TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Principais abordagens da Psicologia

Por:   •  11/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.145 Palavras (5 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 5

CURSO: Administração

LEMBRETE

ATIVIDADES  DA AULA  01

  1. Não há uma só teoria psicológica, mas sim uma multiplicidade de enfoques, correntes, escolas, paradigmas, variados objetos de estudo e metodologias concorrentes, muitas das quais apresentam profundas divergências entre si. Descreva sobre as abordagens de psicologia.

Resposta 1:

        A Psicologia estuda o comportamento humano, tanto o comportamento manifesto, como as atividades concomitantes como o sentir, o perceber e o pensar. Procura compreender o homem e seu comportamento é para facilitar a convivência consigo próprio e com o outro. Pretende fornecer-lhe subsídios para que ele saiba lidar consigo mesmo e com as experiências da vida.

        As principais abordagens da Psicologia são:

   - O Estruturalismo (considerado o pai da Psicologia): determina a estrutura da mente na tentativa de compreender os fenômenos mentais pela decomposição dos estados de consciência produzidos pelos estímulos ambientais.

  - O Funcionalismo: ênfase na natureza dinâmica e mutável da atividade mental: descobre como o pensamento, as emoções e outros processos satisfazem as necessidades do organismo, e como o organismo se ajusta ao meio ambiente. Estuda o funcionamento dos processos mentais sobretudo, à medida que ajudam as pessoas a sobreviver e adaptar-se.

  - O Associalsimo: origina-se da concepção de que a aprendizagem se dá por um processo de associação das idéias mais simples às mais complexas. Assim, para aprender um conteúdo complexo, a pessoa precisaria primeiro aprender as idéias mais simples, que estariam associadas aquele conteúdo.

  1. Estudar o homem é pensar sobre si mesmo. Para Bock (2002), a subjetividade pode ser vista também como objeto de estudo da psicologia. Leia também o Texto “subjetividade na era digital”  e  Descreva com suas palavras o que é  subjetividade.

Resposta 2:

      A Subjetividade é a síntese singular e individual que cada pessoa vai construindo conforme vamos desenvolvendo e vivenciando experiências da vida social e cultural. É o mundo interno de todo e qualquer ser humano. Este mundo interno é composto por emoções, sentimentos e pensamentos. Subjetividade é a maneira de sentir, pensar, fantasiar, sonhar, amar e fazer de cada um. Através da nossa subjetividade construímos um espaço racional, ou seja, nos relacionamos com o outro. Este relacionamento nos insere dentro de esferas de representação social em que cada sujeito ocupa seu papel de agente dentro da sociedade. Somente a subjetividade contempla, coordena e conhece as diversas facetas que compõem o ser humano.

ATIVIDADES  DA AULA 02

1.   Após uma atenta leitura da aula . Descreva as duas teorias do aparelho psíquico, elaboras por Freud e descreva  sobre a Psicanálise. Faça uma leitura complementar dos  textos “Freud, o criador da psicanálise”  e “Id, Ego, Superego” que está disponível em Material de Aula, para ajudá-los na elaboração da resposta.

Resposta 1 :

              A Psicanálise é um campo clinico e de investigação teórica da psique humana independente da psicologia, embora também inserido nesta, desenvolvido por Sigmund Freud. De acordo com Freud, Psicanálise é o nome de um procedimento para a investigação de processos mentais que são quase inacessíveis por qualquer outro modo. É um método (baseado nessa investigação) para o tratamento de distúrbios neuróticos. A Psicanálise influenciou muitas correntes de pensamento e disciplinas das diversas ciências humanas, gerando uma base teórica para uma forma de compreensão de ética, da moralidade e da cultura humana.

           O aparelho psíquico é formado por duas terias. A primeira delas é constituída por:

 - INCONSCIENTE: estão os elementos instintivos não acessíveis a ciência. Também há o material que foi excluído da consciência, reprimido.

 - CONSCIENTE: inclui tudo o que estamos cientes num certo momento.

 - PRÉ-CONSCIENTE: é uma parte do inconsciente, uma parte que pode se tornar consciente com facilidade. As porções da memória que nos são facilmente acessíveis fazem parte do pré-consciente.

          Freud também escreve sobre os instintos, que são pressões que dirigem um organismo para determinados fins particulares.

          A segunda teoria do aparelho psíquico foi elaborada por Freud entre 1920 e 1923, onde introduziu os conceitos: Id, Ego e Superego.

         O Id é alimentado pela energia instintiva e dirigido pelo principio do prazer à dimensão da personalidade que é racional, ilógica e impulsiva.

         O Ego é a parte do aparelho psíquico que esta em contato com a realidade externa. Tem a tarefa de garantir a saúde, segurança e sanidade da personalidade.

        O Superego é o deposito dos códigos morais, modelos de conduto e dos construtos  que constituem as inibições da personalidade.

        Esses sistemas não existem em estrutura vazia, e sim pelo conjunto de experiências pessoais e particulares de cada um, que se constitui como sujeito em sua relação com o outro em determinadas circunstancias sociais.

        Os principais mecanismos de defesa psicológicos são: repressão, negação, racionalização, formação reativa, isolamento, projeção, regressão e sublimação.

 - Sublimação: canaliza os impulsos libidinais para uma postura socialmente útil e aceitável.

 - Repressão: pretende fazer desaparecer da consciência conteúdos desagradáveis ou inoportunos.

 - Racionalização: o sujeito procura apresentar uma explicação coerente de ponto de vista lógico, para uma atitude, cujos motivos verdadeiros não percebem.

 - Projeção: quando o Ego não aceita reconhecer um impulso inaceitável do Id e o atribui a outra pessoa.

 - Deslocamento: é uma idéia representada por outra, que emocionalmente, esta associada a ela.

 - Identificação: é o processo que um indivíduo assimila um aspecto, uma característica de outra pessoa, se transformando total ou parcialmente, conforme o modelo desse outro.

 - Regressão: processo em que o Ego recua, fugindo de situações de conflitos atuais.

 - Isolamento: consiste em isolar um pensamento no qual as suas ligações com outros pensamentos ficam completamente isolados.

 - Formação reativa: adoção de uma atitude de reação a um desejo que tenho sido recalcado.

 - Substituição: quando um objeto é valorizado emocionalmente mas, que não pode ser possuído, é inconscientemente substituído por outro parecido com o proibido.

 - Fantasia: o indivíduo concebe uma situação em sua mente, que não pode ser, na vida real, satisfeito.

 - Compensação: processo em que o individuo se compensa por alguma deficiência, pela imagem que tem de si mesmo, por meio de outro aspecto que o caracterize.

 - Expiação: o individuo quer pagar por seu erro imediatamente.

 - Negação: capacidade de negar.

 - Introjeção: a idéia de engolir um objeto exprime afirmação, é o protótipo de satisfação instintiva, e não de defesa contra os instintos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (96.2 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com