TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Empresas Familiares

Por:   •  11/7/2018  •  Projeto de pesquisa  •  4.200 Palavras (17 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 17

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DA REGIÃO DAS HORTÊNSIAS

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

AUGUSTO CAYE DIAS

EMPRESAS FAMILIARES

CANELA
2018

AUGUSTO CAYE DIAS

EMPRESAS FAMILIARES

Projeto de Pesquisa Acadêmica apresentado no curso de Graduação em Administração da Universidade de Caxias do Sul – Campus Universitário da Região das Hortênsias – como requisito parcial à obtenção de aprovação na disciplina de Seminário de Pesquisa.

Orientador Prof. Luis Carlos Trombetta

CANELA

2018

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO04

2 TEMA05

3 DELIMITAÇÃO DO TEMA05

4 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA05

5 HIPÓTESES05

5.1 HIPÓTESE BÁSICA05

5.2 HIPÓTESES SECUNDÁRIAS05

6 OBJETIVOS06

6.1 OBJETIVO GERAL06

6.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS06

7 JUSTIFICATIVA06

8 METODOLOGIA07

9 EMBASAMENTO TEÓRICO07

9.1 EMPRESAS FAMILIARES 07

9.2 FRACASSO NAS EMPRESAS FAMILIARES 08

9.3 SUCESSO NAS EMPRESAS FAMILIARES 10

9.3.1 PROFISSIONALIZAÇÃO DA FAMÍLIA11

9.3.2 INOVAR12

9.3.3 ADAPTAÇÃO A TECNOLOGIA13

9.4 LOCADORAS DE VEICÚLOS14

10 CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO16

REFERÊNCIAS17

PLANO PROVISÓRIO18


1 INTRODUÇÃO

        Localizado na Serra Gaúcha o município de Gramado, RS é conhecido mundialmente por ser um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil. Tal fato é comprovado por pesquisas, as quais afirmam que a cidade recebe cerca de 6 milhões de visitantes por ano. Dessa forma, é indubitável que a economia gramadense é baseada no turismo.

        O turismo ramifica-se em diversos setores, como hotéis, restaurantes, agências de viagens, entre outras. Um dos ramos bem desenvolvidos em Gramado é a locação de automóveis, consequência da localização do município, distante dos demais estados, fazendo com que a maioria dos visitantes venham de avião. Ademais, existem diversas empresas de locação, algumas grandes marcas já consolidadas no restante do Brasil, outras familiares que ainda são subdivididas em recentes e tradicionais na cidade.

        As empresas familiares enfrentam dificuldades para concorrer com as grandes corporações, além de obstáculos internos relacionados à relação empregado familiar e empregador. No entanto, existem algumas maneiras para superar esses contratempos e garantir o sucesso do negócio.

        A pesquisa tem o intuído de auxiliar o empreendedor familiar a vencer as dificuldades que o mercado exerce. Dessa forma é inquestionável a importância de obter conhecimento sobre o assunto para visualizar maneiras de expandir e melhorar seu empreendimento.

        Como afirma o escritor francês Antoine de Saint – Exupéry “Conhecer não é demonstrar nem explicar, é aceder à visão”. Portanto percebe-se que o conhecimento é a base para alcançar uma imagem real da demanda e das áreas que devem ser aprimoradas na gestão da empresa. Tendo isso em vista, é indispensável a existência de pesquisas que consigam ajudar as empresas familiares.

           O projeto possui como objetivo principal expor os motivos do aumento da concorrência no setor das autolocadoras de Gramado, RS, com a finalidade de descobrir como os administradores estão operando com essa situação e qual seria a forma ideal para solucionar esses problemas de mercado.

           Além disso, outra intenção é demonstrar a forma ideal que os gestores devem agir, a fim de obter bons resultados para a empresa. Outrossim, sugerir meios para firmar parcerias com o ramo hoteleiro, com o propósito de angariar clientes e satisfazer os recepcionistas dos hotéis com o comissionamento.

        Em síntese esse estudo traz as definições de empresa familiar e autolocadora; os desafios enfrentados por essas empresas em Gramado; porque algumas delas fracassam e o grande processo por trás do sucesso do empreendimento. Além disso, relata a importância da profissionalização da família para adquirir eficiência e formas para inovar pensando na demanda do mercado e adaptando-se a tecnologia.

2 TEMA

Empresas Familiares

3 DELIMITAÇÃO DO TEMA

O crescimento das empresas familiares de locações de automóveis localizadas em Gramado, RS nos últimos 10 anos.

4 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

Quais as dificuldades enfrentadas para o crescimento e desenvolvimento das empresas familiares, afim de conseguirem manter um nível de desenvolvimento satisfatório e quais são as medidas adotadas para superar os obstáculos?

5 HIPÓTESES

5.1 HIPÓTESE BÁSICA

A grande concorrência de empresas do segmento, empresas nacionais já consolidadas no mercado de trabalho, localizadas em Gramado, RS. Esse crescimento do nicho de mercado se dá devido ao grande fluxo de turistas durante o ano.

5.2 HIPÓTESES SECUNDÁRIAS

Para poder superar esses obstáculos de trabalho, essas empresas deverão formar diversas parcerias com hotéis da cidade, com o método de comissionamento por indicação. Dessa forma sempre indicando seus serviços, oferecendo um atendimento de excelência, dando retorno imediato, levando o veículo até o cliente, afim de fidelizar o cliente.

Afim de criar uma empresa estável e bem-sucedida os administradores devem ultrapassar as dificuldades enfrentadas na relação entre proprietário e futuro sucessor. A exemplo disso, devem alinhar seus interesses e diminuir as disputas de poder, visto que muitas vezes surgem ramificações na empresa devido a divergências de ideias decorrentes de gerações diferentes, que consequentemente tem perfis de administração diferentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.9 Kb)   pdf (276.7 Kb)   docx (27.4 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com