TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Teorias da Administração II

Por:   •  4/12/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.474 Palavras (6 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 6

RESUMO CAPÍTULO 4

O presente capítulo introduz as principais teorias administrativas do mundo contemporâneo, apresentando os pontos mais relevantes de cada abordagem e a aplicabilidade de cada uma dentro do cenário organizacional. Com o advento da Segunda Guerra Mundial, há uma revolução na ciência administrativa, que fez com que houvesse um rompimento com as ideias estabelecidas durante o período clássico. As novas teorias que surgem no período contemporâneo são: Administração Quantitativa, Comportamento Organizacional, Teoria dos Sistemas e Teoria da Contingência. Além disso, vale ressaltar que as organizações passam a implementar novas linhas teóricas administrativas como a Gestão de Qualidade Total, Organização Inteligente e a Reengenharia.

A primeira das abordagens é a Administração Quantitativa. Seu surgimento, datado na década de 40, nasceu devido a necessidade que os responsáveis pelo planejamento militar defensivo possuíam de realizar um gerenciamento quantitativo (logístico) de suprimentos dentro de um cenário de guerra. Estudiosos como matemáticos, físicos e estatísticos, elaboraram métodos para solucionar problemas logísticos surgidos no cenário da Segunda Guerra. Tais métodos quantitativos como o de distribuição ótima ou as técnicas de pesquisa operacional, obtiveram resultados positivos quando aplicados à gestão e, por isso, foram incorporados pelas organizações do setor industrial. Vale ressaltar que o Setor Público faz uso das técnicas quantitativas para orientar, a partir da obtenção de dados, as tomadas de decisão.

Os principais modelos matemáticos utilizados até hoje dentro das técnicas quantitativas são:

Teoria Estatística da Decisão ou decisões estatísticas, que trata da análise de hipóteses e informações amostrais para que sejam aplicados métodos de escolha, utilizando a estatística, com o intuito de detectar resultados e qual a probabilidade desses resultados serem bem sucedidos;

Programação linear: modelo matemático que analisa diversas variáveis a fim de determinar a melhor solução para atingir um determinado objetivo. Este modelo é feito a partir de equação linear, na qual é feita a representação dos limites em que a solução deve ser obtida e da função objetiva, havendo uma relação de proporcionalidade entre o problema e o objetivo;

Teoria das Filas: teoria que analisa componentes como clientes ou operações, passagem ou ponto de serviço por onde devem passar clientes ou operações, processo de entrada (input), disciplina sobre a fila e organização de serviço. A aplicação prática dessa teoria surge quando há a ocorrência de fila devido a prestação de serviços aos clientes em que há um tempo de espera para que o próximo seja atendido. Como exemplo, podemos citar a fila de atendimento telefônico ou o atendimento bancário.

Teoria dos Grafos: técnica de planejamento, programação e controle de grandes projetos, utilizada em pesquisa operacional, também conhecida como Program Evaluation and Review Technique (PERT). Esta técnica baseia-se na utilização de um fluxograma a fim de descrever as atividades necessárias para a execução de um projeto, levando em consideração o tempo e os custos demandados por cada atividade. Cabe ao gerente o papel de refletir sobre as ações necessárias para a realização do projeto, quais eventos possuem dependência mútua e a identificação das potenciais dificuldades. A utilização do PERT também permite que haja a identificação da atividade que mais demandará tempo e que representa o caminho crítico.

Teoria dos Jogos: técnica utilizada para guiar as tomadas de decisão. A partir da análise quantitativa, utilizando modelos matemáticos, são analisados os resultados advindos de múltiplos contextos de tomada de decisão racionais. São esboçadas as condições específicas que definem como as decisões deverão ser tomadas e há uma atribuição de prováveis resultados a partir da combinação de diferentes respostas de cada jogador.

Simulação e previsão: possui como objetivo a previsão de resultados, através da utilização da estatística e da probabilidade. Neste método é feita a simulação de um modelo real a fim de verificar a influência das variáveis desse sistema.

Análise do Ponto de Equilíbrio: possui como objetivo determinar qual o volume de vendas deverá ser atingido pela empresa para que suas receitas sejam igualadas aos seus custos operacionais.

Pode-se concluir que a abordagem da Administração Quantitativa agregou teorias quantitativas que facilitaram a tomada de decisão dos administradores. Entretanto, vale ressaltar que os aspectos qualitativos possuem grande influência dentro do processo de tomada de decisão e, por isso, devem ser ponderados junto aos aspectos quantitativos pelo gestor.

A segunda abordagem diz respeito ao Comportamento Organizacional. A partir da identificação da necessidade de estudar o comportamento humano dentro das organizações, áreas como a Sociologia e a Psicologia elaboram teorias com o intuito de auxiliar a compreensão do indivíduo dentro do ambiente de trabalho. A partir da concepção de que cada indivíduo possui diferentes visões de mundo e não podem ser tratado de forma homogênea há uma preocupação em realçar as complexidades do comportamento humano e de definir diferentes processos organizacionais. O principal objetivo do estudo comportamental é encontrar um equilíbrio entre os objetivos individuais dos colaboradores com os objetivos da organização.

A principal teoria sobre Comportamento Organizacional é chamada de Teoria X e Teoria Y, foi elaborada pelo psicólogo Douglas McGregor na década de 60. Essas teorias subdividem os indivíduos em dois grupo. O primeiro seria o da Teoria X, que tem como premissa a falta de comprometimento e responsabilidade do trabalhador com o trabalho e, portanto, o uso do controle e da motivação são partes fundamentais para a realização do trabalho. De outro modo, a Teoria Y considera que o trabalhador possui autonomia suficiente para se autogerir e, portanto, cabe ao gestor motivá-lo, encorajá-lo, oferecer oportunidades e desafios para que suas habilidades sejam aplicadas.

Além da análise comportamental do trabalhador, a Teoria X e a Teoria Y realçam aspectos da liderança. Nesse sentido, observa-se diferentes tipos de liderança para diferentes tipos de trabalhadores. O uso da autoridade dentro dos sistemas administrativos é a principal característica capaz de direcionar os diferentes modelos de liderança. Dentre eles, destacam-se:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (42.9 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com