TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Individual FGV MBA - Marketing

Por:   •  12/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.744 Palavras (11 Páginas)  •  4.297 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2]

PLANO DE MARKETING

[Setembro/2018]

[pic 3]


[pic 4]

Elaborado por: []

Disciplina: [Marketing]

Turma: []

[pic 5]


[pic 6]

1. Introdução

Para a realização desta atividade individual, buscou-se uma situação real, onde os conceitos apresentados ao longo da disciplina pudessem ser aplicados de fato. A empresa objeto de estudo foi a Pura Vida Guest House, uma pequena pousada em construção, localizada no Campeche, bairro nobre no leste litorâneo de Florianópolis. Neste cenário de pesquisa, apesar de limitações de dados econômicos de desempenho, há vasto material e pesquisas no setor turístico do município de Florianópolis e do estado de Santa Catarina, que possibilitaram o embasamento do plano de marketing desenvolvido.

Com o atual crescimento da economia e do turismo na região do Sul da Ilha de Florianópolis, junto às mudanças trazidas pelas inovações tecnológicas em hospedagem como o Airbnb e Booking, o setor hoteleiro está enfrentando mudanças e precisa entender este novo cenário de concorrência e serviços. Deste modo, o objetivo do presente estudo é fundamentar e nortear o processo de implementação de ações de marketing no planejamento da Pura Vida Guest House, fornecendo informações que otimize suas vendas e fortaleça sua longevidade no mercado hoteleiro da região.

O presente trabalho está segmentado entre o desenvolvimento do estudo de mercado e plano de marketing, seguido das considerações finais e referências utilizadas, e se inicia a seguir:

2. Desenvolvimento

O desenvolvimento da atividade está dividido em quatro partes:

(i). Apresentação e análise ambiental da empresa, onde será apresentada a proposta da empresa no mercado em que atua; as tendências e os potenciais do setor;

(ii). Análise do mercado competitivo, onde serão analisadas as cinco forças competitivas de Porter, junto à matriz SWOT e identificação das estratégias competitivas;

(iii). Pesquisa de mercado e potenciais, que busca analisar o mercado consumidor, o público alvo, comportamentos e tendências, buscando compreender as segmentações existentes para direcionamento dos esforços de comunicação;

(iv). Proposta de comunicação e planejamento de marketing, onde buscamos compilar as conclusões e oportunidades observadas, através do plano de ação integrado de marketing.


[pic 7]

(i). Apresentação e análise ambiental da empresa

Proposta da empresa e localização:

A Pura Vida Guest House é uma pousada em construção, localizada no bairro do Campeche a 200 metros da praia, no sul da ilha de Florianópolis. Em área nobre turística, a proposta é oferecer uma hospedagem diferenciada em projeto arquitetônico sustentável (energias renováveis, utilização modular de containers e madeira de demolição), com apenas seis acomodações estilo loft (cozinha integrada e autonomia) de alto padrão e rigor de qualidade, em ambiente moderno e sofisticado.

Além da estadia e conforto, a Pura Vida Guest House oferecerá serviços complementares como: aluguel de pranchas de surf, transporte para passeios ecológicos guiados (trilhas, nado em mar aberto, etc.) e parcerias com profissionais para prática de yoga, meditação, surf, mergulho e pesca.

[pic 8]

Bairro Campeche:

Segundo bairro

mais populoso do

município. Área

litonânea de alto

padrão, com

diversas opções

gastronômicas e

atrativos naturais

para turismo de

praia, natureza e

prática de esportes

aquáticos.

Por ser uma praia oceânica, o mar na região possui ondas fortes e água gelada, o que favorece a visitação de um público segmentado de pessoas com interesses alinhados à proposta da pousada. Para os não adeptos dos esportes aquáticos, a região ainda conta com lagoas, trilhas e praias protegidas, como a Ilha do Campeche, permitindo assim a visitação de um público mais abrangente.

[pic 9]


[pic 10]

Microambiente: Tendências e potencial do setor:

No Estado de Santa Catarina o turismo é um setor em crescente desenvolvimento econômico e social, estimulando investimentos e oportunidades para pequenos e grandes negócios que vem favorecendo o aumento de entrada de divisas estrangeiras e auxilia na preservação do patrimônio natural, histórico e cultural.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Turismo, durante os três meses da temporada, cerca de 2,5 milhões de turistas visitaram o estado e geraram um impacto de R$ 10,1 bilhões na economia.

Com enforque na área litorânea do município, nos últimos anos houveram grandes investimentos em infraestrutura no sul da ilha, como duplicação do aeroporto internacional e vias de acesso, aumentando a qualidade de vida da região e deixando o bairro do Campeche em destaque nos investimentos imobiliários e destino turístico.

Conforme avaliação de competitividade realizada pela FGV, Ministério do Turismo e Sebrae no ano de 2015, o litoral de Florianópolis se destaca com altos níveis competitivos, graças sua infraestrutura e qualidade dos atrativos naturais. Abaixo alguns dos pareceres desta avaliação:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)   pdf (6.1 Mb)   docx (6.1 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com