TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As quatro principais atribuições da Administração e como se relacionam

Por:   •  28/7/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.242 Palavras (9 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 9

Matriz de atividade em equipe*

Módulo: 4

Atividade: Equipe

Título: As quatro principais atribuições da Administração e como se relacionam.

Aluno(s): Andrei Veloso

Disciplina: Administração Geral

Turma: 23543/SP

Introdução

Este trabalho é a consolidação das ideias individuais apresentadas na atividade em Equipe (parte 1), onde cada integrante do grupo apresentou um dos 04 processos tidos como principais atribuições da Administração, estudados no módulo 4 da apostila.

Após a leitura e debate dos trabalhos individuais, esse é o trabalho final apresentado não mais uma visão individualizada sobre os temas, e sim, uma visão dos quatro membros do grupo.

Veremos aqui a consolidação do nosso pensamento a respeito de temas bastante importantes no dia a dia organizacional.

Iremos mostrar como esses processos se estruturam, como se relacionam, e como são eles os pilares de uma organização.

Desenvolvimento

Conforme aprendemos durante o estudo do módulo quatro, à Administração possui quatro principais atribuições da administração são: P.O.D.C.

  1. Planejamento;
  2. Organização;
  3. Direção;
  4. Controle.

São essas ações que as organizações montam a fim de seguir no rumo certo e conseguir sucesso.

Sem o devido desenho organizacional montado, com essas funções bem estruturadas, uma organização não conseguiria suportar os atuais cenários de constantes mudanças do mundo Globalizado para se manter. É, portanto, primordial que um Administrador consiga entender a importância de montar esses processos de maneira correta a fim de nortear a organização.

No mundo em que estamos vivendo, onde a tecnologia permite que sejam dados saltos gigantes na evolução da sociedade de consumo, é importante conseguir Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar. Não dá para confiar apenas no feeling e know-how, é preciso mais que isso para conseguir o sucesso de uma Organização.

O PLAJENAMENTO – primeiro processo estudado e apresentado – existe para determinar as diretrizes que a organização deverá adotar para chegar aonde ela quer chegar, e como ela quer chegar.

Responsável por analisar todos os cenários possíveis a fim de mitigar os riscos do negócio, buscando o máximo de eficiência e eficácia para a organização/empresa.

“Megginson, Mosley e Pietri – O planejamento pode ser definido como o processo de estabelecer objetivos ou metas, determinando a melhor maneira de atingi-las;

Caravantes, Panno e Kloeckner – O planejamento é o ponto de partida para qualquer ação de parte da gerência voltada para resultados;

Chiavenato – Planejar significa olhar para a frente, visualizar o futuro e o que deverá ser feito, elaborar bons planos e ajudar as pessoas a fazer hoje as ações necessárias para melhor enfrentar os desafios do amanhã;

Maximiano – O processo de planejamento é a ferramenta que as pessoas e organizações usam para administrar suas relações com o futuro. É uma aplicação específica do processo decisório. “

Fonte

Portal Eclass: https://ss.cursos.fgv.br/d2l/le/content/68479/viewContent/663235/View

Acessado em 28 de março de 2019.

O planejamento pode ser entendido como o início de tudo. É o desenho de metas e objetivos estruturados para a conquista do que a empresa se dispõe a conquistar.

O planejamento é uma função administrativa presente nos 03 níveis organizacionais:

  •  Nível Institucional – Planejamento Estratégico;
  •  Nível Intermediário – Planejamento Tático;
  •  Nível Operacional – Planejamento Operacional.

O que diferencia os 03 tipos de planejamento é justamente o PLANO. Cada nível tem a função de determinar um diferente tipo de plano.

Para Maximiano, Plano é...

“O plano pode ser permanente ou singular; de curto, médio ou longo prazo; abrangente ou restrito a algumas áreas da organização; revisado com frequência ou esporadicamente, formal ou informal.”

