TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade 2 Processos Decisórios

Por:   •  27/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.001 Palavras (5 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 5

PERGUNTAS:

Após a leitura dos textos indicados acima (material de referência) responda as seguintes perguntas:

(a) É possível identificarmos uma relação de "jogo de poder" entre os agentes/instituições do caso? De que forma? Explique utilizando trechos do caso de ensino.

Desenvolvimento: Sim, é possível identificar a relação de “jogo de poder” no caso através dos trechos abaixo:

• Sindicato e governo não entravam em acordo, acusando-se mutuamente sobre as responsabilidades dos prejuízos da greve. Grupos radicais aderiram ao movimento e promoveram diversas manifestações violentas. A Polícia Militar entrou em confronto com manifestantes...

• O governo alegava que a cada reivindicação atendida o sindicato apresentava novas demandas na tentativa de inviabilizar acordos, e que o comando da greve possuía integrantes de partidos de oposição, trazendo cunho político ao movimento e a tentativa de criação de clima de instabilidade, professores e representantes do Governo do Estado se encontraram diversas vezes sem, no entanto, conseguir chegara um acordo definitivo sobre as demandas da categoria.

• Chegamos a um ponto em que aumentar qualquer centavo comprometerá outras áreas do governo. Se aumentarmos a proposta que fizemos aos professores teremos de remanejar verbas destinadas à saúde, segurança, cultura, transportes, obras. Se pudéssemos, pagaríamos o melhor salário do país aos nossos professores, mas é preciso que a sociedade entenda que tudo tem limites.

• O caso teve análise e intervenção do Supremo Tribunal Federal, que provocado, promove um acordo definitivo, culminando no encerramento da greve. “Tivemos dezesseis encontros com o sindicato e assinamos três acordos que foram posteriormente ignorados pelo comando de greve. Quanto mais avançávamos nas negociações, mais aumentavam as demandas.”

(b) Seria possível determinarmos (definirmos) as etapas do processo de tomada de decisão do Governo do estado com relação à negociação exposta no caso de ensino? Quais foram as etapas? Explique.

Desenvolvimento: Segundo Chiavenato (2004, p.349) “o processo decisório exige sete etapas”:

Percepção da situação: A situação beirava o caos. A greve dos professores estaduais já durava quase dois meses; os alunos permaneceram 78 dias sem aulas, as eleições para governador se aproximavam e o impasse permanecia, uma série de manifestações da categoria em apoio aos profissionais de educação e confrontos com a Polícia dominava parte do noticiário internacional, já que o Brasil estava prestes a sediar eventos de grande porte, portanto, na vitrine do mundo.

Análise e definição do problema: Professores e representantes do Governo do Estado se encontraram diversas vezes sem, no entanto, conseguir chegar a um acordo definitivo sobre as demandas da categoria. O sindicato pleiteava entre outras reivindicações o aumento de salários, o fim das avaliações de desempenho apenas para professores, a participação dos docentes nas eleições para diretores de escolas e mudanças na distribuição de disciplinas e a tentativa de criação de instabilidade, considerando que as eleições para governador se aproximavam.

Definição dos objetivos: O governador do Estado do Rio de Janeiro decidiu encerrar as negociações com o sindicato dos profissionais de educação, convocando professores sindicalizados ou não para uma audiência pública, com transmissão via internet e aberta a perguntas, com intuito de tentar pôr fim à greve.

Procura de alternativas de solução: Vários encontros com o sindicato foram realizados e assinamos três acordos que foram posteriormente ignorados pelo comando de greve. Quanto mais avançávamos nas negociações, mais aumentavam as demandas. Após decisão favorável do TJ-RJ, o governo do Estado cortou o ponto dos grevistas e determinou ao sindicato da categoria o pagamento de R$ 300 mil por dia, caso os servidores não voltassem ao trabalho. Através da audiência pública com os professores, o governo tentou fazer com que entendam a atual situação e todas as dificuldades em que se encontra o gestor público.

Avaliação e comparação de alternativas: O governador explica que foram concedidos reajustes acima da inflação, além de benefícios diretos e indiretos, e que o impacto financeiro nas contas públicas de qualquer aumento para categorias como segurança pública,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (52.7 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com