TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Individual Gestão de Pessoas FGV ONLINE

Por:   •  10/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.653 Palavras (11 Páginas)  •  581 Visualizações

Página 1 de 11
  • principais características dos perfis de liderança apresentados;
  • vantagens e desvantagens de cada perfil;
  • estilos de liderança mais frequentes no ambiente organizacional.

Nos estudos já realizados sobre diferentes perfis de lideranças, foram compreendidos estilos diferentes de lideranças, e desenvolver as características de cada um será o foco principal deste trabalho. Para se ter chegado nesses estudos, existiu um caminhar de evolução nas funções organizacionais do mundo corporativo ao longo do tempo.

O que hoje estudamos com o nome de “gestão de pessoas” surgiu no início dos anos 1900, época em que as “funções de controle” começaram a existir. De acordo com as novas relações humanas de trabalho que foram surgindo, as pessoas que possuíam facilidades com fatores psicológicos e sociais ganharam espaço nas funções de chefia. Se antes a relação em empregado e empregador não era o foco das relações de trabalho, ela passou com o caminhar dos séculos, a ser um dos fatores essenciais para o bom andamentos das organizações.

Dessa forma, passou-se a valorizar o chamado Comportamento Organizacional, ou seja, o indivíduo que se destacasse com habilidades relacionadas à interações pessoais e interpessoais passou a ser valorizado uma vez que tais características influenciavam nos ambientes internos das organizações e das funções de comando, principalmente na atribuição de funções e estabelecimentos de metas. Tal habilidade passou a ser chamada de Inteligência Emocional.

A inteligência Emocional é hoje conhecida como uma das habilidades do futuro. Segundo Daniel Goleman, “a inteligência emocional é a maior responsável pelo sucesso ou insucesso dos indivíduos”. Uma das formas de traçar as características de alguém com boa inteligência emocional pode ser por ter autoconhecimento emocional, ou seja, alguém que reconhece as próprias emoções, controle emocional, aquele que consegue adequar seus sentimentos a diferentes tipos de situação, motivação; aquele que direciona suas emoções com sabedoria, empatia, é a característica de quem se preocupa com o outros, com suas emoções e compreende a cadeira do outro e relacionamento interpessoais, ou seja, aquele que é capaz de interagir com os outros.

A partir de tais estudos de comportamento, surge as diferentes formas e estilos de exercício da liderança, que, através da maneira em que sua influência é exercida, consegue obter melhores resultados à organização em que faz parte. Conforme analisaremos no desenvolver desta dissertação.

Todo tipo de equipe, seja ela de trabalho, de interação, de grupo religioso, até mesmo os grupos de brincadeiras de crianças ou adolescente, ou mesmo qualquer tipo de brincadeira, merece e deve ser liderado por alguém. Existem muitas características que são destacadas logo na infância, a pessoa de fato já as desenvolve muito cedo, no entanto, não entendemos mais como a “abordagem dos traços”, teoria antiga na qual os líderes eram definidos por traços físicos ou sociais. Atualmente, é evidente que a capacidade de liderar não obrigatoriamente algo intrínseco desde o nascer, ela pode ser desenvolvida ao longo do tempo.

Uma das formas mais conceituadas de se estabelecer os perfis de liderança foi idealizada por Kurt Lewin, um dos pioneiros de tais estudos. Segundo ele temos:

Estilo Autocrático: A palavra chave desse perfil de liderança é AUTORIDADE. Um líder com perfil autocrático centraliza toda a autoridade e poder em suas mãos. Dessa forma a autoridade está totalmente concentrada em suas mão e seus subordinados não possuem autonomia alguma na equipe. É ele quem decide sozinho, determina as funções e responsabilidade detendo todo o controle em suas mãos.

É a verdadeira figura, muitas vezes até caricata, do chefe, aquele que detém o poder e dá ordens sem espaço para sugestões. Esse tipo de líder costuma ser dominador, até mesmo temido.

Desvantagens do Perfil Autocrático: Como a figura do líder autocrático é dominadora, há na maioria das vezes uma relação de medo, receio e tensão entre ele e seus subordinados. Até mesmo porque esse tipo de líder é muito crítico quando seus liderados não apresentam resultados visíveis. Uma das desvantagens nesses casos é que não há outra motivação para o trabalho além do medo. As pessoas que trabalham sob pressão até costumam entregar um maior volume de trabalho, no entanto, em função disso, tal serviço costuma gerar insatisfação e falta de motivação, o que facilita em muito a geração de conflitos entre os próprios liderados.

Outra desvantagem é o fato de que nesse tipo de relação, em que não há um senso de participação da organização, já que eles só recebem ordens e não tem liberdade para participar das decisões, o que costuma acontecer é que as equipes só trabalham quando o patrão/líder está presente. É a famosa relação de empregador autoritário e empregado que apenas cumpre sua obrigação, muitas vezes só pelo valor pecuniário que aquele trabalho lhe oferece.

Por último, também em função da pressão, o tipo de líder Autocrático não consegue segurar muito tempo considerável seus subordinados na empresa, portanto, não há constância no quadro de funcionários, e sim uma constante rotatividade.

Vantagens do Perfil Autocrático: Uma vantagem desse tipo de liderança, é que grupos que trabalham com pressão e tensão tendem a produzir um maior volume. Ou seja, produz mais com menos qualidade. E se o foco da organização for quantidade é uma opção razoável.

Em outro ponto que esse tipo de perfil é visto com bons olhos, é que existem momentos que perfil mais centralizador, mas autoritário deve existir na organização. Há momentos determinantes para a organização, seja em virtude à fatores internos ou externos que é bom que existe um líder com tomadas de decisões mais duras. O líder não sabe ser enérgico em algum momento terá algum problema durante sua vivência como gestor.

Estilo Participativo ou Democrático: É o tipo de líder o oposto do anterior, nesses casos, o líder participa toda a equipe na organização, ele abre espaço para que seus liderados deem suas sugestões, participem das tomadas de decisões. É realmente o tipo de líder que sabe ouvir e que também sabe delegar tarefas. Nesses casos, é muito comum que esses líderes sejam acostumados a da um feedback, demonstrando os pontos positivos e negativos de cada trabalho.

Vantagens do Perfil Democrático: Na condução da equipe de forma democrática, há um sentimento de pertencimento por parte dos liderados, ou seja, eles costumam se sentir parte, e isso influencia diretamente no bom andamento dos trabalhos ainda que a figura do líder não esteja fisicamente presente. Na maioria da vezes, os integrantes da equipe tem prazer em ver a empresa crescer, em angariar resultados positivos. Basicamente, podemos dizer que os resultados desse tipo de liderança veem por senso de pertencimento e não por pressão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)   pdf (135.1 Kb)   docx (238 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com