Fonte

Portal Eclass: https://ss.cursos.fgv.br/d2l/le/content/68479/viewContent/663238/View

Acessado em 28 de março de 2019.

Existem 06 passos a serem observados para o planejamento ter sucesso.

  • Definir os objetivos que devem ser alcançados...
  • Verificar qual é a situação atual em relação aos objetivos...
  • Desenvolver premissas quanto às condições futuras...
  • Analisar as alternativas de ação...
  • Escolher um curso de ação entre as várias alternativas...
  • Implementar o plano e avaliar os resultados...

O planejamento é, portanto, uma importante função presente em todos os níveis de uma organização/empresa. Tem diferentes características dependendo do nível no qual ele é concebido.

Nenhum projeto é feito no “chute” ou no “achismo”, ele é pensado e discutido, elaborado e finalizado.

O ato de planejar não é apenas olhar para dentro da Organização/Empresa, mas também olhar para fora, a fim de analisar os possíveis cenários que poderão surgir em cada etapa de execução do planejamento. Ser intuitivo ajuda, mas um administrador não deve confiar apenas na intuição e experiência que possui, para alcançar o sucesso, ele deve ser capaz de olhar além do ambiente interno, estudar o mercado no qual a organização está inserida, e embasar suas projeções com base nesses estudos de mercado. O estudo é o ponto inicial do planejamento.

A ORGANIZAÇÃO – segundo processo estudado – tem como objetivo dispor dos recursos da organização/empresa, da melhor forma para que sejam alcançados os objetivos definidos na etapa de Planejamento.

Dentro de uma estrutura de trabalho (seja ela qual for), o papel da organização é fundamental para o bom funcionamento da mesma. A organização é responsável por distribuir as funções, pessoas, tarefas e setores de modo bem embasado e delegar as devidas atividades a cada pessoa ou grupo, afim de maximizar os resultados ali obtidos.

De acordo com Chiavenato, existem três níveis organizacionais. São eles:

  • Institucional: Tem um desenho organizacional, com conteúdo genérico e sintético e é macroorientado, abordando a organização como um todo. Muito utilizado em grandes empresas por diretores e CEO’s.
  • Intermediário: Com um desenho departamental, menos genérico e mais detalhado e aborda cada unidade organizacional separadamente. É utilizado pelos gerentes de grandes e médias empresas.
  • Operacional: Desenho de cargos e tarefas, é detalhado e analítico e micro orientado, analisando cada operação separadamente. Sendo também utilizado por gerentes, coordenadores e até mesmo pela linha de produção, onde se tem mais percepção dos problemas do dia a dia.

Além dos níveis organizacionais, temos a estrutura organizacional, que define como as funções serão distribuídas e coordenadas assim como os cargos de chefia e alta responsabilidade. Essas atribuições podem ser dispostas em um organograma, ilustrando como se dará a estrutura como um todo.

Dentro do estudo das organizações existem diversas ramificações que mostram diferentes formas de controle, hierarquia entre outras. A organização varia de acordo com as necessidades da empresa, equipe, lugar ou até mesmo o tipo de produção.

Se durante o processo de planejamento¹, a linha de produção de uma organização/empresa não tiver um bom desenho e diretrizes definidas, e a organização² não executar o planejamento¹ distribuindo recursos, atribuindo tarefas, delegando funções, todo processo produtivo será comprometido.

A Organização² é executada, portanto dentro do processo de planejamento¹. 5162 9294 4307 5570 03-27 vinicius a sodre 530

Para isso, ela deve ter uma figura física responsável por dar vida a isso. Daí que podemos apresentar o 3º processo: Direção/Liderança.

A DIREÇÃO – terceiro processo estudado – no contexto do estudo da Administração como uma ciência, significa liderar.

A liderança é o processo que está presente nos outros três – planejamento, organização e controle – de forma que eles precisam dela para serem devidamente executados.

