TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Noções de Direito

Por:   •  16/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  525 Palavras (3 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 3

                   

                                 

                            ATIVIDADES (ESTUDOS DE DIREITO)

  1. Defina as nações Preliminares?

Direito faz parte de nossas vidas, pois ele regula as relações dos indivíduos em sociedade, se apossa do sujeito e o mantem sob a proteção, mas o considera parte da sociedade, ate porque Direito e sociedade se pressupõem. Onde existe sociedade existe direito.

  1. Explique a distinção entre Moral e Direito?

A moral indica um dever, mas não impõe regras, não há imperatividade de uma ordem superior, que lhe impõe repressão . A sanção pelo descumprimento da regra moral e apenas de consciência. Já pelo Direito, no campo por ele regido, o comportamento do sujeito e sempre levado em consideração tendo em vista o comportamento de outrem. As regras da moral vivem principalmente na consciência individual, de maneira difusa, enquanto as regras de Direito são formuladas em códigos e leis.

  1. Quais são os quatros sentidos de uso da palavra Direito?

A palavra direito apresenta, pelo menos, quatro sentidos diferentes: i) como norma (por exemplo, “o Direito brasileiro acolhe o divorcio”); ii como faculdade (“temos o direito de reclamar do prefeito”); iii) na acepção do justo (“A moça se comportou direito”); e iv) como ciência (“ estudamos Direito na faculdade”).

  1. Faça a divisão do direito e explique- as?

Direito Publico- Direito Privado

Direito Publico e aquele destinado a disciplinar os interesses da coletividade, e o ramo do direito objetivo que disciplina, em regras, as relações jurídicas de subordinados  em que o interesse publico seja prevalente e imediato.

Direito Privado e aquele que se refere aos interesses dos indivíduos, e o ramo do direito objetivo que disciplina, em regra, as relações jurídicas de coordenação em que o interesse privado seja prevalente e imediato.

  1. Qual a diferença entre Direito Publico Externo e Direito Publico Interno?

O Direito Publico Externo, que se sub- ramifica em Direito Internacional Publico, e o conjunto de normas que se consideram jurídicas e tem por finalidade disciplinar as relações entre  Estados soberanos, definindo-lhes direito e deveres.

Direito Publico Interno que se sub-ramifica em Direito Constitucional, que regula as bases do poder imperante no território sobre o povo, que se designam os órgãos supremos  do Estado e estabelecem o modo de sua criação, suas  reciprocas relações  e a posição fundamental do individuo diante daqueles órgãos.

     6) Como você pode definir Direito Privado?O Direito Privado visa disciplinar as relações inter-individuais e os interesses privados. Os ramos do Direito Privado são: Direito Civil, Direito Empresarial.

 

           7) Faça uma resenha do texto de noções preliminares?

             O Direito resguarda, defende , ampara, protege e serve o individuo em todos os             momentos. Onde existe sociedade, existe o Direito. Mesmo que cada qual cuide de suas necessidades e interesses, a qualquer momento haverá interferência da atitude de um em ralação ao interesse de outrem e, nesse momento, poderá prevalecer o direito do mais forte, originando um conflito, ou instalar se de um estado de direito com regras estabelecidas de acordo com os interesses dessa sociedade.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (100.5 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com