TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Diferentes Abordagens de Desenvolvimento de Sistemas

Por:   •  1/4/2020  •  Resenha  •  451 Palavras (2 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 2

Diferentes Abordagens de desenvolvimento de sistemas

Existem diversos modelos de desenvolver sistemas, entre esses métodos os mais usados são:

* Ciclo de Vida de Sistema Tradicional

* Prototipagem

* Desenvolvimento Pelo Usuario final

* Pacotes de Software aplicativos

* Terceirização (Outsourcing)

Ciclo de Vida de Sistema Tradicional        

É o modo mais antigo de montagem de sistemas de informação, a metodologia de abordagem desse sistema é feita em fases, ou seja, dividida em vários estágios. Além disso esse sistema é predominantemente uma abordagem em cascata, onde cada tarefa precisa ser encerrada para que se inicie a próxima, conforme ilustra a imagem abaixo

[pic 1]

A Criação desse sistema é uma divisão de trabalho bem simples, onde o usuário limita-se a fornecer informações e rever os trabalhos dos técnicos de acordo com sua solicitação, e os técnicos e analistas ficam responsáveis pela criação, projeto e desenvolvimento do sistema.

Prototipagem

É um sistema experimental sem muitos gastos, criado somente para avaliação do usuário final podendo ser modificada de acordo com a característica de cada usuário.

Esse processo é divido em 4 etapas:

1º Indentificação do Requisitos básicos do usuário

2º Desenvolvimento de um Prototipo inicial

3º Ultilização do Prototipo e Revisão e aperfeiçoamento

4º Ultilizar e Manter o sistema aceito

[pic 2]

Desenvolvimento pelo usuário final

Nesse processo o próprio usuário que cria o sistema de informação, com ou sem a ajuda de especialistas. De um modo geral o desenvolvimento desse tipo de sistema é muito mais rápido do que os que utilizam ferramentas convencionais de programação.

Por um lado permite que o próprio usuário especifique suas próprias necessidades e garante a satisfação do mesmo em relação ao sistema. Por outro lado apresenta riscos organizacionais por que é criado de maneira rápida, sem metodologia formal de desenvolvimento, testes e documentação.

Pacotes de Software e Aplicativos

Atualmente a maioria dos sistemas de informação já é desenvolvida com um pacote de softwares, como por exemplo: Folha de Pagamento, contas a receber, livro razão, controle de estoque, entre outros. Foi criado um padrão que atende a maioria das empresas. Podendo também ser customizado conforme solicitação do cliente, porém as vezes o custo acaba sendo alto e o tempo de espera tão grande que não compensa, é mais viável a organização se adaptar ao software já utilizado.

Terceirização (Outsourcing)

As organizações podem contar com empresas especializadas para montar seus sistemas operacionais, com alugueis de softwares e Hardwares economizando no desenvolvimento em sua própria planta.

A criação de um novo sistema da informação pode exigir a contratação de 30 a 50 profissionais especializados e precisariam de um treinamento extenso e após a conclusão demiti-los, então geralmente sai mais barato a terceirização em um período de 12 meses

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (131.7 Kb)   docx (90.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com