TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Individual Fundamentos da Gestão de Projetos - MBA FGV

Por:   •  8/5/2019  •  Resenha  •  912 Palavras (4 Páginas)  •  1.228 Visualizações

Página 1 de 4

Atividade individual

        

Matriz de análise

Disciplina: Fundamentos de Gerenciamento de Projetos

Módulo:

Aluno:

Turma:

Tarefa:

Características do projeto 

Os projetos possuem as seguintes características: temporariedade, unicidade e progressividade.

Dessa forma, podemos definir um projeto como sendo um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.

Podemos identificar que o Show que será oferecido pela CCC e executado pela DT Produções possuí essas três características. Tendo em vista que tem data certa para inicio e fim, é único e possuí um conjunto de atividades que serão controladas e coordenadas até a entrega do produto final (show).

Fases do projeto e possíveis processos de gerenciamento a serem utilizados em cada fase

A DT produções será responsável pelo planejamento e execução das atividades que serão desenvolvidas para que o show ocorra.

Por tratar-se de um projeto, ele passará por algumas fases necessárias para que o resultado final seja bem-sucedido.

A primeira delas é a Iniciação, ou seja, nessa fase a DT produtções vai estudar quais são os objetivos do projeto (realização do show), os custos envolvidos, quais são os riscos envolvidos, enfim, tudo que será necessário para que o Show ocorra dentro do que se espera. Para tanto, farão a elaboração do Termo de Abertura, documento que dará inicio ao projeto.

Na sequencia entramos na fase de planejamento, onde é possível detalhar profundamente as atividades necessárias, criação do cronograma de entregas do projeto, busca pelos recursos necessários para execução do projeto, dentre outros. No caso da DT, essa fase incluí: definição do local, data e hora, quais serão as bandas contratadas, definir o orçamento, contratar os paceriros que participarão do evento, identificar quais riscos estão envolvidos, contratar o espaço em que o show será realizado, verificar se o local tem capacidade e se atende as normas específicas pra realização desse tipo de evento, etc. Nessa fase elaboramos ainda o cronograma do projeto, que vai servir como base para as pessoas envolvidas. Essa fase é de extrema importância para o sucesso do projeto. O gestor de projetos deve acompanhar de perto e assegurar que o cronograma esta sendo seguido. Importante que ele registre o andamento das atividades, para que possa avaliar futuramente os resultados do projeto.

O próximo passo é a execução, nessa etapa coloca-se em prática todas as premissas determinadas na fase de planejamento. Essa fase corre em paralelo com a fase de Monitoramento e controle, para identificar se o planejamento esta sendo executado conforme planejado e se for o caso corrigir a rota e replanejar o que não esta funcionando como o esperado. O gestor de projetos deve acompanhar de perto e assegurar que o cronograma esta sendo seguido. Importante que ele registre o andamento das atividades, para que possa avaliar futuramente os resultados do projeto.

 A última fase é a do Encerramento, ou seja, nessa fase o produto final é entregue (realização do show). É importante elaborar o documento para validação do encerramento do projeto, afim de ter o aceite do cliente, para garantir que o projeto foi entregue a contento.

Estrutura das empresas CCC e DT Produções

As empresas possuem estruturas organizacionais diversas, tal estrutura esta diretamente ligada ao ramo de atuação e aos objetivos da empresa.

De acordo com o PMBOK, podemos destacar as 3 principais estruturas organizacionais:

  1. Funcional: A empresa é dividida em setores, em que cada setor é especializado em determinada atividade. Os setores trabalham sob demanda e normalmente cada setor possui um gerente. Nesse modelo não há uma cultura de gerenciamento de projetos, as empresas que adotam esse modelo, tem diversos projetos em andamento, no entanto, não há uma pessoa responsável pela gestão desses projetos. Nesse modelo corre-se o risco de cada área pensar e, determinado projeto, visando exclusivamente melhorar os problemas de seu setor, sem se preocupar no impacto que determinadas mudanças causarão em outros setores da empresa.
  2. Matricial: Essa estrutura é bem parecida com a Funcional, no entanto, nesse modelo já existe uma preocupação com a área de gerenciamento de projetos. Nesse caso, permanece a estrutura de setores, mas os projetos são controlados pelo Gestor de Projetos. Com esse modelo a empresa tem um ganho em comunicação e integração entre os setores, já que o gerente de projetos vai ter acesso a todos os projetos. Nesse modelo as empresas podem ser classificadas em:
  • Matrizes fracas: características fortes de uma organização funcional, com o gerente de projetos como facilitador;
  • Matrizes fortes: o gerente de projetos tem autonomia e autoridade dada pela diretoria da empresa;
  • Matricial Balanceada: o gerente de projetos não tem autoridade total sobre o projeto e recursos financeiros.
  1. Projetizada: As empresas que atuam nesse modelo, tem como atividade fim, os projetos. O gerente de projetos tem muito independência para atuar e decidir nos projetos em que esta envolvido. Nessas empresas, os profissionais têm dedicação exclusiva ao projeto.

Analisando as empresas envolvidas, temos o seguinte cenário:

E empresa CCC, nos parece possuir uma estrutura funcional, tendo em vista ser uma empresa familiar e que possuí muitos anos no mercado. Geralmente empresas com esse perfil, não tem muita preocupação na Gestão de Projetos, tanto é verdade, que preferiu adquirir uma empresa especializada em eventos, para a execuçãoo dos eventos culturais que servem para fortalecer sua marca no mercado.

Já a empresa DT Produções, pela essencia do seu negocio é uma empresa Projetizada, tendo em vista que cada evento que prepara é um projeto diderente.

Referências bibliográficas

Sites consultados:

https://www.oficinadanet.com.br/post/14646-guia-pmbok-sistemas-organizacionais. Acessado em 04/04/2019.

https://www.jrmcoaching.com.br/blog/estrutura-projetizada-vantagens-e-desvantagens/. Acessado em 04/04/2019.

https://gestaodesegurancaprivada.com.br/conceito-de-projeto-o-que-e-definicao/. Acessado em 05/04/2019.

https://www.projectbuilder.com.br/blog/conheca-as-5-fases-de-um-modelo-de-projeto/. Acesado em 05/04/2019.

https://www.oficinadanet.com.br/post/14645-guia-pmbok-ciclo-de-vida. Acessado em 05/04/2019.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (338.7 Kb)   docx (818.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com