TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Assiduidade como fator de desempenho

Por:   •  9/12/2015  •  Projeto de pesquisa  •  627 Palavras (3 Páginas)  •  472 Visualizações

Página 1 de 3

ASSIDUIDADE COMO FATOR DE DESEMPENHO: UMA ANÁLISE NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA FINANCEIRA

  1. INTRODUÇÃO

        A educação financeira infelizmente ainda não é uma realidade nas escolas brasileiras em todos os níveis. Assim, se mostra importante o estudo de matemática financeira tanto no ensino básico como superior. Mas, em contrapartida, espera-se que o aproveitamento nessa disciplina seja satisfatório para que haja uma melhor aplicação prática. O desempenho é diretamente proporcional ao interesse do indivíduo ao ato de aprender.

  1. CONTEXTUALIZAÇÃO

Em um processo de aprendizado estão compreendidos habilidades, valores adquiridos ou modificados, comportamentos ou valores, observação, experiências, formação, raciocínio.

Para Silva (2013), uma das questões mais complexas na atividade docente diz respeito à assiduidade dos alunos. No entanto, salas cheias não expressam necessariamente interesse estudantil. Muitas vezes o aluno está presente, mas sua motivação é meramente formal-burocrática. A questão essencial é o interesse ou desinteresse pela aula.

  1. METODOLOGIA

Em estatística descritiva, o coeficiente de correlação de Pearson, também chamado de "coeficiente de correlação produto-momento" mede o grau da correlação (e a direção dessa correlação - se positiva ou negativa) entre duas variáveis de escala métrica (intervalar).

[pic 1]

A análise correlacional indica a relação entre 2 variáveis lineares e os valores sempre serão entre +1 e -1. O sinal indica a direção, se a correlação é positiva ou negativa, e o tamanho da variável indica a força da correlação. A interpretação de ρ segue de acordo com os intervalos abaixo.

  • 0.70 - para mais ou para menos indica uma forte correlação;
  • 0.30 a 0.7 - positivo ou negativo indica correlação moderada;
  • 0 a 0.30 - Fraca correlação.

  1. Fonte de dados

O presente trabalho utilizou como fonte de dados as informações de notas e faltas de 55 alunos do curso de administração da Universidade Federal do Ceará que cursaram matemática financeira no turno da manhã.

  1. ANÁLISE DOS RESULTADOS

Gráfico 1 – Dispersão Notas x Qtde de Faltas

[pic 2]

Fonte: Do autor

Ao observar o gráfico 1, nota-se uma associação “inversa”, isto é, diminuindo a quantidade de faltas, aumenta a nota do aluno.

Apresentam-se aqui os resultados dos coeficientes de correlação calculados considerando as variáveis nota final do semestre em matemática financeira e quantidade de faltas no semestre dos 55 alunos considerados.

Tabela 1 – Coeficientes de Correlação

Sexo

Correlação

Classificação

F

-0,5

Moderada

M

-0,7

Forte

Geral

-0,7

Forte

Fonte: Do autor.

        

A primeira observação a ser feita é que todos os coeficientes são negativos, o que indica uma correlação negativa entre as duas variáveis. Se uma variável aumenta de valor a outra diminui.

        De maneira geral, o coeficiente de correlação foi classificado como forte. Quando segregado por sexo, o sexo masculino apresentou coeficiente forte, enquanto que o sexo feminino apresentou coeficiente moderado.        O que se pode concluir é que existe uma relação entre nota e faltas, a assiduidade é fator importante para um melhor desempenho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (250.2 Kb)   docx (144.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com