TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Estruturada Estratégia Corporativa

Por:   •  5/1/2019  •  Trabalho acadêmico  •  526 Palavras (3 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 3

Rio 26-05-18

Estratégia Corporativa

1ª Alianças verticais são formadas entre a empresa e o fornecedor, ou entre a empresa e seu cliente. Sob o ponto de vista do cliente, entre as principais vantagens estão, a possibilidade de melhores condições de compra, exclusividade de revenda e aquisição de conhecimento e tecnologia. Por parte do fornecedor, destacam-se a criação de barreiras a seus concorrentes e a facilitação de ações estratégicas.

Exemplo: A Benetton, empresa varejista italiana, famosa na área de moda, é um forte exemplo desse tipo de aliança, pois desenvolveu uma série de parcerias que lhe permitem fazer frente a um mercado competitivo, onde os fornecedores se desenvolvem em parceria com a empresa, sem se tornarem concorrentes.

2ª Estratégias de reação a concorrência é um movimento estratégico que não se direciona especificamente contra a Organização que tomou a iniciativa. Por exemplo, se uma determinada empresa lança uma nova linha de produtos, vem uma outra tenta imitá-la em alguns desses produtos. Ou seja, é uma resposta rápida contra alguma empresa que naquele momento representa uma ameaça.

Exemplo: A Honda, que quando recebeu a notícia que a Yamaha entraria no Brasil com tecnologia japonesa e com um plano ambicioso de invadir o mercado de motocicleta no Brasil, foi aí onde a Honda imediatamente declarou em público que sempre é bom ter um concorrente, mas que o mercado de motocicleta no Brasil pertencia a Honda, que até hoje é líder em seu seguimento, por que teve uma reação imediata junto ao seu principal concorrente.

4ª Estratégia de reação a concorrência, é uma reação que muda a estrutura do mercado, e forçando o empreendimento a se sobressair ao seu adversário. Essas estratégias devem ser pautadas na análise do mercado e das estratégias de seus concorrentes, principalmente quando a localização deste concorrente é próxima ao seu empreendimento. É importante traçar as estratégias do seu empreendimento tendo como base as informações coletadas de seu concorrente e do mercado em si, fazendo um levantamento correto das informações, alinhados com o desenvolvimento de boas estratégias e qualidade nos produtos ofertados com certeza será fácil atrair e reter clientes que por sua vez proporcionarão aumento no faturamento do seu negócio.

Exemplo: A MRV, construtora campeã no Prêmio Melhores & Maiores 2017 na categoria Indústria da Construção, apresentou excelentes resultados mesmo em um setor extremamente abalado pela retração econômica. A construtora mineira faturou 736 milhões de dólares em 2016, além ter aumentado o lucro em 40%, para 112 milhões de dólares. Menin, presidente do grupo destacou os investimentos em processos e tecnologias para aumentar a eficiência da construtora, fator fundamental para o crescimento dos últimos anos.

 5ª Estratégias de cooperação no nível corporativo acontece quando as empresas trabalham juntas para cumprir um objetivo comum. As empresas que usam essa estratégia unem seus recursos e capacidades a fim de criar uma vantagem competitiva. Na maioria das vezes acontecem quando uma empresa não tem recursos e capacidades suficientes para atingir seus objetivos de forma individual e quando se cria parcerias com outras empresas, a probabilidade de atingir seus objetivos aumenta.

Exemplo: A Kodak com as concorrentes HP e Xerox, ao mesmo tempo em que elas brigam pelo mesmo mercado, a Kodak fornece produtos as suas concorrentes. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (78.7 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com