Liderar é a capacidade de inspirar pessoas, e mobiliza-las a atuar dentro dos processos de organização² e controle⁴ para conseguir alcançar o planejamento¹ definido. Ser um líder é ser uma figura imbuída de responsabilidades, admiração e flexibilidade, que consiga se adaptar aos diversos cenários em constante mudança para maximizar os resultados, usando o principal capital de uma organização/empresa: o capital humano.

O Planejamento¹, Organização² e Controle⁴ dependem da figura de um líder para que sejam bem executados. É a liderança que irá identificar ao longo dos demais processos possíveis falhas e implementar correções para evitar perdas. Hoje é papel da liderança motivar pessoas na busca do melhor resultado. Existem 03 perfis de liderança:

  • Liderança Autocrática;
  • Liderança Liberal;
  • Liderança Democrática;

Cada perfil poderá ser utilizado de acordo com a necessidade da organização/empresa.

O líder é o principal agente de difusão da cultura e missão da organização/empresa, sendo o responsável por inspirar as pessoas a trabalhar confiando na organização, hoje deve ter um perfil mais flexível, inovador e empreendedor, capaz de se adaptar e antever situações a fim de mitigar os riscos da Empresa.

Podemos entender liderança da seguinte maneira:

“um mecanismo capaz de harmonizar as necessidades dos indivíduos com as exigências da organização [...] se manifesta sempre que uma pessoa procura, de qualquer maneira, influenciar o comportamento de outra, ou de um grupo, com vistas a alcançar objetivos”

(Fonte: PINHEIRO e MACIEIRA, 2008)

Hoje, além do conhecimento técnico, é necessário que o Líder Contemporâneo seja capaz de motivar pessoas, abraçando a missão e objetivo da organização como meta a ser difundida entre os colaboradores, conseguindo dar direção, para que os mesmos façam o que deve ser feito, com a maximização dos resultados, de acordo com a cultura organizacional da Empresa. O líder precisará ser capaz de gerenciar o principal ativo de uma empresa: O ser humano.

“Segundo MegginsonMosley e Pietri, na função de direção existem três tipos de líder...

Autocrático – Classificado como autoritário, muitas vezes, toma as decisões sozinho, sem consultar seus seguidores...

Democrático ou Participativo – Incorpora seus seguidores ao processo de tomada de decisão e também envolve e também envolve o grupo na definição de objetivos e estratégias ou na determinação das funções...

Liberal – Chamado de rédea solta, muitas vezes, tende a ser permissivo e a deixar seus seguidores fazerem aquilo que querem.”

Com base nesses 03 perfis, é necessário entender o modelo de negócios da Empresa, e a forma como os processos devem ser conduzidos para verificar qual melhor perfil de liderança adequado a determinado tipo de negócio.

É possível reunir características dos 03, aliás é necessário, pois no cenário contemporâneo, onde tudo muda a todo tempo, o Líder deve ser flexível e adaptável. Como gestor, o Líder deverá ser capaz de lidar com os conflitos decorrentes das diversas relações humanas, dai a importância de ter empatia e conseguir analisar a Empresa dentro da perspectiva dos subordinados, se colocando como igual e não acima deles. É nesse cenário que um Chefe se torna um líder, pois quando ele reúne tais características, ele consegue motivar a equipe a cumprir a missão da Empresa, pois passa a atuar em conjunto com a equipe, e não acima deles.

Muitas Empresas perdem talentos – consequentemente receitas - pois ainda não sabem como preparar às suas lideranças para atuar no cenário atual, por isso é importante se debruçar sobre o tema, e encontrar soluções na preparação e sucessão de suas lideranças. Encarar a educação continuada como despesa é um dos principais erros nas Empresas e pode significar grandes prejuízos.

O CONTROLE – último processo estudado – Após planejar, organizar e dirigir, não há garantia que todos os processos serão conduzidos de forma correta. É para isso que o controle existe.

Baseando a atividade de controle e seus resultados, as empresas e seus líderes podem garantir a continuidade e execução dos seus planos em conformidade com as expectativas.

 Assim, a medição de seus números oferece aos gestores melhores condições para que eles possam tomar decisões bem embasados.

