TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As causas do absentismo dos trabalhadores

Artigo: As causas do absentismo dos trabalhadores. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2013  •  Artigo  •  812 Palavras (4 Páginas)  •  598 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo

Absenteísmo

É usado para designar a ausência dos trabalhadores no processo de trabalho, por falta ou atraso, devido a algum motivo. As causas e consequências mostraram que o absenteísmo é afetado pela capacidade profissional das pessoas e pela sua motivação, fatores internos e externos. Existem alguns tipos de absenteísmo, enfatizamos um que será a “Veracidade do absenteísmo voluntario nas organizações”

Introdução

Um dos problemas das organizações e dos administradores tem sido o absenteísmo. Segundo alguns estudiosos do assunto “absenteísmo” é a expressão utilizada para designar a falta do empregado do trabalho.

A palavra “absenteísmo” era aplicada aos proprietários rurais que abandonavam o campo e tendiam a viver nas cidades, sendo que, com advento da revolução industrial o termo passou a ser aplicado aos trabalhadores com tendência a faltar ao serviço. (Rocha,1981).

No atual contexto econômico de competitividade, o absenteísmo é um motivo de interesse crescente, pois quando menor for a ocorrência, maior será a capacidade das organizações aumentarem sua rentabilidade e conseguirem um crescimento sustentável.

Silva (2007), ressalta que alguns estudiosos definem que o absenteísmo surgiu com a chegada da revolução industrial, a qual apresentava características incompatíveis.

Com o bem estar do trabalhador, percebe-se, deste modo, trata-se de um problema antigo que até hoje gera transtornos as organizações .

Segundo Souza (2007), absenteísmo é uma palavra de origem Francesa, absenteísmo que significa pessoa que falta ao trabalho por inúmeros motivos. Percebe-se que o autor aborda que o absenteísmo esta relacionado a todos os fatores que resultam na ausência do funcionário da empresa, incluindo até mesmo as ausências chamadas de legais, como férias, licença maternidade, entre outras.

Segundo Costa (1971 p.842) ,“ Absenteísmo é o conjunto das ausências intencionais do trabalhador e de caráter repetitivo excluindo, deste modo as ausências por férias, por luto, por gravidez, ou por sanções disciplinares.

Chiavenato (2004), Alerta para um importante aspecto, que a ausência mental do trabalho,ou seja aquela em que embora presente fisicamente no ambiente de trabalho, o trabalhador não produz como deveria por dispersão caracterizada por ausência mental.

Essa ausência é uma atitude para fugir do ambiente de trabalho desagradável . Se o trabalhador estiver mentalmente ausente, as suas atividades também não serão realizadas, podendo acarretar também na baixa produtividade.

Desenvolvimento

São várias as situações que levam as organizações a fazer que os funcionários sejam fortes candidatos ao absenteísmo, como a insatisfação e a desmotivação, que influenciam a rejeição ao trabalho, excesso de regras, política das empresas, liderança deficiente, péssimas condições de trabalho. Todas essas características influenciam ao absenteísmo. A veracidade do absenteísmo voluntario também está relacionada a hostilidade entre a chefia e o subordinado e também por problemas sócio econômicos como:

Baixo salário;

Ausência de plano de carreira;

Falta de benefícios.

O absenteísmo voluntario vem sendo alvo de atenções e preocupações de empresários e executivos. No ponto de vista empresarial influiu negativamente no balanço das organizações, é o preciso que os gestores observe a necessidade tanto das empresas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com