TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As organizações vistas como organismos

Por:   •  27/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  454 Palavras (2 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 2
  1. Defina sistemas fechados e sistemas abertos.

O sistema fechado é o sistema no qual não é influenciado/não apresenta relações com o meio ambiente, no qual tem poucas trocas de energia e matéria, desta forma não recebe influencia ambiental. EX: máquinas.

Já o sistema aberto é o contrário, possui relações com o meio ambiente, recebe influências e troca de energia e matéria com o meio ambiente, e sempre está em adaptação. EX: sociedade.

  1. Diferencie e dê exemplos de sistemas e subsistemas.

O sistema é um conjunto de partes que se inter-relacionam e que possuem uma sequência lógica em que há um agrupamento de diversos elementos menores, assim, formando um subsistema. Todos os elementos que compõem um sistemas são os próprios subsistemas.

  1. Explique o que significa interdependência.

Interdependência é a relação que dos indivíduos, na qual um é capaz de causar efeitos na sociedade, sejam esses efeitos positivos e/ou negativos. Porém o mesmo indivíduo é influenciado por todos. Assim, concluímos que as pessoas e coisas que nos rodeiam estão interligadas e elas afetam a vida de uma maneira significativa, e que o individuo não depende do todo para existir, porem sem as partes não pode haver o todo, e o todo, o conceito de parte não tem sentido.

  1. Desenhe um gráfico representando a estrutura dos sistemas abertos. Explique cada um dos quatro estágios do ciclo de eventos do sistema empresa.

[pic 1][pic 2]

[pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7][pic 8]

[pic 9]

  1. Qual é o pressuposto central da teoria da contingência. Como esse pensamento influenciou o paradigma de gestão das organizações preconizado pelas teorias clássicas.

Para a teoria da contingência as condições de ambiente é que causam transformações no interior das organizações. Alguns dizem que não é o ambiente que faz essas transformações, mas sim a tecnologia, na qual provém do ambiente, e também para ter uma sofisticação organizacional não é apenas um modelo que se aplica, mas sim vários, assim dizemos que á várias alternativas para ter um desempenho organizacional alto com influências do ambiente.

  1. Descreva as três principais contingências que influem no projeto de estrutura das organizações.

O ambiente impõe mudança na estratégia, porém também leva a mudança da tecnologia, na qual determinam o projeto de estrutura nas organizações e em seus sistemas de controle. Essas organizações levam a ambientes estáveis (estrutura mecanicista), mas também como levam a ambientes instáveis (estrutura orgânica).

  1. De acordo com a teoria da contingência, qual é o foco principal de cada uma das teorias clássicas?

Científica -  aumentar a produtividade e eficiência em nível das empresas. O foco principal era a divisão do trabalho, as tarefa e a separação dos cargos.

Burocrática - os meios devem ser analisados e estabelecidos de maneira totalmente formal e impessoal, a fim de alcançarem os fins pretendidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (112.1 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com