TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Competências Profissionais

Por:   •  1/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.107 Palavras (13 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

FACULDADE DE NEGÓCIOS DE BELO HORIZONTE

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA – ATPS

COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS

BELO HORIZONTE

2015


FACULDADE DE NEGÓCIOS DE BELO HORIZONTE

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA – ATPS

COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS

Trabalho apresentado a disciplina de Competências Profissionais como requisito parcial para a aprovação no 7° período do Curso de  Administração sob a orientação do professor

BELO HORIZONTE

2015


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO....................................................................................................................03

2. OBJETIVO............................................................................................................................04

3. JUSTIFICATIVA..................................................................................................................04

4. METODOLOGIA.................................................................................................................04

5. DESENVOLVIMENTO.......................................................................................................05

6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.................................................................................12


  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como finalidade solucionar problemas na empresa L.O.C.A.L, que está no mercado há trinta anos. A empresa em questão atravessa uma fase de reestruturação devida ao choque de geração, constantes conflitos e desmotivação.

O principal desafio do líder reside em descobrir os pontos fortes e os fracos do grupo, desenvolver os talentos ali presentes sem perder o foco no desenvolvimento do negócio.

Os colaboradores na condição de pessoas que são, apresentam características bastante distintas. Os problemas vão desde a aversão à tecnologia até a dificuldade de trabalhar em equipe. Seria possível converter este que agora nada mais é que um grupo em uma equipe homogênea que, portanto buscará o bem comum?  

Percebe-se que o grande desafio atualmente é adequar as pessoas as exigências pertinentes a empresa (política) e simultaneamente manter a integridade delas enquanto seres humanos, ou seja, manter uma postura ética.


OBJETIVO

O objetivo principal deste trabalho é buscar e apresentar soluções capazes de transformar o grupo em  equipe. Haja vista que tal como está ,muito possivelmente a estrutura desmoronará.

JUSTIFICATIVA

Observa-se um alto grau de dissociação e desmotivação deste grupo, cada membro quando faz, age em beneficio próprio. É necessário pensar e agir coletivamente, sobretudo quando se vive momentos de profundas transformações econômicas e sociais.

Empresas que não buscam melhoraria do clima organizacional, liderança focada no bem comum e que veem a estrutura ruir sem fazer nenhuma intervenção infelizmente estão fadadas a extinção.

METODOLOGIA

O presente trabalho utiliza pesquisa de campo, pois os dados são coletados no local onde ocorrem os fatos. Tem natureza aplicada, uma vez que gera conhecimentos para solução do problema da empresa em questão. É adotada uma abordagem de pesquisa qualitativa, visto que o ambiente é a fonte direta para coleta dos dados. E por fim a análise dos dados se dá de maneira indutiva e intuitiva, não requerendo, portanto, o uso de métodos e/ou técnicas estatísticas.


  1. COMPETÊNCIAS PARA ADMINISTRADORES

2.1 O significado da palavra “administração” e suas variáveis no decorrer da história.

Palavra oriunda do latim, administração é a junção do prefixo AD (direção, tendência para) mais o sufixo minister (subordinação, obediência).

Considerada uma ciência social aplicada, deve origem no ano 5000 aC , claro nessa época  de maneira empírica. No final do século XVIII, mais precisamente no ano de 1776 James Watt inventa a máquina a vapor. Tal invenção revolucionou o mundo e provocou um surto de industrialização que se alastrou por toda Europa e pelos EUA. O mundo então estava diante da chamada REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.

Em resposta ao surgimento descontrolado de empresas e a necessidade de se manterem no mercado, nasce a administração moderna. A administração moderna teve como precursor o engenheiro americano Frederick Winslow Taylor que apresentou os princípios da administração cientifica e o estudo da administração como ciência. Taylor preconizava a divisão do trabalho, que era pautada nos tempos e métodos. A administração cientifica de Taylor trouxe algumas vantagens tais como: redução do tempo de produção, definição mais precisa do custo unitário, em contrapartida o indivíduo era tido como mero objeto de produção, o que realmente importava era maior produtividade e consequentemente lucros mais robustos.

Em seguida surge o engenheiro Jules Henri Fayol, cujo foco estava na estrutura da organização, sendo por isso chamado de organicista ou fisiologista. Mostrou que era preciso uma visão holística da empresa e buscou cuidar da mesma de maneira vertical descendente. Segundo ele  planejamento e  emprego de métodos  adequados de  gerência são a associação perfeita para o alcance de bons resultados. Considerado o pai da TEORIA CLASSICA DA ADMINISTRAÇÃO, Fayol teve grande influência para o desenvolvimento da administração como ciência.

Essa ciência tem como funções planejar, dirigir, organizar e controlar. Seu foco principal está nas pessoas, pois é fato que nas empresas capital humano e intelectual configuram a mola mestra para o sucesso e continuidade da mesma.  Por esse motivo o gestor moderno enfrenta um grande desafio: reter os talentos. No cenário moderno a administração é indispensável, uma vez que é preciso estratégias bem definidas, missão, visão e valores alinhados para a satisfação dos stakeholders, se o contrário acontecer esta estará fadada ao fracasso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.3 Kb)   pdf (192 Kb)   docx (48 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com