TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Variáveis Macroeconômicas

Por:   •  24/5/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  707 Palavras (3 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 3

Considerando os cenários econômicos da duas reportagens, descreva como as variáveis macroeconômicas interferem nas atividades empresariais, (cite e explique ao menos três variáveis).

Na Macroeconomia estudamos a renda de todas as pessoas, a poupança da população, a produção nacional, a inflação, comércio exterior e todas as variáveis que compõem a economia mundial. São típicas variáveis de interesse da análise macroeconômica: a renda e o produto, o nível de preços, o emprego e o desemprego, a moeda e o câmbio, o balanço de pagamentos, a taxa de juros.

Nas reportagens observamos que ambos os casos tiveram que utilizar de um bom plano de negócio, ter um banco como parceiro, condições e prazos para poder pagar os juros pelos empréstimos, mão de obra qualificada e valor agregado ao seu produto. Tudo isso foi fundamental para que os projetos pudessem ir em frente.

Um bom cenário econômico também colaborou para que ambos pudessem ter a coragem de investir o pouco que tinham ou mesmo se arriscar sem ter nada e ganhar uma grande dívida.

A qualidade dos produtos é muito importante para o crescimento das empresas, pois a concorrência é acirrada e o valor agregado, além da diversidade, pode ser o diferencial para obter a preferência do consumidor. O foco no consumidor é essencial para que as empresas se mantenham ativas no mercado, gerando mais empregos, melhores salários e mais lucros, que podem ser investidos na própria produção, melhorando os produtos, satisfazendo os clientes e aumentando o consumo.

Emprego:

Com mais oportunidades de emprego temos mais pessoas consumindo, gerando maior produção e crescimento para as empresas. Quanto mais consumo, mais demanda e maior produção, o que gera mais emprego e consequentemente, mais renda. Esta regra torna a engrenagem da economia sempre aquecida, contribuindo para o crescimento do país.

Inflação:

Um aumento constante dos valores dos produtos acaba ocasionando um aumento da inflação, contribuindo para que as empresas percam a competitividade por terem que elevar constantemente os preços dos bens e serviços para o consumidor final. O consumo dos bens e serviços torna-se um grande dilema, pois o que se compra hoje tem seu preço elevado amanhã. Perde-se totalmente a mensuração dos valores agregados aos produtos e serviços praticados.

Salário:

Ao receber um valor monetário em troca da energia gasta para a produção de um bem ou serviço, o trabalhador usa esse valor monetário no comercio ou em troca de outros bens ou serviços feitos por outros trabalhadores, gerando um consumo dos bens e serviços produzidos pela economia geral. Isso faz com que quanto mais o consumo esteja em alta, mais pessoas terão que produzir bens e serviços, e essas mesmas irão consumir outros bens e serviços de outras empresas. Quanto maior for o salário de uma pessoa mais ele irá consumir contribuindo para o aumento da economia.

Taxa de Juros:

Desde meados dos anos 1990, quando enfim curou sua febre inflacionária,

o Brasil segue fortalecendo sua economia e consolidando suas instituições financeiras. Um dos cuidados que o país tem tomado para se manter economicamente saudável

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (41.4 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com