TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MOTIVAÇÃO - UM FATOR DE DESEMPENHO NAS ORGANIZAÇÕES

Por:   •  6/4/2018  •  Monografia  •  8.078 Palavras (33 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 33

Universidade Paulista – UNIP

MBA em Gestão Empresarial

MOTIVAÇÃO - UM FATOR DE DESEMPENHO NAS ORGANIZAÇÕES

Gisele dos Santos Pinto

Orientador: Wilian Feitosa

São Paulo

2009

Gisele dos Santos Pinto

MOTIVAÇÃO –  UM FATOR DE DESEMPENHO NAS ORGANIZAÇÕES

                                                                Trabalho   apresentado   como

                                                                requisito parcial para obtenção

                                                                do  título  de  MBA em Gestão

                                                                Empresarial,  na  Universidade

                                                                Paulista

Orientador: Wilian Feitosa

São Paulo

2009

                                                                

                                                                 Agradeço ao Hospital Israelita                                                                 Albert Einstein, pelo apoio e                                                                 incentivo educacional.

                                                                Aos colegas de sala pela troca                                                                 de conhecimentos, experiências                                                                 e informações.

                                                                A minha família pelo apoio e                                                                 incentivo na horas difíceis.

                                                                “ O valor das coisas não está                                                                 no tempo em que elas duram,                                                                 mas na intensidade com que                                                                 elas acontecem.

                                                                Por isso existem momentos                                                                 inesquecíveis, coisas                                                                         inexplicáveis e pessoas                                                                         incomparáveis.”

                                                                        Fernando Pessoa

1. INTRODUÇÃO

Atualmente nas organizações, os melhores resultados motivacionais dos funcionários,  consistem essencialmente em oferecer  maiores responsabilidades, deixar claro os objetivos e  oferecer sempre novos desafios independente do cargo ocupado.

Na motivação é envolvida a realização e o crescimento profissional, claramente manifestados pelo exercício das tarefas e atividades que ofereçam grandes desafios e tenham um enorme significado e para os funcionários de qualquer empresa.

Pessoas desmotivadas não realizam suas tarefas com o máximo empenho, pois estão voltadas para seus problemas pessoais e insatisfações profissionais, e se perguntam o que poderiam estar fazendo de melhor naquele momento.

Sendo o ambiente organizacional e suas demandas crescente em complexidade e desafios, as organizações, principalmente àquelas que prestam serviços, dependem cada vez mais de um desempenho de alta qualidade de todos os funcionários independente do cargo ocupado. Isso  torna indispensável o estudo da teoria motivacional nas empresas públicas ou privadas, pois as necessidades humanas são diversas.

Segundo Carleial (1997), "A motivação no trabalho tem raízes no indivíduo, na organização, no ambiente externo e na própria situação do país e do mundo em determinado período de tempo".

Antigamente estudiosos como Maslow, Mcgregor e Herzberg, os objetivos motivacionais eram gerais sendo a busca destes sequêncial, ou seja atingir um levava a busca de outro já estipulado. Hoje sabe-se que há objetivos que não são exatamente perseguidos mas são condições que asseguram a satisfação miníma das pessoas, e que outros são realmente perseguidos e, quando encontrados, realmente trazem muita satisfação ao individuo.

Herzberg denominou-os, respectivamente, fatores higiênicos e motivacionais. ( BERGAMINI, 1997, p.45).

2. PROBLEMA DE PESQUISA

Segundo Fleury & Fischer, 1989, p.17:

“ Não se pode fazer uma estimativa de quando se conseguirá abranger devidamente todo o problema, mas é possível compreender o comportamento motivacional, pelo menos se pensarmos em termos das surpresas que dia-a-dia chefes e supervisores têm ao lidar com seus subordinados.”

Considerando a afirmação de Fleury & Fischer a finalidade deste trabalho é responder a seguinte questão:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.5 Kb)   pdf (286.6 Kb)   docx (619.8 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com