TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Análise de Relatórios Contábeis

Por:   •  3/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  681 Palavras (3 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 3

A controladoria é um departamento das empresas responsável pelo controle e planejamento operacional e estratégico para a elaboração de processos que auxiliem em decisões futuras. O seu sistema operacional é dotado de informações contábeis, financeiras e operacionais, por isso vem se expandindo e tornando-se indispensável para empresas que buscam confiança e estabilidade no mercado.

Muitas das grandes empresas, já faziam uso da controladoria há algum tempo, porém com o aumento da globalização, muitos empresários estão tendo que se adequar a esta nova tendência para estarem preparados para encarar o mercado que se encontra cada vez mais competitivo e fragilizado.

Apesar de a controladoria estar se tornando um diferencial muito importante para as empresas, na cidade em que resido que fica localizado no interior de Domingos Martins, este departamento empresarial ainda é pouco conhecido, pois as empresas que aqui estão implantadas são de pequeno porte e a grande maioria tem sua economia baseada em regime familiar, sendo assim o proprietário é o próprio administrador e responsável por todos os departamentos da empresa. Muitos destes proprietários são desprovidos de estudo para efetuar tal função, porém adquirem experiência com o decorrer do tempo e tentam se adaptar às mudanças que são impostas pela globalização.

Muitos desses empresários buscam novos conhecimentos nessa área e procuram fazer com que suas empresas apresentem competitividade no mercado. Para isso quem vem apoiando e oferecendo conhecimento a essas empresas e o SEBRAE que disponibiliza palestras e oficinas para esses empresários aqui mesmo na comunidade, também disponibiliza consultoria particular na empresa para quem solicitar.

Porém, também existem aqueles que são incapazes de enxergar alguma vantagem em investir neste ramo, pois julgam ser um investimento inútil para estas pequenas empresas e dessa forma sua contabilidade está ficando defasada e assim à empresa vai perdendo espaço no mercado globalizado. Essas empresas ainda não sofrem tanto as conseqüências disso justamente por estarem situadas no interior, mas é preciso saber que hoje em dia os clientes buscam o que melhor satisfaz suas expectativas, sem se importar em ter que se locomover para outras cidades vizinhas.

Devido a esse regime de empresa familiar, o mercado de trabalho para o controller é muito escasso, mesmo sabendo de sua importância para o desenvolvimento da empresa, ele acaba se tornando um investimento muito caro, por isso é difícil manter um profissional deste nível nestas pequenas empresas.

O controller é o responsável pelo trabalho desenvolvido pela controladoria, ele deve estar atento as novas mudanças e ser provido de muito conhecimento da área empresarial, especialmente na área contábil, econômica, financeira e estratégica da empresa, e a partir disso, eles são capazes de saber através dos resultados alcançados qual será a tendência dos resultados futuros. Oferecendo assim maior segurança para a empresa em suas tomadas de decisão. Sendo assim sua responsabilidade é imensa, pois todas as decisões que a empresa tomar será baseado em informações coletadas e disponibilizadas pelo controller.

O controller tem seu foco voltado para a área da controladoria, pois ele é a pessoa principal dentro da empresa com a responsabilidade de manter uma ampla interação com os vários departamentos da organização objetivando assim alcançar melhores resultados. Ele tem como meta reduzir custos e maximizar os lucros, fazendo uso das práticas contábeis, aliada às formas de gerenciamento administrativas.

O mercado de trabalho de modo geral ainda está se adaptando a esta nova função, justamente por ser algo inovador no mercado, porém já se sabe, que um controller que esteja hábil para a sua função traz grandes benefícios para as instituições, sendo assim a empresa que tiver capital para investir neste tipo de profissional terá grande competitividade no mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (67.5 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com