TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Recrutamento E Seleção Nos Dias Atuais

Por:   •  15/10/2023  •  Artigo  •  4.608 Palavras (19 Páginas)  •  26 Visualizações

Página 1 de 19

 [pic 1]

DANIELA COSTA FREITAS

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO NOS DIAS ATUAIS

CARUARU

2017

DANIELA COSTA FREITAS

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO NOS DIAS ATUAIS

Artigo científico apresentado à conclusão do curso de Pós Graduação em Psicologia Organizacional e Liderança Coaching, da Faculdade Anchieta, como requisito de aprovação na mesma.

Orientadora: Prof. Cátia Maria Soares Maciel

CARUARU

2017

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO NOS DIAS ATUAIS[1] 

Autora: Daniela Costa Freitas[2] 

Orientadora: Cátia Maria Soares Maciel[3]

RESUMO

O presente estudo tem como temática a avaliação da importância de Recrutamento e Seleção nos Dias Atuais, tendo como objetivo geral analisar os processos de Recrutamento e Seleção como ferramenta estratégica nas organizações, na inclusão de profissionais com competências e habilidades referentes aos cargos oferecidos; seguido dos objetivos específicos que são: especificar os processos de recrutamento e seleção; expressar como as organizações podem acertar no momento da contratação dos colaboradores; acompanhar e relatar as etapas de seleção e recrutamento. Contudo, diversos critérios foram utilizados, como os de inclusão e exclusão, bem como a utilização do CAPS.

Palavras-chave: Gestão Estratégica Organização, Recrutamento e seleção.

        

ABSTRACT


The present study has as its theme the evaluation of the importance of Recruitment and Selection in the Current Days, with the general objective of analyzing Recruitment and Selection processes as a strategic tool in organizations, in the inclusion of professionals with skills and abilities related to the positions offered; Followed by the specific objectives that are: to specify the recruitment and selection processes; Express how organizations can get right when employees are hired; Follow up and report the selection and recruitment stages. However, several criteria were used, such as inclusion and exclusion, as well as the use of CAPS.


Key-words: Strategic Management Organization, Recruitment and selection.

1. INTRODUÇÃO

Hoje em dia, em um mundo de negócios onde existe maior concorrência no mercado, às empresas estão recrutando e selecionando profissionais que cheguem acrescentando valores e aumentando sua posição no lugar econômico a um grau de excelência interna e externa. Todas as empresas tem um objetivo que é o sucesso e sua permanecia no mercado. Portanto, uma organização só chegará aos objetivos estabelecendo um perfil por interferência de modificações organizacionais do seu quadro de pessoal.

No caso, em que a empresa prevê necessidades futuras de novos trabalhadores, os recursos humanos são imprescindíveis para o bom funcionamento dos negócios, executando funções básicas para o andamento de uma empresa, que são: admissão de funcionários, controle de presença, treinamento, orientação, recrutamento e desligamento. Para isso, as empresas nos dias de hoje têm dado muita importância e valor ao processo de recrutamento e seleção de pessoas onde irão ocupar os cargos necessários na empresa.

Sendo assim, o objetivo geral deste estudo é analisar os processos de recrutamento e seleção como ferramenta estratégica nas organizações, na inclusão de profissionais com competências e habilidades referentes aos cargos oferecidos; seguido dos objetivos específicos que são: especificar os processos de recrutamento e seleção; destacar elaboração do planejamento estratégico; gestão estratégica de pessoas. Com base nesses objetivos levantamos o seguinte questionamento: qual a prática utilizada no recrutamento e seleção das empresas nos dias atuais? E com base na problemática viu-se à necessidade de realizar esta pesquisa sobre o tema em questão.  Portanto realizou-se uma pesquisa de revisão de literatura, onde a mesma foi concretizada nas bases de dados do SciELO–Brasil, além de sites e revistas eletrônicas, os artigos científicos são todos da língua portuguesa, publicados entre os anos de 2011 e 2016. Foram encontrados 58 artigos, onde 29 foram pré-selecionados, 21 artigos excluídos e apenas 08 incluídos na pesquisa.

2. METODOLOGIA

O presente trabalho adota a metodologia de revisão de literatura na modalidade integrativa, sobre a temática abordada neste estudo. Este método é o mais viável por ser determinado como mais amplo e abrangente, pois o mesmo permite a inclusão de diversos estudos com diferentes abordagens metodológicas qualitativas. Além disso, analisa a definição de conceitos, revisão de teorias e evidências, análise de problemas metodológicos através de ampla amostra que possibilita uma síntese do conhecimento de determinado assunto, sem perder de vista os objetivos propostos.

Foi realizada uma busca literária nos sites de dados da SCIELO, por meio de publicações científicas publicadas entre os anos de 2011 e 2016, valendo salientar que vários filtros foram utilizados na pesquisa, além de facilitar a definição dos critérios de inclusão e exclusão, bem como dos descritores a serem utilizados na pesquisa. Após a definição das informações a serem extraídas dos artigos, efetuou-se a busca e seleção, e uma análise dos resultados e assim, as conclusões foram geradas e comentadas.

Segue abaixo em quadro para melhor aclaração e entendimento, os critérios de inclusão e exclusão que foram definidos e escolhidos de acordo com os objetivos do presente artigo, para que desta forma os mesmos sejam elucidados e alcançados.

Quadro I: Critérios de inclusão e exclusão.

CRITÉRIOS DE INCLUSÃO

CRITÉRIOS DE EXCLUSÃO

Artigos disponíveis eletronicamente.

Artigos completos.

Publicados em português.

Estudos com abordagem qualitativa e quantitativa.

Publicações nacionais entre 2011 e 2016.

Estudos que abordaram Administração e Gestão em Recursos Humanos

Editoriais.

Resumos.

Anais.

Relatos de experiência.

Comentários.

Opiniões.

Artigos de revisão.

Artigos repetidos em uma ou mais bases de dados citados.

Fonte: Biblioteca Virtual em Saúde – BVS/CASP.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.4 Kb)   pdf (162.5 Kb)   docx (219.7 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com