Com os dados corretos, capazes de oferecer informações precisas a respeito da empresa, ganha-se em riqueza de detalhes, permitindo que as decisões sejam acertadas. Esse é um caminho para melhorar a gestão e facilitar o alcance dos objetivos estabelecidos.

Uma organização competitiva no mercado em que atua, precisa, mais do que se preparar em relação às estratégias de aumento no número de clientes,

aperfeiçoar suas operações e ter maior eficiência possível nos processos.

Assim, a empresa é capaz de reduzir custos e melhorar a qualidade das soluções apresentadas.

Nessa lógica, o controle interno para uma companhia representa o conjunto de procedimentos ou rotinas que têm por finalidade proteger os ativos, bem como produzir todos os dados confiáveis e prestar apoio na condução adequada das atividades da empresa, representando as áreas de controles contábeis e administrativos com clareza e fluidez, visando seu melhor desempenho.

Conclusão

Mesmo abordando de forma separada, entendemos que cada uma das ações faz parte de um ciclo, que se repete ao longo do tempo. Após cada fase, um novo planejamento precisará ser realizado para corrigir o que não foi possível executar ou deu errado, e - por sequência - todas as outras fases também. Por isso cada quesito precisa fazer parte de uma melhoria contínua, devendo este ciclo ser aplicado continuamente para que ocorra da melhor maneira.

Não há assim um fim obrigatório e definido. Numa empresa sempre haverá problemas e para estes sempre haverá soluções a serem criadas e implementadas.

Por isso, cada ação citada é fundamental e influencia diretamente nos resultados de uma companhia, devendo assim ser aprimorado sempre.

Essa deve ser a busca de toda organização que visa o crescimento contínuo: sempre se aprimorar naquilo que se propôs a fazer.

Referências bibliográficas

Texto auxiliar 1 - O Planejamento estratégico dentro do conceito de administração estratégica;

Acesso em: 29 de março de 2019.

Texto auxiliar 2 - O Planejamento em micro e pequenas empresas comerciais;

<https://ss.cursos.fgv.br/content/centro_rec/pag/atividades/Adm_geral_atividade_equipe_tarefa_ind_1.htm>

Acesso em: 29 de março de 2019.

Texto auxiliar 3 - Estrutura Organizacional;

Acesso em: 29 de março de 2019.

Texto auxiliar 4 - Estruturas Organizacionais modelos.;

<https://ss.cursos.fgv.br/content/centro_rec/pag/textos/textos2/estruturas_organizacionais_modelos.htm>

Acesso em: 29 de março de 2019.

Texto auxiliar 5 - O papel da liderança nas organizações;

<https://ss.cursos.fgv.br/content/centro_rec/pag/atividades/Adm_geral_atividade_equipe_tarefa_ind_3.htm>

Acesso em: 29 de março de 2019.

Texto auxiliar 6 - A nova forma de se fazer liderança: o papel do líder nas empresas atuais;

<https://ss.cursos.fgv.br/content/centro_rec/pag/textos/textos2/lideranca_papel_essencial_cenario_atual_1.htm>

Acesso em: 29 de março de 2019.

Texto auxiliar 7 - A importância dos instrumentos de controle interno para gestão empresarial;

Acesso em: 29 de março de 2019.

        

Texto auxiliar 8 - O sistema japonês de controle de qualidade.;

<https://ss.cursos.fgv.br/content/centro_rec/pag/textos/textos3/sistema_japones_controle_qualidade.htm>

Acesso em: 29 de março de 2019.

Portal Eclass: Administração Geral – Módulo 4 – Funções da Administração;

< https://ss.cursos.fgv.br/d2l/le/content/68479/Home>

Acesso em: 29 de março de 2019.

*Esta matriz serve para a apresentação de trabalhos a serem desenvolvidos segundo ambas as linhas de raciocínio: lógico-argumentativa ou lógico-matemática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (196.9 Kb)   docx (21.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com