TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bases Históricas e novas Abordagens. Desenvolvimento Organizacional

Seminário: Bases Históricas e novas Abordagens. Desenvolvimento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/5/2013  •  Seminário  •  1.183 Palavras (5 Páginas)  •  877 Visualizações

Página 1 de 5

Bases Históricas e novas Abordagens

Nessa web aula daremos continuidade aos aspectos das teorias administrativas e também reforçaremos os conceitos das novas abordagens administrativas.

Para iniciar escolhi uma mensagem:

“A tarefa não é contemplar o que ninguém ainda contemplou”. Mas, meditar, como ninguém ainda meditou, sobre o que todo mundo tem diante dos olhos” Schopenhauer

Desenvolvimento Organizacional

A Escola do Desenvolvimento Organizacional pode ser caracterizada como um desdobramento da Teoria Comportamental, pois estabelece mudanças e flexibilidade organizacional.

O conceito de DO está relacionado com os conceitos de mudança, e de capacidade adaptativa organização a mudança.

Agora leia o texto intitulado Teoria do desenvolvimento organizacional

Disponível no site. http://www.lgti.ufsc.br/O&m/aulas/Aula3/teoria.htm

Reflita, tente identificar quais contribuições desta teoria.

Teoria Estruturalista

O estruturalismo surgiu como vertente ideal, por entender que as organizações são sistemas abertos e que a burocracia limita o universo de ação, estrangulando a capacidade criativa e produtiva.

Leia o texto TEORIA ESTRUTURALISTA, disponível em:

http://josemarmd.googlepages.com/teoria_estruturalista.doc

A que conclusão você chegou?

Provavelmente a de que o estruturalismo vê a organização interagindo com o meio externo. De que a empresa é um sistema aberto, em constante relação com o meio externo.

Na figura abaixo vemos esta relação.

Visão do Estruturalismo

Agora iremos falar das Novas Abordagens ou Abordagens Contemporâneas.

Organizações que aprendem

É a organização que incentiva e encoraja a aprendizagem de seus membros, por meio do trabalho em equipe e forte interação social. Chiavenato (2003 p. 629). Peter Senge (1998) diz que se o ponto de partida para se tornar uma Learning Organization (Organização que aprende) está no engajamento de todos os membros da empresa, o passo seguinte é incorporar as cinco disciplinas de aprendizagem: domínio pessoal, modelos mentais, visão compartilhada, aprendizado em equipe e pensamento sistêmico. No quadro abaixo estão propostas as cinco disciplinas:

Cinco Disciplinas

Domínio Pessoal O nível mais alto de autocontrole

Modelos Mentais Mudança de costumes e procedimentos

Visão Compartilhada Entendimento comum sobre o futuro da organização

Aprendizagem em Equipe Inteligência se potencializa com o trabalho em grupo

Pensamento Sistêmico A arte de enxergar simultaneamente a floresta e as arvores

Fonte: Maximiano (2004:89)

Abaixo veremos cada uma das disciplinas separadamente e explicadas pelo autor (PETER SENGE, 1998) em entrevista para a revista HSM Management.

A primeira disciplina é o domínio pessoal. Significa aprender a expandir as capacidades pessoais para obter os resultados desejados e criar um ambiente empresarial que estimule todos os participantes a alcançar as metas escolhidas.

A segunda disciplina, modelos mentais, consiste em refletir, esclarecer continuamente e melhorar a imagem que cada um tem do mundo, a fim de verificar como moldar atos e decisões.

A terceira disciplina, visão compartilhada, é estimular o engajamento do grupo em relação ao futuro que se procura criar e elaborar os princípios e as diretrizes que permitirão que esse futuro seja alcançado.

A quarta disciplina, aprendizado em equipe, está em transformar as aptidões coletivas ligadas a pensamento e comunicação, de maneira que grupos de pessoas possam desenvolver inteligência e capacidades maiores do que a soma dos talentos individuais.

E finalmente a quinta disciplina, pensamento sistêmico, é criar uma forma de analisar e uma linguagem para descrever e compreender as forças e inter-relações que modelam o comportamento dos sistemas. É essa quinta disciplina que permite mudar os sistemas com maior eficácia e agir mais de acordo com os processos do mundo natural e econômico.

Ele salienta também que essas cinco disciplinas são programas permanentes de estudo e práticas que levam ao aprendizado organizacional porque o que importa é adquirir as capacidades fundamentais para organização.

Benchmarking

Significa aprender dos outros, aprender quanto e aprender como.

O que é Benchmarking?

É uma estratégia de gestão voltada para o aprendizado. Através do benchmarking, uma organização procura identificar as melhores práticas empresariais para aplicá-las a sua realidade. O resultado é o aperfeiçoamento da organização.

Fazer a comparação dos produtos, serviços e práticas empresarias entre os mais fortes concorrentes ou empresas reconhecidas como líderes,.Isto pode ser benchmarking.

Vejamos as características do benchmarking segundo Spendolini.

• é um evento contínuo, ou seja, a organização que o faz não pode acreditar que benchmarking é um evento único no tempo, que dispensa modificações e reavaliações;

• é um processo de coleta de informações valiosas;

• é um aprendizado;

• requer disciplina; e

• implica em permanência, ou seja, as organizações precisam reconhecer a sua importância e viabilidade como ferramenta de auxílio, devendo promover estudos de benchmarking sempre.

Benchmarking é... Benchmarking não é...

um processo contínuo um evento isolado

uma investigação que fornece

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com