TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Competências Profissionais

Por:   •  22/9/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.061 Palavras (5 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 5

Etapa 1

Passo 1

Com base em pesquisas o grupo definiu que para a realização da atps foi preciso pesquisar, aprofundar e debater as questões sobre a administração. Por meios de livros, aulas e pesquisa na internet obtivemos conhecimento para a realizar a atps, o grupo teve o seguinte entendimento sobre administração.

A administração surgiu por volta de 5000 a. C na Sumeria quando as pessoas procuram maneiras de resolver problemas práticos que existiam naquela época. Posteriormente no Egito Ptololmeu criou uma admiração pública que gerenciava um sistema económico.

A administração já havia sendo praticada em vários locais do mundo tivemos um exemplo na china em 500 a. C, a Constituição de Chow que adotou oito regulamentos em seu governo incluindo também regras de administração pública, especialista dizem q a administração teve também outras raízes na história como na Alemanha e Áustria de 1550 a 1700 com o surgimento de fiscalista que eram professores e administradores públicos e assim com sua evolução a administração destacou nas seguintes instituições: Igreja Católica Romana e nas Organizações Militares.

Porem com todos esses fatos as pessoas não tinha conhecimento do ato de administrar que significa ter direção e gerenciar pessoas, recursos ou negócios com objetivos de alcançar resultados.

Decorrentes dos fatos surgem – se as teorias da administração e a primeira foi Taylor (Frederick Taylor (1856-1915),um engenheiro norte-americano considerado o precurssor do estudo da administração como uma ciência. As primeiras 4 teorias são Teoria Administração Científica de Taylor, Teoria Clássica de Fayol Teoria Burocrática de Max Weber e a Teoria Estruturalista essas teorias tem enfase nas tarefas e nas estruturas elas visam as pessoas como maquinas e instrumentos de trabalho e empresas como meios de produção em massa não havia um estudo sobre as pessoas que realizavam essas tarefas as pessoas era vistam como peças que podiam ser substituídas a qualquer momento com isso surgiu uma novas teorias com enfase nas pessoas as teorias das relações humanas.

A teoria de relações humanas são Teoria Comportamental e a Teoria do Desenvolvimento Organizacional ao contrário das estruturalistas elas passaram a ver as pessoas como pessoas socias que integram e interajam o ambiente de trabalho tem como principal diferença nas teorias anteriores que as pessoas começaram a participar na tomada de decisão da empresa e ter informações nas quais elas trabalhavam e desenvolvimentos das pessoas para se formar equipes.

Com enfase no ambiente e tecnologia surgiram as Teoria dos Sistemas, sendo completada pela Teoria da Contingência. Na teoria dos sistemas vemos que foco é avaliar a organização como um todo e não somente em departamentos ou setores de trabalho. E na de Contingência que na estrutura quanto o funcionamento das organizações dependem da relação com o ambiente externo.

Com base nas teorias descritas acima podemos afirmar que cada teoria enfatizou respetivamente as seguintes variáveis tarefas, estrutura, pessoas, ambiente e tecnologia todas com sua importância no seu determinado período nota-se que as teorias forma uma teoria geral que cada uma procura mostra algo que pode complementar a outra.

FOCO

PRINCIPAIS

TEORIAS

EM QUE CONSISTE O ESTUDO

PRINCIPAIS CRITICAS

ÊNFASE TAREFAS E ESTRUTURAS

Aumento da eficiência ao nível operacional

Administração Científica

(Taylor, 1911)

Eficiência combate ao desperdício, tempos e movimentos, racionalização do trabalho melhor maneira de realizar as tarefas

- O modelo ignora as necessidades dos trabalhadores.

- O operário passou a ser tratado como uma engrenagem do sistema produtivo

Administração como processo

Clássica da administração (Fayol, 1916)

Busca da máxima eficiência. Olhar sobre todas as esferas da organização (operacionais e gerenciais), aplicação na direção do topo para baixo (da gerência para a produção)

- Obsessão pelo comando.

- A empresa como sistema fechado

- Manipulação dos trabalhadores

Burocracia como uma forma de autoridade, organização como uma máquina burocrática

Burocrática

(Max Weber)

Adequação dos meios aos fins

Racionalidade burocrática

- Excesso de formalismo e de papelório

Enfatiza os cargos e não as pessoas.

Procuravam inter-relacionar as organizações com o seu ambiente externo criar uma sociedade organizacional

Estruturalista

(1947)

Devido a incompatibilidade das teorias Clássica e a Teoria das Relações Humanas

- Não a criticas especificas pois a teoria estruturalista restruturou algumas deformidades apresentadas nas outras teorias

ÊNFASE NAS RELAÇOES HUMANAS

Criar novas perspetivas para a administração, buscar conhecer as atividades e sentimentos dos trabalhadores e estudar a formação de grupos.

Relações Humanas

(1932)

Experiência de Hawthorne

Busca por variáveis que influenciassem, positiva ou negativamente, a produção

- Inadequação dos problemas de relações industriais.

- A ênfase exagerada nos grupos informais

Comportamento individual das pessoas.

    Comportamental

(1957)

Abordagem das ciências do comportamento Abandono das posições normativas e prescritas das teorias anteriores

- Busca apenas resultados satisfatório e não maximiza nada.

- Desprezou as diferenças individuais de personalidade.

Melhorar os processos de resolução de problemas de renovação organizacional

   Desenvolvimento

(1962)

Função das mudanças no mundo das organizações e da inadequação das estruturas convencionais a essas novas circunstâncias

- Não existe comprovação científica que a teoria do desenvolvimento realmente melhoram o alcance de objetivos das organizações.

ÊNFASE NO AMBIENTE E NA TECNOLOGIA

Conciliar teses propostas pela Teoria Clássica e pela Teoria das Relações Humanas

      Estruturalista

(1947)

Necessidade de uma posição mais ampla e compreensiva

Reengenharia

- Não a criticas especificas pois a teoria estruturalista restruturou algumas deformidades apresentadas nas outras teorias

Administração da tecnologia

Contingencial

(1972)

Através de pesquisas feitas para verificar quais os modelos de estrutura organizacionais mais eficazes em determinados tipos de indústrias.

Relação entre modelos de estruturas organizacionais

- Quanto mais estável menor a contingência, permitindo uma estrutura burocrática e conservadora

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (101.3 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com