TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As funções administrativas

Resenha: As funções administrativas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2013  •  Resenha  •  1.108 Palavras (5 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 5

2 DESENVOLVIMENTO

As funções administrativas têm a incumbência de formular o programa de ação geral da empresa, de constituir o seu corpo social e coordenar os esforços das diversas áreas e setores.

O planejamento é uma função considerada principal no processo administrativo. Por meio deste, a empresa irá se preparar para previsões futuras, entre a ação e a decisão. O planejamento é muito importante nas atividades pela qual administradores analisam as condições para um futuro promissor. Os objetivos definidos pela organização estão de acordo com suas metas e valores. Alem de organizar ,dirigir e controlar compreendendo quanto uma organização como um todo pode levar a obter resultados eficazes.

Organizar é o processo de arrumar e alocar o trabalho, a autoridade e os recursos entre os membros de uma organização de modo que eles possam alcançar eficientemente os objetivos da mesma.

Dirigir, influenciar e motivar os empregados a realizar tarefas essenciais.

A função de controlar é certificar-se de que os atos dos membros de organização levam-na, de fato em direção aos objetivos estabelecidos.

Todas as funções não devem ser tratadas de maneira isolada e sim como um conjunto de ações que devem ser cuidadas ao mesmo tempo de maneira a retroalimentar o bem estar da organização.

Considerando que as empresas atuam em um ambiente macroeconômico que estuda o funcionamento da economia, analisando a determinação e o comportamento de grandes agregados econômicos; países, regiões, consumo, investimento, emprego, etc.

Vários são os objetivos de política econômica que englobam as principais necessidades, sendo elas: crescimento da produção e do emprego, controle da inflação equilíbrio nas contas externas, melhor distribuição de renda.

A inflação é um processo na qual o nível de preços está subindo e o dinheiro perde o valor. O nível de preços é medido como a média dos preços que as pessoas pagam por todos os bens e serviços. A taxa de inflação é medida com a variação percentual anual do nível de preços. São várias as razões da inflação, a principal é que, uma vez que se estabelece sua taxa é imprevisível e resulta em sérios problemas sociais e pessoais. A inflação faz com que a economia se comporte côo um jogo, onde se pode ganhar ou perder, onde não tem previsão de ganho ou perda. Isso ocorre devido às mudanças imprevisíveis do valor da moeda.

Em um período de inflação acelerada, onde os recursos são desviados das atividades produtivas para a previsão da inflação, onde para se obtiver lucro é preciso prever de forma correta a taxa de inflação ao invés de inventar um novo produto. Esse desperdício de recursos é um custo da inflação.

O crescimento econômico pode ser definido como a expansão das possibilidades de produção da economia distinguiu-se de desenvolvimento por significar um aumento quantitativo da produção, cuja conseqüências serão o enriquecimento da nação e a elevação do nível de vida, mas sem a preocupação da melhoria das condições de vida da sociedade. O crescimento econômico é mensurado por meio do aumento do produto interno bruto que não é uma medida perfeita da produção por não incluir tudo o que é produzido, ele exclui as coisas que produzimos para nós mesmos em casa, também exclui a produção que as pessoas ocultam para evitar impostos ou porque a atividade é ilegal. No entanto, apesar de suas deficiências o PIB real é a melhor medida disponível da produção total. Todo crescimento econômico especifico de uns pais apresenta origens históricas enraizadas. O crescimento não deve ser compreendido somente no foco do aumento do produto per capta, mas em um conjunto de processos dinâmicos, nas atividades produtivas. Toda atividade produtiva tem em si fases de planejamento e ações com inicio, meio e fim suscetíveis à mudança tecnológicas e econômicas.

Podem-se definir juros como rendimento de uma aplicação financeira, valor referente ao atraso do pagamento de uma prestação ou a quantia paga por um empréstimo de capital. Hoje o sistema financeiro utiliza o regime de juro composto, por ser mais lucrativo. Os juros influenciam nos investimentos, consumo e poupança. Se as taxas estiverem elevadas inibem os investimentos, pois os empresários tenderão a manter seus recursos em aplicações financeiras. Por outro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com