TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Competências Profissionais

Por:   •  5/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.629 Palavras (15 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 15

INTRODUÇÃO

O trabalho que se apresenta tratará de assuntos relacionados a competências profissionais podemos observar que o profissional precisa estar constantemente se adaptando ao mercado de trabalho, pois este nos últimos anos tem mudado cada vez mais, se faz necessário que o profissional busque acompanhar essas novas exigências do mercado sob pena de ficar pra trás. Neste trabalho temos como desafio propor mudanças em uma empresa que está há muito tempo no mercado, mas que está passando por um processo de reestruturação como um todo, inclusive no seu quadro de colaboradores, observará que um dos desafios do novo profissional do século XXI é aceitar mudanças na sua forma de trabalhar é preciso quebrar paradigmas e aceitar essas mudanças. Para que estas mudanças sejam implementadas com sucesso e que venham surtir efeito, é de suma importância trabalhar o relacionamento interpessoal dos colaboradores instigá-los ao trabalho em equipe e motivá-los a aceitar as mudanças impostas pelas novas tecnologias, fazer com que compreendam que a tecnologia não é uma inimiga a ser combatida, mas sim uma grande aliada para que a empresa cresça cada vez mais.

ADMINISTRAÇÃO

O significado da palavra “administração” e suas variáveis no decorrer da história.

Primeiramente, para que possamos compreender a Administração, e todos os conceitos e variáveis que ela abrange, podemos iniciar com o seu histórico e origem.

A palavra administração apresentou diversas variações no decorrer da história, sua origem vem do latim, “Minus”, que significa “Menos”, significado este muito diferente do que se compreende da Administração atual.

Com o passar dos anos, este termo foi evoluindo, de minus para minor, traduzido para “menor”, e em seguida se transformou em minister, se referindo aos servos e criados. Porém mis tarde esta denominação foi dada em referência aos sacerdotes, “servos de Deus”.

Com esta designação aos sacerdotes, a palavra desempenhava um sentido de mostrar um cargo importante, o que organizava algo, ou “administrava”.

A partir deste significado, e com o intuito de somar o sentido de desempenhar uma atividade de organização, foi adicionado ao termo minister, o prefixo “AD”, que significa “junto”, sendo assim a palavra formada “administer”, definindo o seu significado como “aquele que serve e organiza junto a uma instituição”.

Com a definição do conceito moderno, o termo veio a entrar para o dicionário da língua portuguesa como administratio, evoluindo posteriormente para amenistraçión no século XIV. O termo somente chegou ao atual conhecido a partir do século

A administração é uma disciplina do ramo das ciências humanas a qual possui fundamentos em um conjunto de princípios, normas e funções, na qual atualmente podemos definir como a área que tem como objetivo administrar, gerenciar, organizar, planejar, executar e controlar negócios, pessoas, processos e recursos, conduzindo a maximizar o seu rendimento, adequando os procedimentos, para que da melhor maneira possível sejam alcançados seus objetivos.

Em um contexto histórico, podemos citar o inicio da administração em um tempo muito distante, 5.000 A.C., na Suméria, quando o povo procurava maneiras de melhorar e resolver seus problemas práticos, exercitando assim à arte de administrar.

Podemos citar também a prática por instituições otomanas, pela maneira como eram conduzidos seus grandes feudos. E já nos anos de 1550 a 1700, através do aparecimento de um grupo de professores e fiscalistas públicos, na Alemanha e Áustria.

Contudo, podemos destacar duas instituições nesta prática da Administração neste contexto histórico, a igreja católica e as organizações militares.

Podemos considerar dentro de todo este contexto, sendo a Igreja Católica Romana a organização formal mais eficiente da civilização ocidental, a qual demonstra ao longo dos anos a força de atração de seus objetivos, a eficácia de suas técnicas organizacionais e administrativas, difundindo se por todo mundo e exercendo influência, sobre os comportamentos das pessoas, seus fiéis e até mesmo político.

Pelo lado das Organizações Militares podemos destacar a evolução dos exércitos medievais dos séculos XVII e XVIII até os tempos modernos, com uma adoção de princípios e práticas administrativas comuns a todas as empresas da atualidade.

A LIÇÃO DOS 5% DE MAX GEHRINGER

O administrador para ser um bom profissional precisa estar sempre se atualizando, e deve estar sempre dentro destes 5% o qual Max Gehringer fala às pessoas que realmente fazem a diferença dentro da organização, de acordo com este estudo da Lição dos 5% o profissional que faz parte desta pequena porcentagem de pessoas são as pessoas produtivas, que tem habilidades, que sabem liderar e motivar uma equipe, é aquele que faz a diferença dentro da organização e deve ser valorizado, pois, como o próprio percentual já diz, são poucos.

TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO - TGA

ÊNFASE

TEORIAS ADMINISTRATIVAS

PRINCIPAIS ENFOQUES

CRÍTICAS

Tarefas Administração Científica

(Taylor – 1903) Buscava eliminar o desperdício e redução dos custos de produção. Produzir mais em menos tempo. O mecanicismo da abordagem (teoria da máquina); A superespecialização que robotiza o operário; A visão microscópica do homem; Ausência de comprovação científica; Limitação do campo de aplicação a fabrica; Abordagem de sistema fechado.

Estrutura Teoria Clássica (Fayol –1916) Visão do homem econômico e pela busca da máxima eficiência organizacional. Manipulação dos trabalhadores através dos incentivos materiais e salariais e a excessiva unidade de comando e responsabilidade.

Estrutura Teoria Neoclássica

(1954) Aspectos instrumentais, ação administrativa. Uma das principais críticas à Teoria Clássica é de que foi desenvolvida sem comprovação científica. Essa crítica provocou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.9 Kb)   pdf (143.6 Kb)   docx (22.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com