TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Características de um Empreendedor

Por:   •  10/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.245 Palavras (13 Páginas)  •  947 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS

CENTRO DE ENGENHARIA E COMPUTAÇÃO

GERÊNCIA DE PROJETOS

LUIZ SEABRA

Pablo de A. S. Ribeiro     11410574

        

Turma: E-PRD-A05

PETRÓPOLIS

 2018

Pablo de A. S. Ribeiro

LUIZ SEABRA

Trabalho apresentado ao Centro de Engenharia e Computação do curso de Engenharia da UCP Universidade Católica de Petrópolis da disciplina Gerência de Projetos ministrada pelo Professor Candido Luiz Queiroz da Silva

PETRÓPOLIS

2018

RESUMO

Antônio Luiz Seabra, criador de uma das marcas de cosméticos mais amadas e tradicionais no Brasil, é considerado um grande e requisitado empreendedor. Atualmente a figura do empreendedor vem sendo fonte de muitos estudos e pesquisas voltadas para sua definição e citação de características e comportamentos que identifiquem o seu perfil e como sua atuação vem influenciando em seus empreendimentos. O presente estudo busca analisar as características empreendedoras do fundador da Natura e como essas características influenciam no sucesso da organização. A fim de atingir o objetivo proposto, optou-se pela revisão de literatura. Concluímos neste estudo que Seabra apresenta um espírito empreendedor,possuidor de características tais como perseverança, tenacidade, liderança e visão de futuro. Aliado ao empreendedorismo destaca-se a intuição, as experiências, as habilidades e competências para gerir o negócio e a paixão do proprietário por sua empresa e pelo que faz, sendo que estes elementos também fazem a diferença para sucesso da empresa, proporcionando resultados positivos.

Palavras-chave: Antônio Luiz Seabra, Empreendedorismo, Natura.

 

 

ABSTRACT


Antônio Luiz Seabra, creator of one of the most beloved and traditional cosmetic brands in Brazil, is considered a great and requested entrepreneur. Currently the figure of the entrepreneur has been the source of many studies and research aimed at defining and citing characteristics and behaviors that identify his profile and how his work has influenced his ventures. The present study seeks to analyze the entrepreneurial characteristics of the founder of Natura and how these characteristics influence the success of the organization. In order to reach the proposed goal, we opted for a literature review. We conclude in this study that Seabra has an entrepreneurial spirit, possessing characteristics such as perseverance, tenacity, leadership and vision of the future. Allied to entrepreneurship is the intuition, the experiences, the skills and competences to manage the business and the passion of the owner for his company and for what he does, and these elements also make a difference to the success of the company, providing positive results.

Keywords: Antônio Luiz Seabra, Entrepreneurship, Natura.

LISTA DE FIGURAS

Figura 1: Antônio Luiz Seabra...............................................................................        10

LISTA DE TABELAS

Tabela 1: Características de um Empreendedor..........................................................8

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        7

1. EMPREENDEDORISMO        8

1.1 Características de um empreendedor        8

2. BREVE HISTÓRICO DA TRAJETÓRIA DE SEABRA        10

2.1 A Natura        11

3. O LADO EMPREENDEDOR DE SEABRA        12

3.1 Estratégias Desenvolvidas        13

CONSIDERAÇÕES FINAIS        15

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        16


INTRODUÇÃO

A Natura é a maior companhia de cosméticos de capital brasileiro, foi criada em 1969, quando Antonio Luiz da Cunha Seabra, abriu uma loja e um laboratório em São Paulo. A empresa desenvolve, fabrica, distribui e comercializa cosméticos, fragrâncias e produtos de higiene pessoal, possuindo uma marca que está entre as mais reconhecidas no mercado de cosméticos no país.

Vale destacar que o paulistano Seabra,  iniciou sua carreira profissional ainda muito jovem e trabalhou em  empresas renomadas. Em qualquer modelo econômico, a figura do empreendedor torna-se muito importante para o desenvolvimento da economia de um país. A fim de atingir o objetivo proposto, optou-se pela revisão de literatura, através de sites que permitiram maior investigação sobre o tema. Desse modo, surge um problema de investigação que representa o foco deste estudo: como o perfil do empreendedor Antônio Luiz Seabra influencia no sucesso de sua organização?

Este estudo tem como objetivo analisar as características empreendedoras do fundador da Natura e como essas características influenciam no sucesso da organização. Os objetivos específicos são: identificar o perfil do empreendedor e descrever as ações para conferir características empreendedoras.

Diante disso, este trabalho justifica-se devido ao sucesso da empresa Natura e das estratégias inovadoras, ambientais e humanísticas desenvolvidas por Seabra. Este estudo pode contribuir primordialmente ao processo de desenvolvimento pessoal e profissional dos leitores.

Assim sendo, o trabalho traz um breve relato sobre Antônio Luiz Seabra, as principais características empreendedoras, os principais trabalhos desenvolvidos e a sua importância para o mundo. Concluímos com uma abordagem enfática sobre esse grande empreendedor, relacionando as experiências abordadas com a realidade profissional e desenvolvimento pessoal.

1. EMPREENDEDORISMO

O empreendedorismo é fundamental para o sucesso da empresa. Segundo Dornelas (2008), o empreendedorismo é o envolvimento de pessoas e processos que, em conjunto, levam à transformação de idéias em oportunidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)   pdf (241.4 Kb)   docx (190.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com