TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspectos Semioticos

Por:   •  3/5/2016  •  Monografia  •  262 Palavras (2 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 2

Nome: Talel Nissr

Resenha Crítica: Aspectos Semióticos da Informação X CI


Durante a intersecção entre o estudo da ciência da informação e do estudo da Semiótica, podemos encontrar diversos conteúdos que se complementam, assunto abordado pelo artigo da Mestre Camila Monteiro Barros e a Doutora Lígia Maria.
 O entendimento da Semiótica para os estudos voltados a Ciência da Informação, ajudam na compreensão/iluminação de variáveis que permaneciam ocultas ou não tão bem esclarecidas em diagramas clássicos e artigos nos estudos da CI, ex: Diagrama de Shanon e Weaver.
 
A maior parte dos estudiosos baseia-se da escola Peirceana(1995), escola Americana e pioneira moderna da Semiótica, não sendo a primeira (Soviéticos:  A. N. Viesse-Iovski, A.A. Potiebniá e Iuri Lotman) que tinha como intuito de aprofundar o entendimento do alfabeto eslavo, retomando a ideia de que os estudiosos dessa área sempre estão na busca de elucidar a representação e entendimento dos signos.

Porém conforme apresentado nos estudos de Peirce, foi verificado que o mesmo sempre buscou criar palavras novas para o esclarecimento de termos criados por ele mesmo de forma de preservar a semiótica deste termo.

“”Assim como Aristóteles, Kant e outros estudiosos, Peirce desenvolveu categorias universais, que visam a englobar todo e qualquer fenômeno do mundo. A essas categorias, Peirce chamou Primeiridade, Secundidade e Terceiridade.”( Perspectivas em Ciência da Informação, v.17, n.3, p.18-33, jul./set. 2012)

É possível perceber durante a dissertação de ambos os escritores que existe algo além do científico, linguístico e matemático mas também uma certa carga filosófica o que torna deste estudo um campo ainda mais amplo e profundo do que imaginado no começo da literatura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (40.4 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com