TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspectos setoriais e regionais da inovação

Por:   •  18/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  413 Palavras (2 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 2

Aspectos setoriais e regionais da inovação

Nos processos de inovação alguns setores se divergem em termos de desenvolvimento, taxa de mudança tecnológica, acesso ao conhecimento, fatores institucionais, estruturas organizacionais. Em alguns setores essas mudanças são rápidas e inovações radicais, outros ocorrem mudanças menores e incrementares.

É fundamental considerar as diferenças na atividade de inovação entre os setores, para o delineamento de políticas e também é importante para a mensuração quando coletados dados que permitem a análise entre setores e regiões e quando é aplicável a um amplo conjunto de indústrias.

Hawelles e Tether (2004) classificou o setor de serviços em quatro grupos. Porem vale ressaltar que diversas características gerais aplicam-se à maioria dos serviços.

  • Serviços que lidam com produtos (como transportes e logística);
  • Serviços que trabalham com informação (tais como os call centres);
  • Serviços baseados em conhecimento;
  • Serviços que lidam com pessoas (com cuidados com a saúde).

A inovação nas indústrias de baixa e média tecnologia (BMTs) recebe menos atenção do que as inovações em indústrias de alta tecnologia.  As BMTs geralmente são caracterizadas pela inovação incremental e pela adoção. Assim as atividades de inovação geralmente são centradas na eficiência da produção, na diferenciação de produtos e no marketing. As atividades de inovação em BMTs em muitos casos envolvem a incorporação de produtos e de conhecimentos de alta tecnologia. O uso e a aplicabilidade de tecnologias avançadas podem estabelecer novas demandas para a capacitação de sua força de trabalho e podem afetar sua estrutura organizacional e suas interações com outras empresas.

As pequenas e médias empresas (PMEs) precisam de uma interação eficiente com outras empresas e com instituições publicas de pesquisa para P&D, troca de conhecimentos para a comercialização e atividade de marketing, por possuírem necessidades mais especializadas em suas atividades.

Os fatores regionais influenciam a capacidade inovadora das empresas, essas diferenças nos níveis de atividade de inovação identificam as principais características e fatores que promovem a inovação e o desenvolvimento de setores específicos no âmbito regional podendo auxiliar o entendimento de processos de inovação e ser válido para a elaboração de políticas.

Os fatores institucionais, cultura e valores influenciam as atividades de inovação, fundamentando-se a ideia de que sofre influencia nacional, porem as tecnologias e conhecimento circula entre fronteiras. Muitos mercados em termos de empresas e seus competidores são globais, a internet aumentou as oportunidades de negociação com empresas de outros países.

O processo de globalização é também uma força poderosa para a inovação. A competição internacional força as empresas a aumentar sua eficiência  e desenvolver novos produtos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (62.9 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com