TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As competências de um profissional administrativo, confrontado com a necessidade regional, a compreensão como um vale regional brecciado do Norte

Relatório de pesquisa: As competências de um profissional administrativo, confrontado com a necessidade regional, a compreensão como um vale regional brecciado do Norte. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  Relatório de pesquisa  •  3.623 Palavras (15 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 15

.1. INTRODUÇÃO

Disputar um “lugar ao sol” é pratica cotidiana das organizações desde sua origem. Uma organização já nasce tendo que conhecer o mercado, entender o que os consumidores esperam de sua atividade, de seu produto e seus preços. Analisar seus concorrentes, quais estratégias estes utilizam para conquistar o consumidor, fornecedor, como e quanto estão produzindo, seus pontos fortes e fracos.

Toda organização tem que conhecer a fundo seu negócio e seu entorno para ter sucesso e continuar crescendo e contribuindo para o desenvolvimento regional.

Esta prerrogativa para a sobrevivência da organização, levanta uma serie de questionamentos relacionados às competências de sua equipe de colaboradores e gestores.

Tendo internalizado este realidade, este artigo elege como tema pesquisa: As competências do profissional de administração frente as necessidade regional, entendendo como regional, o Vale de Braço do Norte.

Para desenvolver este tema, elegeu-se como objetivo geral: Conhecer as principais competências do profissional de administração nas micro e pequenas empresas do vale de braço do Norte.

Tendo ciência que para alcançarmos os resultados e atingir o objetivo proposto, enumeramos os seguintes objetivos específicos:

- Estudar alguns referenciais teóricos relacionados ao tema de pesquisa.

- Caracterizar a região estudada

- Apontar a percepção do empresário frente a prestação de serviço destes profissionais ( Positiva e negativa)

- Levantar o perfil dos profissionais de Administração na região estudada.

- Identificar as principais competências do profissional de ciências contábeis na região estudada.

- Apontar a contribuição dos conteúdos econômicos estudados para o desenvolvimento das habilidades dos profissionais de Administração.

O método que utilizamos foi à pesquisa bibliográfica, onde buscamos desenvolver o referencial teórico do tema da pesquisa. Como também, realizamos pesquisa de campo, com aplicação de questionários entre as instituições empresariais para identificar a percepção destas em relação à função, perfil, habilidades do profissional de administração.

Este artigo foi estruturado da seguinte forma: o primeiro tópico a Introdução, com tema e objetivos do artigo. No segundo aborda a fundamentação teórica e bibliográfica. O Terceiro caracteriza a região e enfatiza a entrevista, tabula os dados e os analisa. A quarta tece as conclusões e considerações. A quinta apresenta o referencial teórico utilizado para a pesquisa.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Para desenvolver o tema, que é demostrar as competências do administrador para os micros e pequenos empreendimentos da região de Braço do Norte, elencamos alguns conceitos que a partir de agora passamos a abordar.

2.1 Habilidades e competências do administrador

Os últimos tempos vêm recheados de incertezas, desafios e mudanças. Para Katz (1955) um administrador para alcançar o sucesso, precisa somar as habilidades técnicas, humanas e conceituais. Katz também diz que o administrador de sucesso depende mais do seu desempenho do que de seus traços particulares de personalidade. Daquilo que ele faz e não daquilo que ele é. As habilidades necessárias ao profissional de administração:

a) Habilidades Técnicas - envolve o uso de conhecimento especializado e facilidade na execução de técnicas relacionadas com o trabalho e com os procedimentos de realização. E o caso de habilidades em medicina, em sistema de informação, matemática etc. As habilidades técnicas estão relacionadas com o fazer, isto é, com o trabalho com “coisas” com processos materiais ou objetos físicos concretos.

Exemplo - Vendedores necessitam de habilidades técnicas para que possam vender o seu produto. Precisam conhecer a fundo o produto para que possam convencer o seu cliente de que fará uma boa compra. (Chiavenato Idalberto, 2011.)

b) Habilidades Humanas- Estão relacionadas com o trabalho com as pessoas e referem-se à facilidade de relacionamento interpessoal e grupal. Envolvem a capacidade de comunicar, motivar, coordenar, liderar e resolver conflitos pessoais ou grupais. As Habilidades humanas estão relacionadas com a interação com as pessoas. O desenvolvimento da cooperação dentro da equipe, o encorajamento da participação, sem medos ou receios e o envolvimento das pessoas são aspectos típicos de habilidades humanas. Introdução a teoria geral da administração,(Chiavenato Idalberto, 2011).

Exemplo: Um técnico de futebol deverá liderar a sua equipe fora de campo para que a equipe tenha uma referência a nível motivacional para competir num torneio.

c) Habilidades Conceituais - envolvem a visão da organização ou da unidade organizacional como um todo. A facilidade em trabalhar com idéias e conceitos, teorias e abstrações. O administrador que possui as habilidades conceituais está apto a compreender as várias funções da organização, complementá-las entre si, entender como a organização se relaciona com seu ambiente e como as mudanças em uma parte da organização afetam o restante dela. As habilidades conceituais estão relacionadas com o pensar, com o raciocinar, com o diagnóstico das situações e com a formulação de alternativas de solução de problemas.

Exemplo. Os professores são profissionais que utilizam quase em 70% as habilidades conceituais, pois, estudam, planejam aulas e se reciclam a cada dia, através da busca do conhecimento. (Chiavenato Idalberto / Katz Robert. 1955).

As competências são qualidades de quem é capaz de analisar uma situação, apresentar soluções e resolver assuntos ou problemas. Constituem o maior patrimônio do administrador, seu capital intelectual é a sua maior riqueza.

segundo Fayol o administrador para alcançar o sucesso precisa somar algumas competências básicas, como o: Planejamento,organização, comando, coordenação e o controle.

a) Planejamento: consiste em examinar o futuro e traçar um plano de ações a médio e longo prazo.

b) Organização: montar uma estrutura humana e material para realizar o empreendimento.

c) Comando: manter o pessoal em atividade em toda a empresa.

d) Coordenação: reunir unificar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com