TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As etapas de planejamento

Artigo: As etapas de planejamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  Artigo  •  335 Palavras (2 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 2

Estratégico é o planejamento concebido no nível institucional da empresa. Sempre é projetado a longo prazo e envolve a empresa em sua totalidade. Exige a participação dos demais níveis da empresa, para que se possam atingir os objetivos propostos.

O planejamento realizado no nível intermediário da empresa é chamado de tático e é responsável pela “tradução” do planejamento estratégico de forma que o nível operacional possa realizar com êxito as atividades e tarefas propostas.

Planejamento operacional constitui ações que devem ser feitas com base em uma rotina. São as atividades imediatistas das empresas, que se proliferam em suas diversas áreas. Se caracteriza pelo detalhamento com que são estabelecidas as tarefas.

O processo estratégico está se tornando mais importante do qu

Segundo Chiavenatto:

“Depois de estabelecidos o planejamento e a organização empresarial, o próximo passo é a função de direção. A direção constitui a terceira função administrativa. Uma vez definido o planejamento e estabelecida a organização, resta fazer as coisa andarem e acontecerem.”

Este é o papel da direção de uma empresa, fazer com que o que foi pensando lá no planejamento e estabelecido pela organização aconteça, esta função está ligada intimamente com “pessoas”, ou seja, a direção refere-se às relações interpessoais dos administradores com seus subordinados.

A direção do projeto do evento cultural promovido pela faculdade Monsenhor de Pelotas para a comemoração da passagem de seus 200 anos deverá trabalhar para que todas as etapas do planejamento e organização sejam seguidas, permitindo que tudo aconteça como foi programado.

Segundo Chiavenato:

“A direção é a função administrativa que se refere às relações interpessoais dos administradores com seus subordinados. Ela trata basicamente de relações humanas. Para que o planejamento e a organização possam ser eficazes, eles precisam ser complementados pela orientação a ser dada às pessoas por intermédio da comunicação e habilidade de liderança e motivação.”

Já para Fayol:

“O trabalho do “dirigente” consiste em tomar decisões, estabelecer metas e definir diretrizes e atribuir responsabilidades aos integrantes da organização, de modo que as atividades de planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar estejam numa seqüência lógica. Para se obter

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com