TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As funções administrativas

Resenha: As funções administrativas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2013  •  Resenha  •  272 Palavras (2 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 2

As funções administrativas tiveram como seu precursor Henri Fayol, ele fundou as teorias clássicas da administração que foram aperfeiçoadas nos últimos anos: planejamento, organização, direção, coordenação e controle. Ele vivia no início do Século XX. Passado um século, tais princípios foram atualizados e adaptados à nova realidade empresarial, formando um processo administrativo interativo, cíclico e dinâmico das variáveis que foram denominadas funções administrativa, são elas:

Planejamento é definir precisamente os resultados desejados, entre uma decisão e uma ação deve haver planejamento; o sucesso de uma ação irá depender de seu planejamento. Assim, essa função é considerada a principal a ser realizada dentro do processo administrativo.

Organização é ordenar os recursos necessários á execução do trabalho envolve reunir e coordenar os recursos necessários para atingir um objetivo, ou seja, como a empresa irá se estruturar para atingir seus objetivos.

Direção está relacionada em como as pessoas serão guiadas, ou seja, como elas serão influenciadas para que suas atividades sejam executadas de acordo com o esperado. Controle envolve o processo de monitoramento das atividades para se ter a certeza de que elas estão sendo realizadas como planejado e para corrigir qualquer desvio significativo.

2.2 PRINCIPAIS MUDANÇAS AO LONGO DO TEMPO

A administração, assim como as suas funções, sofreu constantes mudanças ao longo do tempo. Com o advento de novas tecnologias, novas formas de produção, vendas, logística e mudanças na parte contábil e financeira as teorias assim como a prática foram mudando para se adaptar a uma nova realidade administrativa.

3.CONCEITO DE PATRIMÔNIO

...

Baixar como  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »