TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Fundamentos Filosóficos e Sociológicos da Educação

Por:   •  15/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  948 Palavras (4 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

Faculdade Anhanguera

Atividade Fundamentos Filosóficos e Sociológicos da Educação        

Prof°. Augusto

Nome: Aline Spacca                                 Ra:  2484660503

Nome: Maira Regina abreu de Souza       Ra:  2485770614

Nome: Nathalia Felix de deus                   Ra: 1590988043

Nome: Tamires Pereira de castro              Ra: 1299106685

Nome: Thaina Alexandra de lima             Ra: 2485713662

Nome: Leticia Torquato da silva               Ra: 1581107033

Santo André – 2015

Índice

ETAPA - 4

Passo 1

Pesquisar sobre "Desafios para os Séculos XXI”

Passo 2

Enumerar no mínimo cinco desafios educacionais enfrentados no Século XXI.

Passo 3

Organizar os dados coletados pela equipe para elaborar a apresentação de abertura do congresso de educação que acontecerá na instituição de ensino superior. Nesta apresentação você deverá abordar os seguintes aspectos:

  1. A importância da filosofia como componente primordial para a formação integral do aluno.

  1. 2. A Filosofia e a sociologia como disciplinas capazes de desenvolver nos alunos as habilidades de reflexão e criticidade necessárias para serem agentes de transformação social e não apenas  de perpetuação das contradições.
  1. 3. Como a filosofia e a sociologia são áreas que permitem e necessitam da argumentação e questionamento constantes, você deverá incorporar em sua apresentação, dinâmicas que permitam com que as pessoas, participem da construção do conhecimento que se espera transmitir.

Passo 4

Preparar uma apresentação em Power point, composta de no máximo 20 slides, contando a abertura, o contexto da ATPS e as referencias utilizadas.

Passo 1- Etapa 4

Desafios para o Século XXI – Filosofia da educação

   O grande desafio que ainda se põe para o Brasil em termos educacionais ao ingressar no século XXI. Trata-se da tarefa de organizar e instalar um sistema de ensino capaz de universalizar o ensino fundamental e, por esse caminho, erradicar o analfabetismo. A Constituição de 1988 estabeleceu, nas Disposições Transitórias, o prazo de dez anos para o cumprimento dessas duas metas. Os dez anos se passaram e agora, em decorrência da Emenda Constitucional de número 14 e da nova LDB, está se procurando fixar no Plano Nacional de Educação, mais dez anos para se atingir essas mesmas metas.

Bibliografia Básica: http://www.cdcc.sc.usp.br/cda/sessao-astronomia/seculoxx/textos/os-grandes-desafios-para-o-seculo-xxi.htm


ETAPA-4

Passo-2 Enumerar no mínimo 5 desafios educacionais enfrentados no século xxI

  • Normatizar a avaliação e a regulação;
  • Consolidar a autonomia universitária plena em todo o sistema;
  • Aplicar adequadamente o princípio da dissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão;
  • Contemplar a diversidade de modelos de IES, programas, modalidades;
  • Promover a aplicação de novas tecnologias, estabelecer condições, incentivos e propostas para articulação e integração com a educação básica, ordenar o processo de expansão da educação superior, definir novos mecanismos de FINANCIAMENTO, redefinir as funções do MEC, CAPES, SESU, CNE, INEP, respeitar a Constituição Brasileira e o novo Código Civil.


ETAPA-4

Passo-3 Organizar os dados coletados pela equipe para elaborar a apresentação de abertura do congresso de educação que acontecerá na instuição de ensino superior . Nesta apresentação você deverá abordar os seguintes aspectos.

As concepções de vida e de mundo têm sofrido contínuas mudanças, gerando conflitos. Particularmente a educação se vê diante de novos desafios que são cruciais para o estabelecimento de seus objetivos e suas práticas. O objetivo da presente pesquisa é evidenciar a importância do ensino de Filosofia para a educação além de descrever, segundo opinião de autores da área, formas práticado professor expor estes conteúdos em sala de aula. A metodologia utilizada neste trabalho foi calçada na pesquisa bibliográfica, que possibilitou estudo, pesquisa, análise e reflexão da temática estudada. Hoje a busca é por um novo ensino que assuma o fracasso escolar e a falta de qualidade, que defenda e ajude a construíram sistema de ensino público capaz de revelar a inteligência e os talentos das crianças, nunca descobertos e incentivados na escola, assim neste contexto entra filosofia nas escolas. A Filosofia requer que estejamos abertos ao novo procurando demarcar espaços que têm especial relevância para da Educação. Ficamos então desafiados: como ensinar Filosofia nas escolas! Mais do que isso: como ensinar de maneira significativa Filosofia para jovens e crianças em nossos dias. Buscar um ensino filosófico, condizente com a idade, dentro das experiências de cada um, aberto ao questionamento, a angustia, e ao novo. Oferecer um amplo panorama, com abordagens sobre a história do ensino da Filosofia, que interrogam os sentidos as práticas. Para isto temos que organizar um ensino de Filosofia que passe pela etapa da sensibilização e da problematização. Mas, para que o estudante possa fazer parte desta experiência, o professor precisa de ferramentas para mediar esse processo. O professor tem que colocar em prática o sentido crítico e investigador da Filosofia, instigando os alunos a produzirem questões a partir do tema abordado. Cada estudante terá para produzir sua própria experiência de pensamento. A história da Filosofia e os filósofos, tomados como ferramentas para compreender melhor aquele tema e o problema que está sendo investigado, ganham um sentido em significado especial, não sendo apenas mais um conteúdo a ser decorado pelos estudantes. De qualquer forma, os conteúdos devem ser apresentados de forma temática, numa tentativa de torná-los mais próximos da realidade vivida pelos alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (179.2 Kb)   docx (50.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com