TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Individual Gestão Estratégica MBA Gestão Empresarial

Por:   •  8/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  907 Palavras (4 Páginas)  •  2.451 Visualizações

Página 1 de 4

Atividade individual

        

Matriz de análise

Disciplina:Gestão de Projetos

Módulo: VI

Aluno:Thiago Vieira Melo Silva

Turma: 0519-9_4

Tarefa: Atividade Individual_Case empresa CCC

Características do projeto 

Inicialmente gostaria de trazer o conceito de Projeto, que é esforço temporário utilizado para desenvolvimento de produto, serviço ou resultado, com utilização de atividades com início, meio e fim.

Levando em consideração este conceito, o grande evento desenvolvido pela CCC pode ser considerado como um projeto, tendo em vista que possui atividades controladas e coordenadas, sendo realizadas de forma gradativa e em etapas, com clara definição de local, equipe, empresas parceiras, contratação das bandas, empresas de fast food, seguranca, bilheteria, etc.

O referido projeto terá data para início e término, objetivando a divulgação e fortalecimento do Market Share da empresa.

Fases do projeto e possíveis processos de gerenciamento a serem utilizados em cada fase

1ª Fase - Iniciação:

Nesta etapa, teremos o processo de inicialização, com a correta definição do projeto e o objetivo, que é a realização do show, identificação dos stakeholders, criação do “Termo de Abertura”, nomeando a DT Produções como Gestora do Projeto, documentando os requisitos para a conclusão do projeto. Esse Termo tem a finalidade de comunicar às partes de forma clara o objetivo e os beneficios do projeto.

2ª Fase - Planejamento:

Será definido o escopo e o objetivo do projeto, bem como as seguintes atividades:

- Desenvolver o cronograma e estimar as durações das atividades;

- Definição da data do evento;

- Realizar uma vistoria nas instalações para fins de verificar se atende as necessidades do evento;

- Realizar uma prévia análise de possíveis bandas para o evento (de rock e que tocam músicas da década de 80);

- Convidar empresas de fast food e solicitar o envio de uma proposta para participação no evento;

- Realizar uma estimativa dos custos do projeto;

- Definir um orçamento para o projeto;

- Realizar reunião com todos os envolvidos para idênticação dos riscos do projeto;

Serviços e Comodidade (infraestruturma, segurança, logística, transporte,banheiros, informação)

Divulgação e Propaganda

Parceiros e Patrocinadores

3ª Fase - Execução:

Nesta fase, será necessário realizarmos a mobilização da equipe, obecendo e cumprindo o cronograma alinhado com o objetivo do projeto, que é a realização do show.

- Estabelecer o tempo para execução de cada tarefa, evitando atrasos e/ou adiamentos;

- Realizar testes na infraestrutura;

- Realizar a contratação das bandas, para abertura e fechamento do envento, e uma com maior sucesso para ser a atração principal do evento;

- Realizar a formalização dos contratos de parceria com as empresas de fast-food;

4ª Fase - Monitoramento e controle:

Nesta fase, realizaremos o acompanhamento e monitoramento do projeto. Na minha opinião o acompanhamento é fundamental para o sucesso do Projeto e é a principal função do Gestor do Projeto. Já o monitoramento é para controlar e acompanhar as entregas, verificando se as mesmas, estão alinhadas com o cronograma, e caso surja algum imprevisto, deve-se aplicar o remédio necessário, para que o sucesso do projeto não seja comprometido.

No dia da realização do evento, a Gestora do Evento deve permanecer full time acompanhando do início ao fim e, caso seja necessário, atuar de forma rápida para solucionar alguma não-conformidade, que possa prejudicar o show.

5ª Fase - Encerramento:

Essa é a última fase do projeto, na qual ocorre a formalização do término, relatando se o resultado foi ou não alcançado. E após esta etapa, os stakeholders estarão liberados para atuarem em outros projetos, e no presente caso, a DT Produções deve finalizar as atividades deste projeto, devolvendo o espaço da FIERGS de acordo com o contrato de locação.

Estrutura das empresas CCC e DT Produções

Como já sabemos, um projeto é uma atividade multidisciplinar, envolvendo diversos tipos de conhecimento como exigência para a sua execução, desta forma, para este projeto na minha honesta opinião, cabe a aplicação de uma estrutura matricial, dando maior autonomia, autoridade e agilidade na tomada de decisõe e execução deste projeto.

Vejamos o conceito de estrututa matricial:

É o resultado da combinação da verticalização com a horizontalidade, ou seja, mantem-se os departamentos funcionais, mas é criado um órgão regulamentador, ou um funcionário só que seja, mas focado em projetos, com responsabilidade definidas, ou seja, você cosegue identificar no organograma uma figura responsável pelos projetos, que foi autorizada e criada pela diretoria.

No presente caso a empresa CCC é sponsor do projeto, sendo responsável pela realização do investimento e riscos na promoção do evento, com o objetivo de elevar marketshare.

A empresa DT Produções é especializada em realização de eventos e faz parte do Grupo CCC, porém pelo fato de ser nova no grupo não utiliza metodologia de gestão de projetos em seus eventos e nesse caso deverá seguir às normas, políticas e culturas do grupo CCC.

Desta forma, a empresa DT Produções para a realização deste projeto prestará um serviço de consultoria ao gerente de projeto, juntamente com os departamentos financeiro e jurídico do grupo CCC.

Após a liberação do recurso para a realização do evento, a DT Produções irá realizar o planejamento do evento em conjunto com gerente do projeto, tendo em vista que possui uma vasta experiência na seleção de fornecedores, bandas, empresas de infraestrura, marketing, custos, etc.

Este planejamento será submetido à metodologia de PMBOK pelo gerente do projeto e apresentado ao departamento jurídico e financeiro da CCC.

Com o orçamento e planejamento aprovados o acompanhamento da execução do projeto será realizado em conjunto com o gerente do projeto e a DT Produções, onde serão definidos os líderes específicos para cada projeto (infraestrutura, marketing, segurança).

Referências bibliográficas

E-book FGV  –   Fundamentos de Gerencimento de Projetos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (324.1 Kb)   docx (818 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com