TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As organizações, para terem resultados satisfatórios em seus negócios

Por:   •  10/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.745 Palavras (15 Páginas)  •  438 Visualizações

Página 1 de 15

1  INTRODUÇÃO

As organizações, para terem resultados satisfatórios em seus negócios, devem buscar os melhores caminhos e soluções para o atendimento das necessidades de seus clientes e do mercado. Com o objetivo de buscar tais caminhos, o presente trabalho vem mostrar na pratica a importância do planejamento estratégico na vida das empresas. Traremos o caso do Restaurante Sabor Caseiro, empresa de pequeno porte, fundada em 20 de abril de 2005, que atua no ramo alimentício servindo almoço e janta todos os dias, tem como proprietária a D. Isa Andrade e conta com 06 colaboradores. Para melhorar os negócios, Dona Isa percebendo que muito dos seus clientes não tinham tempo de preparar as próprias refeições teve a ideia de fornecer marmitas, só que sem planejamento ela já não dá conta de tantos pedidos e ainda existe o desperdício de alimentos por falta de qualificação de seus colaboradores. Buscando solucionar esse problema montamos um planejamento estratégico para o restaurante Sabor Caseiro, para tal primeiramente faremos uma analise ambiental identificando suas variáveis, oportunidades e ameaças do setor. Logo após aplicaremos um diagnostico nos padrões de excelência empresarial da FNQ (Fundação Nacional da Qualidade) com o objetivo de diagnosticar se a Sabor Caseiro se aproxima dos padrões de excelência empresarial. Seguindo com o nosso objetivo montaremos o planejamento estratégico e proposta de intervenção. Finalizaremos respondendo os questionamentos no que se diz respeito a administração de sistema de informação.

 2  ANALISE AMBIENTAL DA EMPRESA

Analisando o ambiente do restaurante Sabor Caseiro identificamos que o mesmo localiza-se em um bairro não muito movimentado, mas com uma grande vantagem, pois é entrada e saída da cidade. E é justamente por estar instalado em um local estratégico que atende todos os públicos já que o estabelecimento disponibiliza de comida caseira e bebidas em geral e ainda cobre festas de aniversários e serestas nos finais de semana. Segundo informações da proprietária seu atendimento está disponível a todas as classes sociais, pois seu lema é atender bem, para atender sempre. Por se tratar de uma empresa que já estar a mais de dez anos no mercado, o Sabor Caseiro estar sempre inovando, recentemente a proprietária instalou um sistema de maquinas de cartão de crédito, equipou o seu caixa com um computador interligado a uma balança eletrônica e ainda disponibiliza wi-fi com internet grátis aos seus clientes com relação a legalidade da empresa o grupo constatou que o estabelecimento estar trabalhando e cumprindo todas exigências da lei, seu CNPJ ativo, seus funcionários estão todos registrados e cumprindo a carga horária de oito horas diárias com direito a folga e férias, tudo como exige a lei.

Em relação à preocupação como o meio ambiente, o Restaurante Sabor Caseiro faz sua parte fazendo separação do lixo orgânico, doando o que pode ser reciclado aos catadores e não utiliza carvão e nem forno a lenha.

Por essas praticas a empresa possui clientes fieis, além disso, possui um ambiente agradável, uma comida saborosa, sobremesa como doce-de-leite, cocada, doce de buriti entre outros, musica com excelente acústica e um atendimento de primeira segundo relato dos próprios clientes. Analisamos também a relação da empresa com seus fornecedores que são vários e de diferentes categorias, tem contratos com açougue, Hortifrútis, Supermercados nos quais o pagamento é feito mensalmente, já com os fornecedores de bebidas o pagamento é feito através de duplicatas de 30 ou 60 dias, o restaurante ainda possui parcerias com pequenos produtores rurais onde o pagamento é feito na hora do recebimento da mercadoria.

Quanto a concorrência a empresa possui um concorrente direto um restaurante vizinho que possui uma infraestrutura melhor, porem sem a mesma qualidade no preparo dos alimentos como no Caso do Sabor Caseiro.

Através dessa analise percebemos oportunidades de expansão através de parcerias com empresas de ônibus para que o restaurante se torne parada obrigatória já que se localiza na entrada da cidade e o fornecimento de marmitas, pois a maioria dos clientes não disponibiliza de muito tempo para o preparo de suas refeições.

Já as ameaças, além da concorrência, existem a crise econômica que afeta todos os setores da sociedade, sabemos que sem dinheiro nada funciona o movimento diminui e consequentemente menor será a lucratividade.

OBJETIVO DA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO

Com base na Análise Ambiental, do Diagnóstico e do esquema de Planejamento estratégico, foram definidas algumas propostas de intervenção com o objetivo de orientar o Restaurante Sabor Caseiro.

Buscamos propostas de intervenções, que possam trazer à compreensão da Proprietária Dona Isa a cerca de formas técnicas que possibilitem o crescimento estruturado e planejado do seu restaurante.

Primeiro ponto a considerar é a capacidade de apresentar e vender os produtos da empresa, expandindo o consumo médio por cliente sem ser inconveniente, para isso a motivação para crescer juntamente com o negócio é fundamental.

O empreendedor pode participar de seminários, congressos e cursos direcionados ao seu ramo de negócio, para manter-se atualizado e sintonizado com as tendências do setor. O Sebrae da localidade poderá ser consultado para aprofundar as orientações sobre o perfil do pessoal e treinamentos adequados.

A Gestão baseada em Atividades apoia-se no planejamento, execução e mensuração do custo das atividades para obter vantagens competitivas; utiliza o Custeio Baseado em Atividades e caracteriza-se por decisões estratégicas como:

• Alterações no mix de produtos;

• Alterações no processo de formação de preços;

• Alterações nos processos;

• Redesenho de produtos;

• Eliminação ou redução de custos de atividades que não agregam valor;

• Eliminação de desperdícios;

• Elaboração de orçamentos com base em atividades etc.”

Desta forma, levando-se em consideração este parâmetro na Gestão Estratégica de Custos, um restaurante pode desenvolver uma vantagem competitiva sustentável com base no custo ou na diferenciação, ou em ambos. O principal enfoque da estratégia de baixo custo é obter um custo baixo em relação aos concorrentes, em restaurantes através de um controle rígido de custos, minimização acompanhada da qualidade, ambos oferecendo um diferencial, sendo esta a chave para, não somente, sua sobrevivência, mas seu crescimento no ramo alimentício.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.9 Kb)   pdf (341.3 Kb)   docx (249.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com