TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Individual Negociação e Administração de Conflitos

Por:   •  27/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  750 Palavras (3 Páginas)  •  1.022 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE INDIVIDUAL

Matriz de análise

Disciplina: Negociação e Administração de Conflitos - 0322-2

Módulo:

Aluno: Ingrid Accioly Fontes de Oliveira

Turma: 4

Tarefa: Observar atividades de negociação pode ser uma boa estratégia para adquirir conhecimento na área e desenvolver habilidades necessárias a essa prática.

Considerando tal perspectiva, propomos, nesta atividade, um olhar sobre o processo de negociação a partir de cinco filmes e duas séries que abordam o tema. São eles:

  • O poderoso chefão (1972), de Francis Ford Coppola;
  • Hotel Ruanda (2004), de Terry George;
  • Coach Carter: treino para a vida (2005), de Thomas Carter;
  • Senhor das armas (2005), de Andrew Niccol;
  • Capitão Phillips (2013), de Paul Greengrass;
  • O lobo de Wall Street (2013), de Martin Scorsese;
  • House of Cards (2013-2018), de Beau Willimon, e
  • La casa de papel (2017), de Álex Pina.

Desse modo, para a realização desta atividade, você irá selecionar um dos cinco filmes listados e analisar a dinâmica de negociação nele representada. Tome por base a teoria estudada ao longo do curso.

A análise da negociação retratada no filme eleito deverá contemplar os seguintes pontos:

  • breve resumo da cena analisada;
  • classificação das partes envolvidas (atores da negociação);
  • identificação das fontes de poder, ferramentas e táticas;
  • avaliação das etapas da negociação;
  • descrição da comunicação verbal e não verbal;
  • avaliação dos aspectos positivos da negociação observada e sugestão de melhorias;
  • estabelecimento de um paralelo com sua realidade profissional.

Introdução

O filme escolhido para análise do processo de negociação é O Poderoso Chefão, de Francis Ford Coppola, que tem como roteito um retrato frio da ascenção e queda da família Corleone nos Estados Unidos, juntamente da sombria história criminosa do clã sciciliano.

A história O Poderoso Chefão, que foi publicado pela primeira vez em 1969, ainda é considerada a reconstrução mais precisa das famílias da máfia em Nova York. A família Corleone é liderada pelo carismático Don Vito Corleone. Apesar de sua implacabilidade, Don Vito é essencialmente um homem justo. Um pai benevolente, que não recusa nada aos seus afilhados: conselhos, dinheiro, vingança, e até mesmo a morte de alguém. Em troca, o poderoso chefão só pede respeito e amizade de seus aliados. Como resultado, todos os seus desejos se tornam realidade. No entanto, ninguém pode vencer o tempo. Quando seus inimigos atacam ao mesmo tempo, e tudo o que sua família representa está em jogo, o velho Corleone terá que escolher um sucessor para o trono entre seus filhos. O poderoso chefão tornou-se um fenômeno instantâneo: dois anos antes de seu lançamento, os direitos de adaptá-lo para a tela já tinha sido vendido - e quando finalmente chegou às livrarias, em 1969, ele permaneceu mais de um ano na lista dos mais vendidos, resultando em um verdadeiro clássico nas mãos de Francis Ford Coppola.

Desenvolvimento – análise do processo de negociação representado no filme eleito

  1. Breve resumo da cena analisada

A cena que contém elementos de negociação escolhida foi a que ocorre no período de 0:31:22 até 0:40:13 do filme, que se inicia com a preparação de Don Vito Corleone (Marlon Brando) para a reunião com Virgil Sollozo (Al Lettieri), pelo seu concigliere e advogado Tom Hagen (Robert Duvall) e seu filho Santino Corleone (James Caan) e finalmente a reunião, que também conta com a participação de seu outro filho Fredo Corleone (John Cazale) e seus homens de confiança Richard S. Castellano (Peter Clemenza), Abe Vigoda (Salvatore Tessio) e Lenny Montana (Luca Brasi).

A preparação para a reunião se inicia com Tom Hagen explicando à Don Corleone os pros e contras de começar a negociar drogas ilícitas. Segundo Tom, as drogas são o negócio do futuro e não aceitar entrar nesse ramo pode colocar em risco todo o império Corleone, pois se as outras famílias da mafia começarem nesse ramo e os Corleone não, eles ficarão enfraquecidos com o passar do tempo, pois os simples negócios de cassino e prostituição não serão mais a grande fatia do mercado.

Don Corleone parte para a reunião ainda sem uma decisão definida. Na reunião Sollozo oferece a Don Corleone uma fatia do mercado de drogas, oferecendo 30% dos lucros, que no primeiro ano já seriam de cerca de 3 milhões de dólares, em troca de um investimento inicial de 1 milhão de dólares e dos contatos de Don Corleone na polícia e na política.

Ao analisar, Don Corleone decide não se envolver no ramo de drogas, e declina da oferta, por não considerar um ramo seguro e por achar que poderia perder todos os contatos que possui na polícia e na política, por se tartar de um ramo inescrupuloso.

  1. Classificação das partes envolvidas (atores da negociação)

Considerações finais

Referências bibliográficas

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (111.5 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com