TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Individual - Gestão de Pessoas - MBA FGV

Por:   •  23/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.645 Palavras (7 Páginas)  •  836 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

A globalização mudou totalmente os mercados, trouxe maior aproximação e acesso às informações, acelerou a inovação tecnológica e tem tornado o trabalho dos gestores mais desafiante, exigindo cada vez mais conhecimento e criatividade por parte das lideranças para sobreviverem e se destacarem num ambiente organizacional dinâmico.

Diante deste cenário, valoriza-se a capacidade que os líderes devem possuir de extrair o melhor de seus liderados, fazendo com que os mesmos se esforcem cada vez mais para contribuírem para o alcance dos objetivos das organizações.

Com relação aos perfis de liderança, analisando todo o conteúdo apresentado na matéria de Gestão de Pessoas e mais alguns conceitos pesquisados, vamos falar aqui sobre os principais perfis e estilos de lideranças encontrados, características e suas vantagens e desvantagens. Como tratam-se de autores, conceitos e visões diferentes, alguns se complementam, outros se sobrepõem. Apresentaremos aqui os entendidos como mais relevantes.

Desenvolvimento – análise de diferentes perfis de liderança

Segundo Macêdo e colaboradores (2012 apud FERRREIRA, 2017), “liderança é a arte de educar, orientar e estimular as pessoas a persistirem na busca de melhores resultados num ambiente de desafios, riscos e incertezas”.

O líder tem o papel de influenciar, educar, orientar, desenvolver, inspirar, ouvir e estimular sua equipe. Ele precisa exercer sua influência sobre seus liderados para que a missão, a visão e os objetivos estratégicos da empresa se tornem realidade, pois são as pessoas que os colocarão em prática.

A seguir apresentaremos os principais perfis de liderança encontrados nas literaturas e materiais pesquisados sobre o tema, bem como suas vantagens e desvantagens.

– Líder autocrático ou autoritário: centralizador, dominador, toma decisão sozinho, definindo as responsabilidades e controlando todos os processos. Vantagens: velocidade na tomada de decisões, regras bem definidas, maior controle dos processos. Desvantagens: abuso de poder, tensão, stress, conflitos, desvalorização, subutilização, frustação e desmotivação da equipe, líder sobrecarregado.

– Líder coercitivo: centralizador, comanda amedrontando as pessoas, estilo mandão. Vantagens: é movido por resultados e tem facilidade em lidar com os funcionários mais problemáticos. Desvantagens: limita-se a dar feedbacks negativos.

– Líder participativo ou democrático: tomada de decisão com participação da equipe, ouve opiniões e sugestões, dá feedback e delega tarefas. A participação dos funcionários é incentivada, valorizada e recompensada e o líder atua apenas como suporte à equipe. Vantagens: ambiente participativo, comunicação direta e efetiva, senso maior de grupo, maximiza a produtividade, satisfação e motivação dos liderados. Desvantagens: risco de perda de controle, processos decisórios e de mudança podem ser lentos, exige alto nível de maturidade e experiência da equipe.

– Líder liberal (ou laissez-faire): o líder deixa todas as decisões nas mãos da equipe, dando total liberdade para que esta decida, por si só, quais são os melhores caminhos e soluções para resolver os problemas da organização. Vantagens: liberdade, confiança, descentralização e pouca burocracia. Desvantagens: falta de direcionamento, feedback e controle da qualidade, baixa produtividade, individualismo.

– Líder marcador de ritmo: busca alto desempenho, voltado a resultados rápidos, lidera pelo exemplo, workaholic. Vantagens: “coloca a mão na massa” junto com a equipe, não deixando seus liderados em apuros. Desvantagens: impaciente com pessoas com ritmo mais lento, às vezes distorcendo o conceito de engajamento.

– Líder paternal: preza pelo relacionamento com a sua equipe, constrói relações mais fraternais, coloca a necessidade das pessoas em primeiro lugar. Vantagens: muito bom em resolver conflitos internos e mantém um bom ambiente de trabalho. Desvantagens: cria pessoas dependentes emocionalmente, tem dificuldade de dar feedback negativo, perfil não está muito ligado ao resultado.

– Líder treinador: preza pelo autoconhecimento, costuma desenvolver bem as pessoas, líder de muita ação. Vantagens: consegue diagnosticar muito bem os pontos fortes e fracos dos seus colaboradores, criando um plano de ação para orientá-los a fim de que possam melhorar seus respectivos desempenhos no dia a dia. Desvantagens: alega falta de tempo e acredita que um treinamento pode ser mais valioso que uma conversa franca.

– Líder situacional: correlaciona liderança x motivação x poder. O líder deixa claro qual o resultado esperado para a tarefa, direciona seus colaboradores, estabelece as funções e objetivos a serem alcançados dentro de um tempo pré-determinado, levando-se em conta o nível de senioridade ou maturidade de seus colaboradores. Vantagens: flexibilidade, otimização do tempo do gestor, aumento da produtividade, desenvolvimento da maturidade da equipe e do líder. Desvantagens: falta de padronização de processos, dependência do domínio do líder, processo de desenvolvimento da equipe pode ser longo e demorado.

– Líder carismático ou inspirador: visto como transformador, revolucionário e renovador. Sua capacidade de comunicar bem a visão e a direção a ser seguida, sua disponibilidade em romper com os padrões e forte interação com os liderados fazem do líder carismático um forte agente de mudanças. Vantagens: autoconfiança, busca da melhoria contínua, sentimento de realização e pertencimento na equipe. Desvantagens: busca por melhoria pode se tornar cansativa e inesgotável ou transformá-lo em um líder constantemente insatisfeito, tendência de dominação sobre o outro.

– Líder visionário: ter visão de futuro, projeta ações concretas para atingir futuras metas, cria um campo de forças capaz de energizar e motivar todas as instâncias da organização, mobilizando habilidades, competências e talentos em torno de sua concretização. Vantagens: sabe orientar e ouvir a equipe, autoconhecimento profissional, crença no sucesso, criatividade. Desvantagens: muito exigente, não agradando a todos.

– Líder conectivo: próprio do cenário atual, são líderes que percebem a força que existe nas interconexões entre pessoas. A conectividade ocorre através de combinações e associações entre líder e equipe, entre processos, entre pares, entre pessoas, visando alcançar resultados. Vantagens: sentido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (48.4 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com