TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Cinco Forças de Michael Porter

Por:   •  30/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  582 Palavras (3 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 3

As cinco forças de Michael Porter

  1. Ameaça de produtos substitutos

Quando surge um produto novo, que não necessariamente seja igual a um que já exista, mas que supra a necessidade de uma necessidade ou nicho, a organização pode perder sua lucratividade. Por isso as empresas precisam estar de olho nas empresas que surgem no mercado. Pode ser citado como exemplo, na década de 50, quando surgiram as grandes pizzarias americanas ‘Pizza Hut’ e ‘Domino's Pizza’. Pizza Hut dominava o cenário das pizzas, então, surgiu a Domino's com um produto novo, e ameaçou o reinado da Pizza Hut.

  1. Ameaça de entrada de novos concorrentes

A chegada de novos negócios do mesmo segmento que o de uma organização pode colocar pressão nos custos, preços e margens de lucro. Como citado no tópico anterior, a Domino’s chegou com tudo abalando os negócios da Pizza Hut, então, os sócios resolveram inovar como uma forma de estar à frente, como tinha apenas a massa fina tradicional, passou a oferecer a massa pan, uma massa grossa e diferenciada, agradando a vários outros tipos de clientes, e com uma nova opção.

  1. Poder de negociação dos clientes

O cliente é sempre o centro do negócio, então as empresas precisam ter novas estratégias que venham a valorizar o cliente. Investir em serviços e produtos de qualidade, para gerar uma boa reputação. Hoje com a internet, as empresas precisam preocupar-se mais ainda, basta realizar uma pequena pesquisa para saber sobre o que quiser: reclamações, elogios, qualidade de produtos e etc. Tudo a vista do cliente, para que ele também dê sua opinião.

  1. Poder de negociação dos fornecedores

Não apenas encontrar o melhor fornecedor, mas saber da qualidade dos produtos, se o fornecedor presta um bom atendimento, tem um bom preço e um prazo interessante para a empresa. Ter também uma segunda opção para caso necessite. Esse é um dos pontos bastante cruciais, tendo em vista que o produto que você entrega ao cliente precisa ser entregue com prazo, qualidade e preço competitivo.

  1. Rivalidade entre os concorrentes

Considerando todas as forças, esta é uma das mais importantes. A alta rivalidade é vista em estratégias de mercado trazendo alta competitividade, com margens de lucro apertadas, busca agressiva por clientes novos e grandes cortes de gastos. Quando surgem novas empresas no mercado, isso só se intensifica, com um querendo “engolir” o outro.

As estratégias genéricas de Michael Porter

As estratégias genéricas de Michael Porter permitem ao gestor enfrentar as cinco forças competitivas do seu setor econômico ou da sua “indústria”. De acordo com Porter, as três principais estratégias genéricas são: Liderança em custos, diferenciação e foco:

  1. Liderança em custos

A eficiência é necessária para produzir produtos, economizar onde der, procurar por matérias-primas mais baratas, fazer pesquisa de compras, isso tudo trás a vantagem de operar com lucros, enquanto a concorrência tem queda de receita.

  1. Diferenciação

As empresas podem se diferenciar a modo de que possa cobrar mais caro por seu produto, tendo algo exclusivo. Um grande exemplo disso é a Apple. Traz produtos com sistemas operacionais e componentes exclusivos, que trazem uma boa performance, fluidez e qualidade, isso faz com que, mesmo com o preço salgado, tenha uma clientela fiel.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (68.6 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com