TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Mulheres no mercado de trabalho

Por:   •  29/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  541 Palavras (3 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 3

ROBERSON SAMUEL BARBOSA DA CRUZ

Relatório da Palestra

Canoas, 2017

As mulheres no mercado de trabalho

Até 2015, estavam atuando no mercado de trabalho formal, 48 milhões de trabalhadores, sendo homens correspondente à mais da metade do total: 27 milhões. Já as mulheres, mesmo com o crescimento feminino dentro da força de trabalho formal, no brasil atingem a 21 milhões do total, o que já é um número bastante significativo, comparado a anos atrás, demonstrando que as mulheres estão alcançando postos importantes no mercado formal, como por exemplo, na saúde e na indústria.

A remuneração brasileira

No brasil, até o ano de 2015, a média do salário pago para os trabalhadores era de 14 reais por hora. Em Canoas RS, por exemplo, o trabalhador ganhava até esse ano, um pouco mais que outras regiões, 15 reais por horas trabalhadas. A remuneração feminina é a mesma da média brasileira.

Em suma, o valor da remuneração cresceu 23% no País.

Projeto de lei da terceirização

Segundo a palestrante, o projeto de lei da terceirização, aprovado por Michel Temer, promove um contrato sem garantia para o trabalhador, ou seja, a empresa não tem mais compromisso com o trabalhador, entregando a ele um contrato provisório, podendo ser prorrogado.

Capitalismo selvagem e golpe

Segundo a palestrante, no alto de uma pirâmide reside o homem branco vivendo no luxo e no conforto. Já as mulheres negras são a base da pirâmide, passando dificuldades. Segundo a bancária, o mercado a explora ganhando 20% menos que os homens dentro do ramo bancário e que daqui para frente, ‘’as desigualdades só vão se aflorar ainda mais’’. A palestrante ainda afirma que o governo de Michel Temer (candidato que ela votou como vice de Dilma) criou um plano maléfico, orquestrado com o objetivo final de retirar as mulheres do mercado formal de trabalho.

Opinião pessoal sobre a palestra

O professor Moisés Waismann iniciou a palestra mostrando dados importantes sobre como estão as mulheres no mercado formal de trabalho, mas no momento em que a palestrante convidada que trabalha como bancária e pertencente à CUT pegou o microfone, fugiu completamente do tema proposto com palavras de ordem – ‘’fora temer’’, ‘’governo golpista’’ – reforçando a idéia de que ela só veio fazer discurso de insatisfação política ao invés de falar sobre como está o mercado de trabalho em épocas de crises, assunto este, que em nenhum momento foi argumentado.

A palestrante, feminista e pró Dilma irritou tantos os alunos, que metade deles decidiram ir embora com apenas 1 hora de palestra, insatisfeitos com o modo de como foi conduzido e distorcido o tema inicial.

        

Iniciativa de trazer palestrantes:

(  ) válida

(x) não válida

A resposta é DEPENDE. Se vierem palestrantes capacitados, com boa oratória e discernimento e falar sobre o tema proposto, trazê-los para palestrarem sobre assuntos importantes e que agreguem conhecimento aos estudantes, a proposta é bastante válida. Agora, se o palestrante não souber nada ou pouco do assunto, mudar o foco da discussão ou passar mensagens com viés político, a palestra ficará monótona, fazendo com que os próprios alunos percam o interesse de continuar assistindo, trazer palestrantes desse tipo não é válido, não traz nenhum conhecimento aos estudantes dentro de suas respectivas áreas do curso, prejudicando-os por perder 3 horas que poderiam ser utilizadas em sala de aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (150.5 Kb)   docx (48.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com