TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As áreas de atuação do profissional de recursos humanos no mercado de trabalho

Por:   •  30/11/2015  •  Dissertação  •  703 Palavras (3 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 3

Nome: Rosivania Ferreira Feitosa

Polo: Polo Rio Branco - AC

As áreas de atuação do profissional de recursos humanos no mercado de trabalho

       Este relatório tem como objetivo apresentar  como foi conduzido o  segundo encontro da aula presencial do curso Técnico em Recursos Humanos do SENAC Rio Branco- AC.  Inicialmente a tutora do curso Marlene da Silva de Lima apresentou os principais temas a serem abordados durante a aula e falou dos assuntos que seriam relatados na palestra, bem como da importância das qualificações e funções administrativas do profissional de RH, conceitos de administração, recrutamento, seleção , benefícios e seus subsistemas,  e também no que diz respeito ao Departamento Pessoal e Relações trabalhistas.

        A palestra foi ministrada pela docente Mônica Ferraz, bacharel em Administração de Empresas pela faculdade União Educacional do Norte – UNINORT, pós graduada e especializada em RH do Setor Público pela AVM – FACULDADE INTEGRADA.  Com ampla carreira profissional em Recursos Humanos,  Mônica fez um ótimo desenvolvimento dos assuntos sobre as áreas de atuação do profissional de RH,  dando bons ensinamentos a nós alunos em como melhor atuar com sucesso e ter boas conquistas nesse caminho que vamos trilhar. Finalizou e detalhou o perfil adequado para atender ao mercado disputado, frisando que quem tem talento precisa ter atitude para mostrar o potencial e alavancar rumo a uma carreira de sucesso.

       Os conceitos dos processos de subsistemas de recursos humanos vêm sendo cada vez mais desenvolvidos em sintonia com a evolução das empresas, e é importante aplicar seus conhecimentos, pois permite que as organizações se tornem saudavelmente competitivas, já que seus concorrentes naturalmente também se utilizarão delas. Basicamente, os subsistemas se dividem nas seguintes etapas: Recrutamento e Seleção, Remuneração e Benefícios, Treinamento , desenvolvimento e avaliação, Departamento Pessoal e Relações trabalhistas e Medicina do Trabalho e Segurança do Trabalho.  Segundo Chiavenato  o objetivo da área de recursos humanos consiste no planejamento, organização, desenvolvimento, coordenação e controle de técnicas capazes de promover o desempenho fundamental e eficiente do pessoal, ao mesmo tempo em que a organização representa o meio que permite às pessoas com que elas colaboram alcançar os objetivos individuais relacionados direta ou indiretamente com o trabalho, visando conquistar e manter pessoas na organização trabalhando e dando ao máximo de si, com atitudes positivas e  favoráveis.

       Baseado no conteúdo e palestra dos subsistemas acima citados, o que mais me identifico é o recrutar e selecionar. Por eu me considerar um pessoa bastante comunicativa essa área me chama atenção. Na maioria das organizações a questão da competência técnica é observada, mas a questão comportamental associada a um conjunto de atitudes específicas é que vão definir o resultado final do processo seletivo. Ou seja, só ter preparo técnico, hoje em dia, não quer dizer muito. A verdade é que selecionar pessoas não é uma tarefa fácil, para os selecionadores. Esta atividade exige comparar seres completamente diferentes. Para tal, o profissional de RH deve tomar alguns cuidados importantes na hora de estruturar o processo e definir as responsabilidades. Do contrário correrá o risco de cair no campo da subjetividade, na hora de sugerir um candidato ao solicitante da vaga. Assim, cercar-se de cuidados, a fim de diminuir este ponto, na hora da seleção, é o que conta, e é o que distinguirá o bom do mau selecionador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (92.1 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com