TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Competências para Líderes Empreendedores

Por:   •  4/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  691 Palavras (3 Páginas)  •  67 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Pontifícia Universidade Católica – São Paulo

Disciplina Eletiva – Competências para Líderes Empreendedores

São Paulo,

2021

Pontifícia Universidade Católica – São Paulo

Disciplina Eletiva – Competências para Líderes Empreendedores

Alunos:

Tomás Sant’Anna – RA00231318

Bianca Hernandez – RA00231330

Fabiano Almeida de Andrade Silva – RA00231293

Diego Sevilha Nassif – RA00222610

Deborah Debei Moraes – RA00222964

João Pedro Baldan – RA00222676

São Paulo,

2021

Atividades e Exercícios

ATIVIDADE I: Questões do Caso de Contextualização:

  1. O Empreendedorismo possui diversas definições e abordagens, porém pode ser considerado como  a capacidade que uma pessoa tem de identificar problemas e oportunidades, desenvolver soluções e investir recursos na criação de algo positivo para a sociedade. Ou seja, pode ser um negócio, um projeto ou mesmo um movimento que gere mudanças reais e impacto no cotidiano das pessoas. O empreendedorismo está diretamente associado à inovação, pois o empreendedor é o responsável pela realização de novas combinações. A introdução de um novo bem, a criação de um método de produção ou comercialização e até a abertura de novos mercados, são algumas atividades comuns do empreendedorismo. Logo, a essência do empreendedorismo está na percepção e no aproveitamento das novas oportunidades no âmbito dos negócios.

  1. Sim, pois apesar de ainda não empreender no âmbito dos negócios, Nambiquara possuí diversas características de uma empreendedora, tais como:

- Iniciativa em busca de oportunidades: Nambiquara está de olho nas oportunidades, buscando algo que ela consiga agregar de acordo com a suas competências;

- Planejamento: Nambiquara está se planejando e se aperfeiçoando para conseguir encontrar/engajar em um negócio de sucesso;

- Autoconfiança e independência: Nambiquara confia em seu potencial e possuí uma independência, visto que ela se sente muito preparada para o mundo do empreendedorismo.

  1. Sim e muito, visto que há uma relação direta entre o desenvolvimento de uma sociedade e a quantidade de empreendedores presentes nela, até porque a atividade empreendedora de Nambiquara afeta de forma significativa vários aspectos sociais. Uma das contribuições seria a geração de emprego e renda para outras famílias ou até uma inovação que contribuiria para um melhor convívio em sociedade.

ATIVIDADE II – Estudo de caso:

  1. Sim. A primeira delas, definitivamente, é a resiliência. Apesar de todas as dificuldades passadas, a busca incessante por resoluções e maneiras efetivas de lidar com qualquer que for a situação vigente é uma característica de um empreendedor. Além disso, todas as suas notáveis atitudes, (diferentes das tomadas por seus irmãos), mostram como um empreendedor deve ser, isto é, diferente dos demais e com apetite a inovações. 
  2. Ao meu ver, Railander se encaixa como sendo empreendedor nato. Primeiramente, por sua origem humilde, mas em grande parte por conta de suas características que ele traz consigo desde muito jovem. 

  1. Com base no que foi denotado através do capítulo, eu o aconselharia a seguir estudando, principalmente no que diz respeito a liderança e aos diversos tipos de empreendedor. Além disso, é de tremenda importância entender os conceitos referentes a características empreendedoras (perseverança, engajamento, planejamento...). O desenvolvimento pessoal de características inerentes a ele como resiliência e persistência são super importantes.

ATIVIDADE III – Questões:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (63.2 Kb)   docx (35.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com