TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Atividades De Extensão: Integração De Competências Para Transformar O Eu

Por:   •  21/11/2023  •  Trabalho acadêmico  •  661 Palavras (3 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Nome Completo: Hiago José de Andrade Silva

RGM:30961599

Instituição: UNICID

Data:14/06/2022

Curso: Administração

Disciplina: ATIVIDADES DE EXTENSÃO: INTEGRAÇÃO DE COMPETÊNCIAS PARA TRANSFORMAR O EU

ETAPA 1: A HISTÓRA QUE QUERO CONTAR

[pic 2]

O Sítio Agar é um estabelecimento acolhedor dividido em 3 grupos, crianças e adolescentes, adultos com deficiência física ou mental e idosos. A Casa Louísa é uma Instituição Residencial de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e vou falar um pouco sobre esse grupo. Os idosos que se destinam a ir para a Casa Louisa vivenciam alguma vulnerabilidade social, ou seja, não têm condições financeiras, ou não têm família, ou sofrem alguma forma de violência ou abuso em casa. Caso seja identificado um idoso nessas situações, a assistente social da prefeitura fará uma investigação sobre a vida do idoso por meio do Creas e, caso seja constatado algum problema, solicitará uma vaga na agência. Hoje, a unidade conta com 22 idosos, a maioria sem família, mas os que têm recebem visitas de parentes.

A instituição teve um impacto positivo porque a vida dessas pessoas mudou, elas não são abandonadas, maltratadas, mas protegidas na instituição e têm acesso à saúde, educação, saneamento básico, e o que antes não tinham acesso. e ainda tem acesso a uma assistente social que, além de tentar restabelecer o contato com a família do "dono", busca os direitos legais desses idosos, como a aposentadoria.

ETAPA 2: AS ENTREVISTAS

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5][pic 6][pic 7]

O ponto central da entrevista foi como funciona o trabalho de cada pessoa, como se sente em estar envolvido na vida dessas pessoas, já que a maioria não tem família, e qual o impacto positivo desse trabalho na sociedade. Todo mundo acha um desafio conviver com essas pessoas porque, na maioria das vezes, todo mundo tem uma história triste por trás. Mas percebo que todos em suas vidas são muito gratos por ajudar os outros e poder proporcionar uma vida melhor para todos. Perguntei se desenvolveriam empatia ao cuidar deles, e a resposta foi unânime, todos se colocaram na posição de idosos, cuidados como gostariam de ser cuidados quando crescerem, com amor, carinho e um respeito muito.

De fato, não há impacto negativo neste trabalho, onde estariam esses velhos sem a Casa Louisa (Sítio Agar)? Eles ainda estão sendo abusados? Eles enfrentarão necessidades básicas sem acesso a saúde e alimentação. Muitos efeitos positivos, cuide da vida. Não é porque a pessoa está envelhecendo, ela não merece respeito, ela precisa de dignidade, e nesse lugar ela consegue tudo que precisa.

Entrevistados:

Erick Dias

Patrícia Pacanaro

Jaci Silva

Ana Laura de Almeida

Suelen Lima

Silvia Santana

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (509.5 Kb)   docx (749.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com