TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Fundamentos da Educação

Por:   •  21/10/2019  •  Resenha  •  872 Palavras (4 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 4

ATIVIDADE PORTFÓLIO – CICLO 3

Educação e Tecnologias de Informação e Comunicação (TCIs) : como as TICs estão sendo utilizadas no ensino de minha área de formação?

As mudanças e o avanço continuo nas tecnologias representam eternas mudanças no contexto educacional, a figura do professor cada vez mais deixa de ser a fonte principal do conhecimento, concorrendo assim com outras fontes, tais como computadores e a internet; sendo estas ferramentas imersas no cotidiano estudantil. Para isso os professores devem utilizar destas novas tecnologias que prendem tanto a atenção dos estudantes a seu favor. E no meio musical essas novas tecnologias foram exploradas de diversas formas para os alunos desde a musicalização infantil aos alunos do ensino superior.

Começando pela formação infantil e até mesmo ensino regular, encontramos na internet softwares que auxiliam no desenvolvimento musical das crianças e alunos trabalhando desde o ritmo a percepção auditiva, como exemplo o Projeto EduMusical, desenvolvido pelo Laboratório de Sistemas integráveis da Escola Politécnica das Usp e a Coordenadoria de Programas  Educacionais da Fundação Osesp com apoio do CNPq, que inclui o Editor Musical (um aplicativo para composições musicais) e o Portal EduMusical.

O principal objetivo do projeto EduMusical foi pesquisar as tecnologias, os meios interativos e os recursos de telecomunicação disponíveis e desenvolver diferentes aplicativos que possam ser utilizados como apoio ao desenvolvimento musical de crianças, principalmente, mas não exclusivamente nas escolas públicas e particulares do Brasil. Os aplicativos desenvolvidos e disponíveis no Portal são atividades de literatura, apreciação e composição musical, baseados em jogos da memória, quebra cabeças, etc.

Outra forma de utilizar as tecnologias de informação e comunicação no ensino musical são através do aparelho celular para gravações de algumas explicações específicas do professor feitas pelo aluno, tanto em se tratando de exemplos de como realizar determinado som musical, quanto em explicações faladas pelo professor de música. Os celulares também tem outra grande importância no ensino de música, já que existem afinadores de boa qualidade, no sistema Android principalmente. Tais afinadores tem diversos comandos para cada instrumento, o que ajuda o aluno a descobrir aos poucos a frequência específica do seu próprio instrumento. Além disso, o professor pode ensinar, a partir dele, como acontecem as variações das frequências de cada nota dentro das escalas musicais.  

E ainda, sistemas operacionais de celular e computador como Android, IOS, Windows, Mac, etc., proporcionaram a criação de aplicativos que podem auxiliar tanto com a musicalização infantil, com jogos ou softwares para o desenvolvimentos da percepção musical, rítmica e auditiva da crianças, onde elas podem aprender brincando, tanto com o ensino de instrumentos, com aplicativos que auxiliam o aluno a aprender e a praticar o instrumento escolhido de maneira didática e de fácil compreensão. Um exemplo é o aplicativo EarMaster, que é um bom aliado para trabalhar exercícios de ditados melódicos musicais e exercícios auditivos de intervalos.

Professores de universidades, a distância (principalmente, já que é basicamente, a principal forma de comunicação que eles terão com o aluno, através da tecnologia) ou mesmo em presenciais, também se utilizam de aplicativos ou sites para auxiliar os alunos no ensino de instrumentos. Os professores muitas vezes se utilizam de vídeos, no Youtube ou nas plataformas de salas de aulas virtuais nos sites de universidades com método EAD e de “web chamadas”, no Skype por exemplo, para demostrar a técnica correta ou mesmo certa postura que muitas vezes é imprescindível para tirar uma sonoridade adequada no instrumento, já que, nestes casos, nem sempre apenas a leitura e a parte teórica é suficiente para a compreensão do aluno e a demonstração e o “visual” torna o aprendizado mais fácil. No caso das universidades de ensino a distância, esses vídeos não só são usados para mostrar as técnicas em instrumentos, mas também para ministrar os conteúdos de todas as disciplinas.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (97 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com