TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Mulheres e o Mercado de Trabalho

Por:   •  19/11/2017  •  Monografia  •  4.087 Palavras (17 Páginas)  •  617 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO

AGATHA NÚRIA RAMOS CABRAL

AS MULHERES E O MERCADO DE TRABALHO

SÃO JOÃO DA BOA VISTA - SP

2017


AGATHA NÚRIA RAMOS CABRAL

AS MULHERES E O MERCADO DE TRABALHO

Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia, como exigência parcial à obtenção do diploma do curso Técnico em Administração.

Orientadora: Prof.ª Claúdia L. Costa

SÃO JOÃO DA BOA VISTA - SP

2017


AGATHA NÚRIA RAMOS CABRAL

AS MULHERES E O MERCADO DE TRABALHO

Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia, como exigência parcial à obtenção do diploma do Curso Técnico em Administração.

Orientadora: Prof.ª Claudia L. Costa

BANCA EXAMINADORA

Prof.ª Claudia Longrova Costa

Prof.ª Dra Marlette Cássia

Prof.ª Ma Tânia Cristina Lemes Soares Pontes

SÃO JOÃO DA BOA VISTA - SP

2017

Dedico este trabalho a minha família, em especial ao meu marido que me apoiou nesse trabalho com muita paciência.  


AGRADECIMENTOS

Agradeço em primeiro lugar a Deus que iluminou o meu caminho durante esta caminhada.

Agradeço ao meu marido Lucas que não deixou que eu desistisse.

Agradeço aos meus filhos Luís Henrique e Ana Beatriz e aos meus pais que sempre me deram o apoio nesse novo ideal.


 

“Não possuímos virtude antes de as colocarmos em prática”. 

(Aristóteles)


RESUMO

Muitas são as desigualdades existentes na sociedade brasileira. Uma das mais evidentes refere-se às relações de gênero, menos relacionada à questão econômica e mais ao ponto de vista cultural e social, constituindo, a partir daí as representações sociais sobre a participação da mulher dentro de espaços variados, seja na família, na escola, igreja, nos movimentos sociais, enfim, na vida em sociedade. Cada vez mais as mulheres conquistam um espaço no mercado de e trabalho. Como principais características da liderança feminina, podemos destacar a sensibilidade, a intuição, a organização, a flexibilidade, o perfeccionismo, a tranquilidade. A mulher busca a satisfação de todos os envolvidos na organização, compartilhando as informações e abrindo espaço para que os colaboradores compartilhem suas opiniões, reforçando assim, a valorização da pessoa. Não há cargo na atualidade que a mulher não possa ocupar. Elas provaram serem tão competentes quanto os homens ao mercado de trabalho. Agora, resta a mulher, comemorar a vitória, o sucesso e o grande destaque no mundo empresarial, pois, lutaram por isso, e são merecedoras de suas conquistas. A independência financeira buscada pela mulher trata-se de uma questão de auto estima, e auto realização. Para isso, as elas enfrentam as jornadas duplas, tendo que trabalhar, estudar, cuidar de casa e de filhos, entre outras coisas. Muitas mulheres chegaram a adotarem características masculinas para conseguirem enfrentar o desafio de permanecerem no mercado de trabalho. Fazendo que elas participem do cenário econômico é simplesmente suas próprias características.

Palavras-chave: Mulher. Família. Mercado de trabalho.

SUMÁRIO

1  INTRODUÇÃO        8

1.1 Tema.....................        9

1.2 Problema...........        9

1.3 Justificativa        9

1.4 Objetivos........        10

1.5 Metodologia        10

2 REFERENCIAL TEÓRICO        11

2.1 História do Mercado de Trabalho no Brasil        12

2.2 Inserção da Mulher no Mercado de Trabalho        13

2.3 Transformando Concepções        15

2.4 Direitos da Mulher no Trabalho        17

2.5 Novas Profissões Exercidas pelas Mulheres        17

CONCLUSÃO        19

REFERÊNCIAS        20


1  INTRODUÇÃO

O tempo foi passando, com a I e II Guerra Mundial, quando seus participaram das batalhas, assim elas passaram a assumir negócios da família e a posição de seus maridos, muitas delas perderam seus maridos nas batalhas. As viúvas, ou as mais empobrecidas, e necessitavam de trabalhar para dar sustento aos filhos, faziam artesanatos, doces, davam aulas de piano etc. Atividades essas que não eram bem vistas pela sociedade.

Muitas conseguiram sobrepor as dificuldades do papel de ser apenas esposa, mãe e dona de casa, as mulheres conseguiram conquistar um lugar no mercado de trabalho na década dos anos.

Muitas mudanças aconteceram na produção e na organização do trabalho feminino com a consolidação capitalista do século XX. Com a revolução industrial (desenvolvimento tecnológico, surgimento das máquinas), boa parte da mão de obra feminina foi transferida para dentro das fábricas. Nessa época, o trabalho da mulher foi muito utilizado, principalmente na operação das máquinas. Os empresários preferiam as mulheres nas indústrias porque elas aceitavam salários inferiores aos dos homens, porém faziam os mesmos serviços que estes.

Nas atuais circunstancias globais, nota-se uma grande valorização do potencial das mulheres, como a capacidade de trabalho em equipe contra o antigo individualismo, a arte de convencer ao inverso da imposição, a cooperação no lugar da competição.

Nos tempos de hoje elas ocupam postos nos tribunais superiores, nos ministérios, no topo de grandes empresas, em organizações de pesquisa de tecnologia de ponta. Pilotam jatos, comandam tropas, perfuram poços de petróleo.

Ressalta-se que a introdução da mulher no mercado do trabalho vem sendo acompanhada, por uma alta discriminação, principalmente no que se refere à diferença salarial que há entre homens e mulheres.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.9 Kb)   pdf (208.8 Kb)   docx (33.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com