TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigos Sobre Gestão de Qualidade

Por:   •  26/9/2018  •  Artigo  •  697 Palavras (3 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 3

Vídeo: Por que o sistema Toyota de produção consegue produzir carros de qualidade

O Rádio e TV, do Instituto Federal posicionam os seus argumentos sobre o sistema Toyota de produção com o professor Wilson Tanaka, sendo o sistema que visa à produtividade, qualidade e eficiência da produção.

A partir do sistema houve a possibilidade de corrigir o erro de fábrica durante o processo de fabricação. O sistema foca nos 7 desperdícios, sendo uns deles, o estoque de produção, transporte, etapas que não agregam valor ao produto. A cultura da qualidade na visão do professor está no conceito da adequação ao uso, em seu custo e benefício, análises que são necessárias através de seu mercado consumidor.

Além disso, é preciso ter a convicção de que são possíveis mudanças na organização. A visão Just in Time, como exemplo necessita de uma visão sistêmica, conhecendo os seus pontos fortes e fracos, o gestor estará preparado para eventuais mudanças nos negócios. Do mesmo modo, é citado o conceito Kaizen, baseado na melhoria contínua e inovação, já que esses conceitos são essenciais nos serviços da atualidade.

Palestra:

Introdução à ISO 9001:2015

Antes de tudo, é necessário sabe que Nigel Croft é o responsável pelo processo de revisão da ISO 9001, no comitê. Ele afirma que é importante garantir que a gestão de qualidade não se restrinja ao seu processo revisado, ele tem que ajudar as organizações a alcançarem o sucesso a longo prazo, ela precisa ter sustentabilidade, se perpetuando ao longo do tempo. É apresentada a estrutura normativa da ISO: escopo, referência normativa, termos e definições, contexto das organizações, liderança, planejamento, apoio, operação, avaliação de desempenho e melhoria, essas permitem mais clareza nas normas da gestão e a padronização dos conceitos apresentados nas diversas normas de gestão.

São apresentadas inúmeras mudanças ocorridas na ISO 9001:2015, dentre elas as que mais chamaram atenção foram: Em relação a liderança, algumas coisas importantes são apresentadas, exemplo, a liderança é a responsável pela eficácia do sistema de qualidade, entender o sistema de gestão, proporcionara alinhamento entre estratégia da organização e qualidade, além de recursos. Identificar riscos e oportunidades em relação ao cliente, exclusão da obrigatoriedade do representante de direção da estrutura de autoridade e responsabilidade. A organização fica obrigada a estabelecer objetivos da qualidade e planejar como, e em quanto tempo, eles serão alcançados, são recomendadas a “SMART”, “5W2H” ou “5W1H” como ferramentas para a realização. Substituição dos termos: procedimento, controle de documentos e controle de registros por informação documentada, ou seja, o auditor é obrigado a aceitar os vários meios de informação, não há mais restrição. Toda vez que a norma se referir à: “Manter informação documentada” = documentos; e “Reter informação documentada” = registros. Não há mais utilização do termo “controle de produtos não conforme”, em vez disso utiliza-se “controle de saídas não conforme”

Principais mudanças: análise de riscos externos e internos

No contexto da Organização, infelizmente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (45.7 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com