteca da Universidade Federal do Amazonas - UFAM, localizada no município de Benjamin Constant, e sites da internet, o que aprofundou o conhecimento sobre o assunto pesquisado, que possibilitam a compreensão do conteúdo dando suporte ao tema proposto. As informações coletadas foram analisadas e interpretadas usando o software Word.[3]

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

        Nesse item é descrito como se faz uma análise temática e o seu significado e são apresentadas algumas reflexões sobre o tema, para melhor compreensão, e se baseia em autores especializados e estudos anteriores sobre esse assunto.

  1.  A LEITURA PARA ANÁLISE TEMÁTICA

A leitura possui várias finalidades, desde a obtenção de informações até o entretenimento. Como meio de informação, ela procura a aquisição de conhecimentos ou a ampliação de conhecimentos, sejam eles técnicos, científicos, filosóficos etc.

Por ter a característica de colher informações, ou seja, formativa, a leitura tem extrema importância ao pesquisador e estudante, já que esta é fundamental para o desenvolvimento de trabalhos científicos e acadêmicos.

De acordo com SEVERINO (2002) [4], há alguns tipos de leituras que auxiliam na análise e interpretação dos textos em estudo. A principal leitura a ser destacada neste trabalho é a LEITURA TEMÁTICA, que tem por finalidade a compreensão geral do texto, procurando “ouvir” o autor e entender a mensagem contida no documento.

Portanto, ao dominar este tipo de leitura, o pesquisador terá a capacidade de captar a mensagem do autor, analisar e interpretar corretamente o texto. Tendo, por conseguinte, a habilidade de entender os processos de raciocínio, as ideias, os problemas e comparações contidos no documento.

  1. O QUE É ANÁLISE TEMÁTICA

Análise, segundo o dicionário Michaelis:

1 Determinar os componentes ou elementos fundamentais de alguma coisa. 2 Decompor em seus componentes ou elementos constituintes. 3 Determinar por discernimento mental a natureza, significado e relação das várias partes, elementos, aspectos ou qualidades daquilo que está sendo examinado. 4 Ponderar ou estudar vários aspectos, fatores ou elementos a fim de chegar a uma conclusão, resultado ou solução.

Assim sendo, a análise temática tem como objetivo a compreensão do conteúdo do texto em estudo. SEVERINO (2007)[5] afirma que basta saber sobre do que se trata o texto, e que a partir desta informação, o tema e o assunto da unidade em estudo serão revelados. No entanto, o autor afirma também que o título do trabalho em análise, pode às vezes, não fazer jus ao tema do texto.

Desta forma, a análise temática é um método interpretativo de dados, que permite apresentar e organizar as informações de uma forma resumida, porém, rica. Assim, há uma compreensão geral do texto, onde o leitor pode esquematizar, debater e comparar as ideias principais do escrito em estudo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (196.2 Kb)   docx (21.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com