TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Transações Imobiliárias

Por:   •  20/2/2020  •  Resenha  •  2.196 Palavras (9 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 9

O Corretor de Imóveis

O corretor de Imóveis é um profissional liberal, com atividade regulamentada pela Lei Federal, subordinada a fiscalização pelo CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis). Sua profissão é reconhecida pela Lei nº 6.530 e regulamentada pelo Decreto nº 81.871/78.

A relação entre o cliente e o corretor vai além do fato de mostrar ao cliente uma propriedade de interesse. Segundo a Lei nº 6.530/78, que disciplina o exercício da profissão “Compete ao corretor exercer a intermediação na compra, venda, permuta e locação de imóveis, podendo, ainda, opinar quanto a comercialização imobiliária”.

Depois da criação do CRECI, foi uma exigência da Lei nº 4.116/72. Em seu art. 9º ela diz que “ A fiscalização do exercício da profissão de corretor de imóveis será feita pelo conselho federal e pelos conselhos regionais que ficam criados por esta lei.

Código de Ética

  1. Inteirar-se de todas as circunstâncias do negócio, antes de oferecê-lo.
  2. Apresentar ao oferecer um negócio dados rigorosamente certos nunca omitindo detalhes que o depreciem, informando ao cliente dos riscos e demais circunstâncias que possam comprometer o negócio.
  3. Recusar transações que saiba ilegal, injusta ou imoral.
  4. Comunicar, imediatamente, ao cliente o recebimento de valores ou documentos a ele destinado.
  5. Zelar pela sua competência exclusiva na orientação técnica do negócio, reservando ao cliente a decisão de que lhe interessar pessoalmente.

Demanda e Oferta

Segundo Vasconcellos (2002), diz que a demanda dependerá de variáveis que influenciam a escolha do consumidor (o preço do bem ou serviço, a renda e o gosto do consumidor).

E a oferta, são as várias quantidades que os produtores desejam oferecer ao mercado, em determinado período de tempo.

Renda Nacional

Será o valor do somatório total de bens e serviços (da natureza final), que serão gerados pela economia durante o período de um ano. Podemos pensar que Renda Nacional é a conta corrente de uma nação, na qual existirão registros contábeis para calcular a macroeconomia e assim obter informações.

Salário Mínimo

Deverá suprir todas as necessidades básicas do cidadão. Que são:

  1. Alimentação;
  2. Moradia digna;
  3. Previdência Social;
  4. Educação;
  5. Higiene;
  6. Saúde;
  7. Transporte; e
  8. Lazer.

O valor das parcelas do financiamento habitacional, não poderá comprometer 30% da renda própria ou familiar do futuro proprietário deste imóvel.

Macroeconomia

A atividade econômica fundamental é a produção, pois ela gera renda, as diversas formas de gastos e a acumulação de riquezas.

Fatores de Produção:

  1. Terra: Dispõe dos recursos naturais com suas respectivas reservas.
  2. Capacidades Tecnológica: Melhora eficiência.
  3. Trabalho: Parcela da população apta a desenvolver atividades produtivas.
  4. Capital: Riqueza acumulada por uma sociedade afim de produzir mais riqueza.
  5. Capacidade Empresarial: Esforço de mobilizar, organizar e coordenar outros fatores de produção.

A macroeconomia é o estudo da economia como um todo.

A Teoria Geral do Emprego, dos Juros e da Moeda.

Observar – Compreender – Agir

Os principais indicadores macroeconômicos são: Moeda, PIB, Inflação e Juro

Efeitos da Globalização

Processo econômico da globalização

Globalização Comercial

Globalização Financeira

Globalização Produtiva

Para ser um profissional com anseios internacionais é preciso observar seus costumes e a forma de atuar naquele país. Falar inglês ou dominar outra língua, possuir conhecimentos, da legislação imobiliária, e possuir noções sobre: questões tributárias, percentuais de comissionamento, além de relacionar-se com colegas estrangeiros para compartilhar projetos e interesses.

O COECI e o CRECI’s têm firmado convênio de cooperação e troca de informações com órgãos internacionais. Nos EUA, o convênio foi com a National Association of Realtons – NAR. Gerando o Certifield International Property Specialist – CIPS.

Análise de Ambientes Internos e Externos

Segundo o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão do governo federal, em seu Almanaque do Planejamento (2012), “o planejamento pode ser entendido como a escolha consciente de ações que aumentem as chances de obter no futuro algo desejado no presente”.        

Matriz SWOT serve como ferramenta para realização de análise de inúmeros ambientes ou de ambientes específicos, tais como: ambientes profissionais ou pessoais.

O grande objetivo da aplicação da Matriz SWOT é detectar de forma rápido e fácil, os pontos fortes e fracos de algo que poderá ser: uma empresa, uma pessoa, uma carreira profissional e até mesmo um imóvel. Significa Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças.

A análise do SWOT se divide em ambiente interno (força e fraqueza) e externo (oportunidade e ameaça).

Diferença entre pessoa física e jurídica: Atuação profissional, questões contábeis, físicas e tributárias.

        Corretor de Imóveis Pessoa Física:

Profissional Liberal – Aquele legalmente habilitado a prestação de serviços de natureza técnico-cientifica de cunho profissional com a liberdade de execução que lhe é assegurada pelos princípios normativos de sua profissão, independentemente do vinculo de prestação de serviços.

Dicas: Se você é corretor de imóveis, atuando como profissional liberal – carreira solo – deve manter no seu cotidiano de trabalho o carnê-leão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (88 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com