TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Principais Características das Visões de Hayek e Marx

Por:   •  11/2/2021  •  Dissertação  •  732 Palavras (3 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Nome: Matheus Nascimento Coelho – Sala 04

Tutor: Gustavo Henrique Nogueira de Andrade

Semana 1. Atividade 1.2 – Tarefa 1

Após a leitura da terceira parte da unidade 1 do Guia de Estudos "Liberalismo e Marxismo" (pp.22-31), analise o episódio 2 e o episódio 3 da série "Grandes Nomes da Economia" e apresente as principais características das visões de Hayek e Marx a respeito do papel do Estado. Apresente também as limitações destas visões.

Na concepção de Karl Marx o capitalismo era o responsável pela sucessivas crises econômicas dos países, pois o importante a esse modelo econômico é lucro máximo . Nesse contexto para ele a separação das classes sociais que era gerada pelo capitalismo através do poder nas mãos de pouco, ocasionavam grandes desigualdades, ou seja, o capitalismo era inerentemente injusto e constantemente seria o causador das grandes crises tornando a sociedade cada vez mais desigual.

E com isso quando a desigualdade social é agravada as pessoas de classes social mais abastadas não conseguem consumir pela falta destribuição de renda igualitária, o mercado começa a ficar saturado pelo não-consumo ocasionando um estoque grande de produtos sem consumo ocasionando as crises colapsando toda estrutura capitalista.

Então na sua visão a melhor solução seria abolir o capitalismo através da revolução das massas onde o proletariado tomaria consciência de sua classe, de sua força e das injustiças vividas e tomaria o poder estatal, acabando sim com a propriedade privada e melhoranda a distribuição renda de forma igualitária para todos, o que em sua tese minaria aos poucos, a diferença de classes sociais.

Mas sua visão foi bastante limitadora devido ao fator que a competição gerada pelo capitalismo é o que geraria melhores serviços e produtos. O lucro gerado impulsiona o progresso de uma nação é uma forma de alcançar uma sociedade melhor por pessoas querem melhorar sua vida. E nesse contexto com a distribuição igualitária dos lucros, riquezas e rendas, há um efeito econômico negativo pois tende a diminuir a demanda agregada, reduzindo a renda, por consequência, daqueles que tendem a gastar mais acabam perdendo poder compra e gerando menos oferta e demando ocasionando as crises do mercado.

Ja na visão de Hayek o mercado deve ser livre da interferencia estatal deixando de lado a tentativa de controle dos politicos sobre o as altos e baixos do capitalismo, ou seja, Hayek defendia o liberalismo econômico.

As contribuições Hayek para a comunidade científica lhe renderam uma famosa disputa intelectual com John Maynard Keynes. Nas teses de Hayek o mercado deveria ter a liberdade econômica na busca por uma sociedade verdadeiramente livre, pois a vontade individual dos governante não é algo previsível e muito menos esperado.

Assim, a individualidade faz com que cada um tenha inúmeras oportunidades e desejos diferentes para realizar durante a vida. Diante disso, surge a economia como um meio para alcançar essas vontades individuais da sociedade, uma vez que a economia tenha em seus alicerces um princípio econômico conservador e fechado, com poucos pilares liberais para sustentá-la, esta economia estaria sujeita ao poder de alguém que a controla e não sobre o poder dos indivíduos, fazendo  com que ao se controlar a economia, o estado estaria controlando o meio pelo qual o indivíduo recorre para atingir seus objetivos. Assim sendo, a liberdade do indivíduo para alcançar seus desejos estaria em parte subordinada ao estado e, consequentemente, a liberdade individual da sociedade é reduzida como um todo, tornando-a menos livre.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (153.3 Kb)   docx (95.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com