TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As quatro faces do RH

Por:   •  19/9/2016  •  Exam  •  509 Palavras (3 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

Exercícios 6.1 – Análise do artigo conceitual – Competências ou Cargos.

  1. Como o sistema de gestão por cargos surgiu? Que benefícios esse sistema trouxe?

                        Este sistema tem início na era industrial, associado aos modelos de gestão Taylorista e Fordista, onde a característica marcante era o emprego da produção em linha. A utilização deste sistema proporcionou um rápido crescimento da indústria no período.

  1. Quais são as deficiências de um sistema baseado em cargos?

                        A falta de flexibilidade, a inexistência de recompensas aos funcionários pelas expectativas cumpridas, a falta de confiança nas informações obtidas de pesquisa salarial, metodologia desatualizada, centralização das decisões na área de RH, o desalinhamento com a estratégia da empresa; incentivo ao carreirismo e a limitação da área de atuação das pessoas, são algumas das deficiências descritas no artigo.

  1. Por que o sistema baseado em cargos ainda é o mais utilizado?

                O artigo descreve alguns argumentos onde explicam o motivo da popularidade do sistema, como o amparo do sistema em dar coesão interna à organização, a facilidade na comparação dos salários praticados na empresa com os do mercado, a modificação das descrições focando nos processos incluindo informações sobre clientes internos e externos, serviços ou produtos fornecidos e expectativas desses clientes a redução do número de cargos descritos, Broadbanding, ou a ampliação das faixas salariais de modo que se possibilite o estabelecimento de faixas maiores para a promoção dos funcionários e também a utilização de metas coletivas por meio de bônus variáveis, utilizados como premiação e recompensa.

  1. Quais são os benefícios do sistema baseado em competências?

Relacionado aos usuários a gestão por competências surgiu como um fator motivacional, pois incentive o desenvolvimento pessoal e professional além de colaborar para retenção de talentos, proporciona um método estruturado para remunerar o desempenho dos funcionários como um todo. Além disso, o sistema de gestão por competência gerou a velocidade de comercialização de produtos no mercado e a satisfação do cliente, e para mim o mais impactante foi a representação de uma mudança cultural em direção a um senso de responsabilidade e autogestão dos funcionários.

  1. Quais são os impactos do sistema de competências para a área de RH?

                A gestão por competências transforma os sistemas clássicos de RH desde o seu conceito básico, pois ao oposto do foco no cargo, esses sistemas passam a focar a captação, retenção e desenvolvimento das competências críticas da organização.

  1. O que você entende por progressão horizontal dos empregados?

        Intendo que descreva à movimentação para um nível seguinte dentro da mesma faixa ou departamento, quando o funcionário demonstra uma contribuição diferenciada no mesmo nível de complexidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (155.1 Kb)   docx (59.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com