TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Individual Negociação e Administração de Conflitos

Por:   •  10/8/2022  •  Trabalho acadêmico  •  979 Palavras (4 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 4

ATIVIDADE INDIVIDUAL

Matriz de análise

Disciplina: Negociação e Administração de Conflitos

Módulo:

Aluno: Haílla Vilacia de Carvalho

Turma: ONL021ZK-ENFLIBS05T1 - 299439/2021

Tarefa: Para a realização desta atividade, você irá selecionar um dos cinco filmes listados e analisar a dinâmica de negociação nele representada. Tome por base a teoria estudada ao longo do curso.

Introdução

O filme escolhido para análise de negociação e administração de conflitos é o poderoso chefão (1972), de Francis Ford Coppola, baseado no livro escrito por Mario Puzoque, estrelado por Al Pacino, Marlon Brando, Richard Castellano, James Caan, Sterling Hayden, Robert Duvall, John Marley, Diane Keaton e Richard Conte. O filme aborda a história de uma família mafiosa que depois da segunda guerra mundial, luta para estabelecer seu dominio nos Estados Unidos. Uma tentativa de assassinato deixa o chefão Vito Corleone incapacitado e força os filhos a assumir os negócios, dentre todos os acontecimentos ocorrem diversas negociações empresariais, financeiras e momentos de administração de conflitos vivenciados pelos personagens.

O filme é um clássico e sua saga possui três filmes, onde recebeu premiassões e indicação ao Oscar por dez vezes, venceu ainda nas categorias de Melhor Filme, Melhor Ator (Brando) e Melhor Roteiro Adaptado (Coppola e Puzo).

Deste modo, o objetivo desta atividade é analisar os processos de negociação e administração de conflitos abordadas pelo filme, ilustrando assim a característica de um bom negociador.  

Desenvolvimento – análise do processo de negociação representado no filme eleito

A cena escolhida para análise acontece aos (37min) e é o momento em que Don Vito Corleone (Marlon  Brando) recebe uma proposta de Virgil Sollozzo (Alfredo Lettieri) que lhe oferece uma parceria, onde 30% do dinheiro gerado pelo tráfico de heroína seria entregue a Don Vito e em contra partida o mesmo lhe daria apoio jurídico e político devido a sua influência já estabelecida no país.

Em seguida, após análise da oferta, Don Vito negou a parceria e disse que para ele não seria lucrativo ter seu nome e de sua família vinculado com o tráfico, o que poderia também causar situações inconvenientes com seus parceiros do judicicário e políticos.

  • identificação das fontes de poder, ferramentas e táticas;

O uso do poder de recompensa fica bem claro nessa cena, pois ali existiria a troca de dinheiro por influência política e jurídica, e utiliza a tática de falsa retirada. Logo no decorrer do filme nota se ainda o poder de coesão, devido a tentativa de homicídio para com Don Vito, poder de legitimidade referente ao uso do nome e poder da família e o poder do conhecimento, pois durante todo o filme podemos notar que todos os passos de Don Vito são calculados e estáveis devido ao seu amplo conhecimento financeiro e sociocultural.

  • avaliação das etapas da negociação;

Preliminar: Um momento de descontração ou quebra gelo da cena, onde ambos tomam um drinck e discutem ainda em família qual seria o benefício de uma possível parceria.

Abertura: Se dá quando Virgil Sollozzo vai direto ao ponto e pede dez milhões em dinheiro e  sua influência política, jurídica e sociocultural e em troca ele forneceria 30% do que fosse gerado pelo tráfico.

Exploração: Quando Don Vito pergunta qual seria o benefício de sua família nesse acordo, e Virgil informa ainda que em um ano o lucro dele será de 3 a 4 milhões de dólares e o valor irá subir com o tempo, esse momento é para que ambos joguem suas cartas façam com que o investimento seja interessante e o mais atrativo possível para obtenção de uma resposta positiva.

Encerramento: Acontece quando Don Vito, em um primeiro momento parece que vai aceitar a proposta, no entanto, ele diz que não aceita e partilha os motivos, que apesar de toda influência nesse processo ele poderá perder amigos, pois o negócio de tráfico é sujo e que não julga quem ganha a vida dessa forma, mas considera perigoso e então o agradece e o felicita pelo novo negócio.

  • descrição da comunicação verbal e não verbal;

A comunicação dos Negociadores se mostra de forma verbal e objetiva, a comunicação não verbal pode ser identificada através da expressão corporal e facil de ambos durante a negociação.

  • avaliação dos aspectos positivos da negociação observada e sugestão de melhorias;

A comunicação foi clara e objetiva, ambos obtinham todo o conhecimento necessário para analisar a proposta e Don Vito se reuniu com seus filhos previamente para discutirem e compartilharem informações a cerca do assunto que seria abordado, portanto houve uma preparação para uma melhor análise.

Em contrapartida, a centralização da decisão é algo que deveria ser melhorada, pois Don vito não aceitou a opnião do filho e depois o repreendeu pelo fato ocorrido.

  • estabelecimento de um paralelo com sua realidade profissional.

Na realidade profissional, existe o momento de brainstorming e compartilhamento de informações, mas a decisão deve ser tomada com comum acordo com os demais envolvidos. Dentro de uma negociação ambos devem estar preparados para expor o melhor da proposta e para defende la, se um estiver mais preparado que o outro, existe a possibilidade do acordo não ser fechado ou então de algum lado sair prejudicado.

Considerações finais

A análise de negociação sobre a cena escolhida do filme o poderoso chefão (1972), de Francis Ford Coppola foi bem estrururada, e podemos notar a postura e o nível de conhecimento e de decisão de Don Vito que se mostrou preocupado com a forma em que a sociedade seria afetada em segmento da sua decisão se fosse positiva relativa a proposta feita por Virgil Sollozzo.  No decorrer do filme Don Vito, após sofrer tentativa de homicídio e coação, foi obrigado a seder ao tráfico.

Contudo, podemos perceber que para uma negociação de sucesso, é necessário total conhecimento do assunto abordado, planejamento, comprometimento, persistência, credibilidade, ética, honestidade, escuta ativa,  e táticas para prender a atenção do interessado, trazer os pontos positivos e soluções para os negativos, saber negociar para que o resultado seja positivo para ambos os lados.

Referências bibliográficas

CASTRO, Marcela Souto, Negociação e Administração de Conflitos. FGV Educação Executiva, 2020.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (112.2 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com