TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspectos que afetam atividades comerciais

Artigo: Aspectos que afetam atividades comerciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  Artigo  •  1.580 Palavras (7 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 7

O objetivo desta produção textual é compreender melhor o contexto empresarial e mostrar como deve ser administrada uma empresa. Para isso, é necessário considerar os aspectos que influenciam nas atividades empresariais, como as variáveis macroeconômicas que interferem na montagem de um negócio e no sucesso dele.

Logo, a empresa deve fazer a utilização dos recursos humanos, materiais e financeiros numa ação ordenada das chamadas funções administrativas: planejar, organizar, controlar e dirigir.

Assim, o empreendedor deve partir do pressuposto de que está apto a desenvolver uma série de ações que levem à concretização do seu objetivo maior: a satisfação do cliente, razão de ser do empreendimento.

O bom empreendedor é a pessoa que planeja, organiza,dirige e controla as atividades de uma organização.

Dentro de um ambiente organizacional, faz-se necessário que o empreendedor desempenhe, com muita eficácia, as quatro funções administrativas, considerando que elas são indispensáveis.

Como sugere Mônica Maria Silva, em Fundamentos da Administração (2009, p.151) ‘’o planejamento deve se fundamentar nos objetivos definidos pela organização e que estão de acordo com suas metas e valores’’. É preciso que haja planejamento entre uma decisão e uma ação.

A organização dentro do contexto empresarial tem como finalidade atribuir compromissos para as pessoas que irão realizar metas projetadas pelos gestores. Os setores, grupos de trabalho ou departamentos devem ter ciência para onde e com que intensidade se direcionar. Será necessário tomar a direção junto aos sócios, acionistas, etc., para que o objetivo seja atingido, dirigir os esforços para um propósito comum, comunicar, negociar, estimular, liderar e motivar pessoas.

A direção é o caminho para que o objetivo seja atingido. Tem relação em como as pessoas serão guiadas, influenciadas para que suas atividades sejam executadas de acordo com o esperado.

O controle visa a estabelecer alguns objetivos e padrões de desempenho, avaliar o desempenho atual, comparar o desempenho atual com os objetivos, adotar ação corretiva necessária. Por fim, o controle serve para que tudo funcione da maneira certa e no tempo certo.

As organizações devem levar em conta as variáveis macroeconômicas que afetam o crescimento econômico, a inflação, o comércio exterior, e a distribuição de renda, interferindo tanto na abertura de empresas quanto em negócios cotidianos.

O preço é o resultado direto das condições de oferta e demanda.Segundo MENDES, 2002,citado por Valquíria Gasparotte (2009A oferta está relacionada... com as condições técnicas e os custos de produção de um bem ou serviço e de outro com a receita a qual depende das condições da demanda. Já a demanda de um produto expressa a quantidade do produto que as firmas podem vender para cada nível de preço, ou a quantidade que as pessoas aceitam demandar (comprar) a aquele nível de preço. (MENDES, 2002).citação de citação

Os preços acabam caindo sempre que sobram mercadorias por falta de consumidores. Como as empresas não conseguem vender como antes, mesmo a preços menores, o faturamento e o lucro também acabam reduzidos. Para não ficar no prejuízo, elas diminuem o ritmo da produção e demitem funcionários. Com o desemprego alto, ninguém costuma gastar além da conta. Por isso, a oferta de serviços e os estoques crescem. Resultado: excesso de bens e preços menores que os de períodos anteriores.

Os consumidores levam em consideração as questões preço e qualidade. Maior será a satisfação do consumidor se ele puder comprar produtos de qualidade por preços baixos. O preço é a principal variável na demanda por um bem. Um dos efeitos que altera o preço é a inflação.

Ocorre a inflação quando o nível de preços aumenta persistentemente. Sua taxa é medida como a variação percentual anual do nível de preços: Se o IPC, (índice de preços ao consumidor) aumenta, a taxa de inflação sofrerá alteração. Estabelecida a inflação, sua taxa e imprevisível, resultando em sérios problemas sociais e pessoais, pois redistribui a renda e a riqueza e desvia recursos da produção. As taxas elevadas de inflação causam muitas distorções na economia: afetam a distribuição de renda, diminuem os prazos de aplicações financeiras, dificultam planejamentos empresariais, entre outros.

Deflação é o processo inverso à inflação - uma diminuição do índice de preços no consumidor, uma queda de preços.

A inflação reduz o valor real do dinheiro ao longo do tempo; inversamente, a deflação aumenta o valor real do dinheiro. Isto é, compra-se uma maior quantidade de bens com a mesma quantidade de moeda. A deflação está normalmente associada a períodos de recessão - como a Grande Depressão.

A deflação geralmente é gerada por uma procura inferior à da oferta do produto e daqui pode ganhar um ritmo próprio ao estabelecer-se na economia criando expectativas de deflação para os anos futuros.

O processo de deflação ainda pode ser iniciado, ou agravado, pela baixa oferta de moeda. Quer dizer, falta dinheiro em circulação, seja por causa dos juros altos, que tornam o crédito proibitivo, seja pela falta de investimentos. Essa bola de neve costuma afetar todos os setores da economia, do agricultor aos fabricantes de eletrodomésticos, além de abalar a própria estrutura social.

Permitir aos usuários a avaliação da situação econômica e financeira da organização, bem como fazer inferências sobre suas tendências futuras, fazem parte do controle contábil.

Como uma obrigação legal, o controle contábil auxilia o empreendedor na apuração de seus impostos e na manutenção formal e padronizada do patrimônio.

Excelente e necessária ferramenta de registro, o controle contábil poderá contribuir efetivamente e qualitativamente no que diz respeito à escrituração e ao controle desses bens, pois dispõe de técnicas gerenciais avançadas e suficientes para administrar com segurança e transparência as diversas informações relacionadas aos bens patrimoniais: aquisições, alienações, vendas, transferências, manutenção.

O Balanço Patrimonial não deve ser descartado pelas empresas. Somente com esta ferramenta é possível conhecer o seu patrimônio real, além de outras informações de vital importância.

As ações de responsabilidade social das organizações crescem constantemente e muito se fala em ética empresarial, marketing social, ações sociais e voluntariado empresarial. Não há, ainda, requisitos ou critérios definitivos que uma empresa deve obedecer para ser socialmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com