TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Ações Institucionais

Por:   •  26/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  467 Palavras (2 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 2

SUSTENTABILIDADE

Falar de sustentabilidade é atual, porém o tema é uma modalidade que nos desafia, pois devemos ir além das nossas possibilidades e ter uma visão sistêmica. Isso quer dizer que, além da preocupação com a preservação ambiental e estratégias de gestão capazes de fazer uso consciente dos recursos naturais, devemos ter a capacidade de integrar as questões sociais, energéticas, econômicas e ambientais. Além da cooperação entre os colaboradores que estejam a serviço de modos de produção, de comercialização e de consumo mais justos e coerentes da vida em sociedade.

Para que um empreendimento seja considerado sustentável é preciso que ele seja:

Ecologicamente correto;

Economicamente viável;

Socialmente justo;

Culturalmente diverso.

O conceito de desenvolvimento sustentável - entendido como o desenvolvimento que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade das futuras gerações de atenderem às suas próprias necessidades - foi concebido de modo a conciliar as reivindicações dos defensores do desenvolvimento econômico com as preocupações de setores interessados na conservação dos ecossistemas e da biodiversidade. Importante salientar que a preocupação de hoje é deixar um mundo com recursos naturais que possam ser utilizados. Fazer hoje o amanhã.

A questão é como crescer economicamente e desenvolver-se em meio a questão que nos (deveria) nortear hoje.

Acredito que o equilíbrio entre a produção e o consumo seja um balizador para esta questão. A visão sistêmica e o pensamento mais humano são capazes de nos levar a estratégias melhores para o mundo que queremos deixar para a próxima geração.

Entendemos que esta não é uma tarefa fácil e por isso vem sendo discutida e colocada em pauta desde 1972. Porém, se todos juntos, pensarmos no mundo como o todo, e não apenas em nossos lucros, PIB, consigamos ter a mente mais aberta a esses desafios. A conservação da biodiversidade caminha lado a lado com o desafio do cuidado, com o respeito e o reconhecimento do outro, com a satisfação das reais necessidades humanas, e com nossa capacidade de transformar os elementos do meio ambiente em recursos, sem destruir o capital da natureza. Não precisamos de consumos desenfreados. Se temos alternativas de um combustível ecologicamente correto, por que seguimos apenas a visão do lucro?

Será o que conceito de sustentabilidade não deveria também vir para alterar nossas percepções em relação as nossas escolhas? Talvez devêssemos olhar a natureza e nos espelharmos e tentar renovar nossos valores.

Isso tudo pode começar com pequenas atitudes, que posteriormente geram uma grande mudança de comportamento naturalmente. Um exemplo é escolha de brindes promocionais com “selo verde”. Incentivar os clientes a dar exemplo da conscientização. Outro exemplo que internamente pode ser utilizado, são materiais ecológicos, como bambu, papel reciclado, lona crua, Torneira e válvula economizadora com sensor de presença, Ecomosaico para revestimento de paredes, objetos de decoração.... a lista é infinita. Basta apenas querermos mudar nosso pensamento. “Girar a chave” e pensar no amanhã, hoje.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (24.8 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com